terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Os Donos da Bola

Por certo que muitos se recordam desse programa cuidadosamente parido em 1993 para tentar debilitar e humilhar o Futebol Clube do Porto. Esse “aborto televisivo escandalosamente parcial”, tinha como pivô, o Jornalista David Borges, sendo responsável pelo programa o jornalista Jorge Schnitzer.

O programa foi suspenso,ao fim de algum tempo, pelo despudorado comportamento dos responsáveis do programa que, com uma aberrante parcialidade apoiavam a todo o custo televisivamente o Clube da Luz, descriminando e até humilhando o Norte e principalmente o FC Porto. Tão escandaloso se tornou que, não foi sequer nomeado no “Festival “ da própria SIC, com grande admiração e lamento, de muitos funcionários e convidados da Estação Televisiva, presentes no certame, de cor rubra naturalmente! Recordemos:
Festejou a SIC com pompa e circunstância o 15º aniversário fazendo eco das recordações do passado. Visionadas e recordadas muitas séries e programas, que tiveram fama e elevado “share” na história da estação televisiva, não cabendo, com alguma admiração, a referência a um dos mais célebres programas, apesar do seu elevado share; “Os Donos da Bola”!

Acredito eu, que por vergonha, o Dr. Pinto Balsemão, tenha dado ordem de não mencionar o tão reaccionário, soes, escabroso e acintoso programa, que semanalmente denegria, humilhava, maculando propositadamente, a imagem de um Clube Secular no caso o Futebol Clube do Porto.

Maliciosamente e a coberto de interesses inconfessáveis, foi usada pelo SLB, a estação de televisão SIC, para agitar a eterna rivalidade entre clubes! Os anos foram passando, o FCPorto, lá continuou a ganhar Campeonatos, (por causa da fruta, claro está), a representar condignamente o nosso Futebol Português, por toda a Europa (aqui sem fruta, mas pronto … Faz de conta que havia fruta também) e eis que, surge uma nova fornada de "OS DONOS DA BOLA", ao fim destes anos todos, por coincidência, contra e sempre o mesmo alvo o FC Porto!

Esta “fornada”, tem um predicado, não é transmitida para o publico em directo, (via TV) mas os “herdeiros” agitadores e mentores de então, deixaram raízes, pois os actuais continuam a ter o mesmo propósito, mais, tem guião dentro dos gabinetes da "Liga PFP", à boa maneira da máfia calabresa, sem luzes de ribalta, com óculos escuros e chapeús negros, sem directos televisionados, na penumbra do apadrinhamento do beija mão, pendendo as decisões unicamente num sentido de tendenciosos interesses desportivos, favorecendo despudoradamente quem mais lhes convém! Até hoje, estes gabinetes e salões taciturnos da Liga, continuam isentos de uma simples investigação do Ministério Publico, apesar do mau estar que, variadíssimas decisões bem encomendadas, tem vindo a gerar e a fermentar, num mau pronuncio de desigualdade de tratamento e num perigoso desequilíbrio de justiça entre a população adepta ao Futebol Nacional!

A "INJUSTIÇA", que se tem verificado no futebol da "1ª Liga", patrocinada fundamentalmente por quem deveria ter a responsabilidade e obrigação de ser exactamente o fiel e o garante de uma verdadeira "IMPARCIALIDADE" entre iguais, NÃO, tornou-se aos olhos de todos numa máquina mafiosa de “Justiça Parcial”, ao serviço de um só clube, em prejuízo dos restantes representados na Liga Portuguesa de Futebol Profissional!

Estes novos "DONOS DA BOLA" tem actuado em prejuízo de todos os clubes, à excepção de um! Todos os dias, somos confrontados com decisões infames, vergonhosas, ridículas destes vendidos mandantes, encapotados em justiceiros responsáveis pelo CD da Liga! Não há ninguém que ponha ordem no Convento? Dr.ª Maria José Morgado, a Sr.ª que, sempre foi tão exigente na isenção e na imparcialidade, permita-me que lhe pergunte: O que será necessário mais, para o M. Publico levantar um inquérito sobre tão aberrantes dualidades de critério de justiça, conferir, verificar, comprovar e ajuizar, sobre esta vergonhosa e despudorada infâmia, que a Comissão de Disciplina da Liga tem impunemente levado a efeito?

Não cheirará isto a "corrupção"? Pergunto e perguntar não ofende! Não será mais que evidente, o favorecimento descarado a um clube em detrimento de todos os outros? Não haverá motivo para se perguntar porquê? Pergunto pois perguntar não ofende! PORQUÊ ? Qual a razão de todos os jogadores adversários desse clube serem punidos com suspensões de actividade da sua profissão, enquanto os jogadores "apadrinhados do beija mão", são penalizados com coimas ridículas, por actos de agressões escandalosas praticadas em público em pleno jogo?

Não haverá Senhora Doutora, motivo para apreciar com isenção, a actuação destas maquiavélicas personagens de colarinho branco e gravata encarnada!?A convivência social, neste País, está a tomar proporções nunca vistas no futebol.Julgo, que será mais que altura, que alguém ponha cobro a esta pouca vergonha, pois como todos sabem, geralmente basta «uma gota de água, para entornar o copo» e o bom senso tem e deve prevalecer!

Já que o Senhor Secretário de Estado do Desporto, a quem a responsabilidade de promover alguma seriedade e acalmia não o faz, resguardando-se no seu gabinete, apesar de ter conhecimento e reconhecer até que, “ se está a jogar muito fora do relvado,” seria ou deveria ser, a primeira Personagem Responsável a tomar providencias que viesse a achar mais aconselháveis na tentativa de evitar um confronto sério, que se começa a adivinhar! Preocupado está, mas é com o Campeonato do Mundo na África do Sul. Isso é que o preocupa! O Senhor Secretário de Estado da Juventude e Desporto, obrigatoriamente terá de saber, nas funções do seu desempenho que, o Desporto é altamente emotivo e inflamável, movimenta adeptos de todos os cantos do País, de todas as cores e de todas as camadas sociais, uns mais pacatos e civilizados, outros mais violentos e desordeiros.

Temo que, por este andar, se nada se fizer, esta situação de impunidade venha a acabar mal! Já não é só o FCPorto a lamentar a prepotência da CD da Liga, são “todos” os clubes a jogar na Liga Sagres, que tem razão de queixa! Aliás basta que todos tenham que jogar entre si com o clube privilegiado! Não acham estranho, Senhor Secretário e Dr.ª Maria José Morgado, que este mal-estar desportivo continue a fermentar sem nada se fazer? Espero francamente estar redondamente enganado, mas a verdade é que estou muito céptico, sobre o que por aí poderá vir a acontecer, se nada se fizer rapidamente! Haja bom senso, que bem é preciso!

Este que vos estima

1 comentário:

Pedro Silva disse...

Para que todos possam ler, deixo aqui um excelente mail que o nosso amigo Tavares me enviou:

O campeão dos Túneis

Diário Económico
8-2-2010
O génio criativo do nosso país ofereceu um novo desporto à Europa e ao mundo: o “tunebol”. Explico. Quando as duas equipas de futebol se encontram nos túneis que ligam os balneários ao relvado, após provocações de figuras contratadas para o efeito, inicia-se uma cena de pancada entre os jogadores.

O vencedor será aquele que não reagir e que, portanto, mais pontapés e murros levar. Convém lembrar que o "tunebol" está limitado aos clubes que lutam pelo título nacional. Ou seja, quem chegar a Dezembro/Janeiro em condições de ser campeão, participa no "mini-torneio" de "tunebol", para se clarificarem posições para a segunda metade da época. O campeão do "tunebol" ficará numa óptima situação para ganhar a liga.

De acordo com o seu estatuto de clube com mais títulos em Portugal, este ano o campeão do "tunebol" foi o Benfica. E não julguem que foi fácil. Exigiu muito trabalho e uma fina psicologia por parte de Jorge Jesus. Foi necessário repetir vezes sem conta, desde o início da época, aos seus jogadores: "se levarem um murro, dão a outra face para levarem um estalo". Imaginam o que deverá ter custado aos seus jogadores ouvirem, "se o Sapunaru te der um pontapé, vira a outra nádega para o Hulk te dar outro"; ou "se o Mossoró te der um estalo, dás a outra face para o Vandinho te dar um murro". E resultou.

Os jogadores do Benfica tornaram-se um exemplo de boa educação, de auto-controlo e de pacifismo. São já um exemplo para toda a Europa. Houve mesmo um jornal inglês que afirmou: a "Inglaterra deu o ‘greenpeace' ao mundo; e o Benfica deu o ‘redpeace'".

Contaram-me que nas paredes do balneário, há cartazes do Dalai Lama por todo o lado. O presidente do Benfica estará a pensar convidá-lo para assistir ao jogo do título, para o apresentar como a grande inspiração da "nação pacifista". Já há mesmo quem diga que a única maneira do Sá Pinto e do Bruno Alves se emendarem é através de um estágio na Luz.

Mas o "tunebol" não se fica pelos provocadores e pelos jogadores; exige igualmente membros na Liga de Futebol com "olho de falcão", como se costuma dizer no nosso país. Pensam que é fácil olhar, através de gravações, para um molho de dez jogadores e vinte braços e perceber que foi o Hulk ou o Vandinho os únicos a agredirem. Experimentem ver as imagens e vejam se é fácil. Por fim, não há datas para terminar o mini-campeonato do "tunebol". Se um dos olhos de falcão voltar às imagens daqui a três meses e perceber que afinal o Helton, ou o Hugo Viana também agrediram, far-se-á então justiça. Nunca é tarde para punir quem bate. "Glorioso, glorioso, nos túneis és poderoso"; eis o novo grito das claques benfiquistas.

Por: João Marques de Almeida, Professor Universitário

Saudações Portistas!!!