quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Pronto... O FC Porto chegou á Final daTaça dos Treinos

Os Dragões venceram em casa a Académica por 1-0, com um grande golo de Mariano González aos 81 minutos, que ditou a primeira qualificação do FC Porto para a final da Taça da Liga. Num jogo em que mais uma vez a Académica dificultou muito a tarefa dos TetraCampeões Nacionais, exibindo-se de uma forma segura a defender e corajosa a atacar. As entradas de Varela e Ruben Micael foram o catalisador que os Azuis e Brancos precisaram para vencer os Estudantes.

Nos minutos iniciais da partida a Académica dividiu o domínio do jogo com os Portistas, mostrando-se segura nas tarefas defensivas e acutilante na saída para o ataque. O FC Porto chegou a introduzir a bola na baliza de Ricardo, mas o golo de cabeça de Bruno Alves após uma bola parada foi invalidado pelo fiscal de linha de Pedro Proença, que assinalou mal fora-de-jogo. Estavam decorridos 16 minutos, e apesar do susto a Académica continuou a não baixar a qualidade de jogo, procurando levar o jogo para zonas mais longa da sua baliza.

As oportunidades de golos escasseavam, e o FC Porto voltou a sentir muitas dificuldades frente a uma formação que já por duas vezes esta temporada havia encontrado forma de deter os Dragões. O guarda-redes Ricardo teve mesmo uma primeira parte mais tranquila do que Nuno, que por algumas vezes viu a bola rematada de zonas perigosas e foi obrigado a mais intervenções.

O nulo ao intervalo era justo e reflectia a ausência de ocasiões de golo, com o FC Porto a apresentar um rendimento sofrível perante uma Académica que dava indicações de poder fazer uma surpresa no Dragão, assinando uma primeira parte de bom nível.

Apesar de uma entrada mais forte dos Azuis e Brancos no início do segundo tempo, o certo é que a Académica não se intimidou e criou duas grandes oportunidades para inaugurar o marcador. Primeiro foi Berger a falhar uma emenda dentro da área, fazendo a bola passar a escassos centímetros da baliza de Nuno, e depois foi a vez de Vouho que dentro da pequena área rematou para a defesa de Nuno. A resposta surgiu pelo recém entrado Varela, que com um remate à entrada da área obrigou Ricardo à intervenção mais difícil até ao momento.

Face às dificuldades sentidas pela sua equipa, Jesualdo Ferreira voltou a mexer no onze e fez entrar Ruben Micael para o lugar de Diego Valeri, e poucos momentos depois Orlando Sá teve nos pés o primeiro golo do jogo a passe de Miguel Lopes, mas Ricardo evitou o tento adversário com uma defesa segura. O equilíbrio continuava porém a ser a nota dominante, e foi mesmo num lance de inspiração individual que o jogo acabou por ser decidido. Aos 81 minutos, a passe de Ruben Micael, Mariano Gonzalez desferiu um portentoso remate ao angulo superior direito da baliza de Ricardo, fazendo o 1-0 e colocando a sua equipa muito perto de um lugar na final da Carlsberg Cup.

Apesar dos esforços finais da Briosa, que dignificaram em muito esta vitória portista, o resultado manteve-se inalterado o que significa que a 20 de Março no Estádio do Algarve o título da competição será decidido num clássico sempre emocionante entre FC Porto e Benfica.

Melhor em Campo: Mariano Gonzalez

3 comentários:

O Faroleiro disse...

O Tommy também fez um grande jogo, detestei pura e simplesmente o Sá, é manco todos os dias...

O Miguel Lopes e o Valeri também são muito fraquinhos...

E jogar sem Micael é para esquecer !

Pedro Silva disse...

Caro amigo Bicho, são mancos e toscos mas lá chegaram á Final desta Taça de Treta.

O Tomás Costa ainda tem de mostrar muito mais para que eu o considere uma alternativa para o Meio campo Portista. Para já parece estar no bom caminho.

No que toca a Orlando Sá, penso que estamos a ser muito injustos com alguém que teve uma grave lesão devido aos "maravilhosos métodos de treino" do Papa Pastilhas que está no Benfica. Tenhamos calma com o rapaz senão podemos estar a criar um Postiga 2.

No que toca a Miguel Lopes, este tambén veio lesionado e teve um período de recuperação longo. Não é um Fucile, mas a meu ver tem tudo para ser um Paulo Ferreira se jogar com mais regularidade.

Valeri é que não dá para perceber como é que o FC Porto foi buscar um Jogador que teve uma lesão gravissima. Esteve parado um ano!!! È por empréstimo bem sei, mas quanto não estará o Dragão a gastar em ordenado com este Peso Morto? E nem me atrevo a falar de Predigrer...

Grande abraço e saudações Portistas!!!

Dragaopentacampeao disse...

Considero que o FC Porto acabou por ser feliz, tendo em conta naturalmente, o facto de mais uma vez, ter lutado não só contra um valoroso e aguerrido adversário, mas também contra as arbitrariedades da equipa da Apaf.

O jogo teve duas fases distintas, a antes de Rúben e a depois de Ruben.

Na primeira fase poucas foram as exibições positivas, depois quase todos cresceram.

Até o Mariano, jogador que decididamente não me cai no goto, explodiu e marcou um belíssimo golo.

Acho que o segredo está na braçadeira! Já havia sido assim no jogo da Taça de Portugal, onde também fez um golo portentoso.

Ontem quando recebeu a braçadeira de capitão, transformou-se num jogador de futebol!

Sr. Professor, que Mariano seja sempre o capitão!

Um abraço