sexta-feira, 12 de março de 2010

O PEC do FCP

Há uns anos para cá, o nosso PEC (Plano Especial de Crescimento) tem sido conseguido através de excelentes participações na Champions que, além de proporcionaram elevadas receitas são, como é conhecido, uma excelente montra para colocar jogadores. Este ano, melhor dizendo, na época 2009/2010, devido à nossa fraca prestação desportiva, apenas devemos participar na Uefa League. Vamos então analisar o que está em jogo utilizando um instrumento sobre o qual falámos no dia 3 de Março (ver Arquivo do Mística) numa crónica intitulada “UM BALANÇO QUE FALA POR SI”.

Estamos a falar do ORÇAMENTO da SAD que não é mais do que uma previsão onde, duma forma necessariamente sintética, se coloca a nossa expectativa para os PROVEITOS e os CUSTOS da Sociedade. Vamos primeiro ver os PROVEITOS mais relevantes. Temos: Bilheteira, Receitas das TV’s, Publicidade e, como PROVEITOS EXTRAORDINÁRIOS, a Merchandising (actividades comerciais), os Ganhos na participação das competições europeias, e Transferências de jogadores. Nos CUSTOS devemos considerar essencialmente, os FSE (Fornecimentos e Serviços Externos), Custos com os jogadores, e as Amortizações.

Como é que umas Contas “mexem” com as outras? É fácil. Se, como nos tem acontecido este ano, a prestação desportiva não é a melhor, logo se reduzem as Receitas de Bilheteira, o Investimento em Publicidade que os nossos patrocinadores fazem em nós, as Actividades, por exemplo da Porto Comercial ou da Porto Estádio, sendo a mais relevante a “despromoção” para a Europa League em troca com as excelentes receitas da Champions. Tem então os nossos Administradores que reduzir significativamente os CUSTOS para que as contas fiquem equilibradas como até aqui. Vamos ver então, onde podemos “cortar”. Naturalmente salta aos nossos olhos que uma das verbas mais importantes que “pesa” nos Custos, é a que se refere às aquisições que, por arrasto, fazem subir a conta Salários com o pessoal e, por via indirecta, as “comissões” aos Agentes e empresários dos jogadores. Outra das particularidades da nossa SAD, é a existência dum elevado número de atletas emprestados e/ou cedidos por meia dúzia de euros a outros clubes. Estão neste caso, cerca de 25 jogadores dos quais, terminam contrato em 2010, 5; em 2011, 8; em 2012, 9; e em 2013, 3.

Então parece fácil. A solução está em NÃO comprar jogadores e “despachar” os que não são utilizados mesmo que, para tal, seja necessário negociar rescisões amigáveis. Pois é, dizem os meus amigos, e depois? “Depois”, como temos gente que percebe disto no Clube e na SAD, é juntar esforços e começar a trabalhar já. Para terminar reparei que me esqueci dum “pormenor. Este tal “grupo de trabalho” também tem que pensar num treinador. De preferência “que não invente” e que não tenha “filhos e enteados”. Estou certo que o nosso presidente acabará o seu ciclo com “mais uma alegria, mais uma vitória”

Por fim a minha homenagem a todos aqueles que contribuíram para o nosso mau ano desportivo.

6 comentários:

Jorge disse...

tenho algum receio que as mudanças que são necessárias venham a trazer jogadores a mais de qualidade a menos. espero estar enganado...

boa análise, como de costume!

Jorge
Porta19

Pedro Silva disse...

Boa analise de quem percebe e sabe do que escreve, como é o caso do José Lima.

Mostra que o tal "Monstro" que a "Jornalada" e os adeptos maldosos do Benfica andavam a criar com a não ida do FC Porto à Champions da próxima temporada, não passa de uma simples ilusão para manterem os seus egos e vendas bem elevadas.

Jorge, não creio que isto vá acontecer.

Também depende do Sucessor de Jesualdo que terá uma herança diabólica.

Mas o passado mostra que depois de uma Crise o Dragão, geralmente, acerta nas Contratações e não entra em loucuras.

Grande abraço e saudações Portistas!!!

Manifcp disse...

Amigo Lima, tenho saudades dos tempos em que o Presidente Pinto da Costa, mandava sozinho...
As modernices das SADs....É muita cabeça pensante, muitos euros...
Vamos todos acreditar, que a próxima época, está a ser planeada da melhor forma possível.
É preciso uma boa vassourada, em metade daquela equipa...E não estou a falar só no futebol. Limpem também o camarote presidencial, por favor!!!!!!!!!!

JOSE LIMA disse...

Pois é minha amiga, mas sabe, hoje são as "jovencitas". Não se lembra da canção do outro lá,lá,lá ... "o sonho comanda a vida..." lá,lá,lá.
Isto anda tudo trocado. veja lá que ainda hoje me disseram que eu "não percebo nada de futebol" só porque eu disse que o André Coelho devia ter jogado na baliza. Então ele não é o guarda-redes nº3? Estava tanto lá atrás...
Ah!Ah!Ah! Abraço

JOSE LIMA disse...

Ok Manif mas está a referir-se à "jovencita" ou é mesmo para o Pintinho desamparar a loja?
Desculpe se faço a pergunta mas, como a minha amiga sabe, eu não percebo nada de nada. Nem de Informática, nem de Contabilidade e, imagine, hoje disseram-me que também não percebo nada de Futebol! Eu só vim ver passar os ciclistas, não me levem a mal...
Ah!Ah!Ah! Estou a brincar como sempre.
Há um patarata do Futebolar que julga que eu não sei o que significa o anagrama PEC.!?!
O imbecíl "corrigiu-me, Ah!Ah!Ah!
Abraço

Manifcp disse...

Lima essa sua amiga é uma invejosa, não suporta ver os amigos brilharem Eh Eh Eh...
Não estou a referir-me obviamente ao Presidente,mas a muitos e muitas que o rodeiam !!!!!!!!!
Saia da janela Lima, tenho cá um palpite, que logo vamos vê-los passar novamente....