Agora é chegada a altura de se pensar num Novo Treinador e de se trazer Sangue Novo para a equipa juntamente com ideias novas que saibam aproveitar ao máximo toda a capacidade dos Jogadores que o Dragão tem nas suas fileiras. Se perguntarmos aos Portistas quem acham que vai ser o Novo Treinador do FC Porto, a resposta é quase unânime: Paulo Bento.
Confesso que quando coloco esta questão aos meus amigos Dragões, sinto um tremendo arrepio na espinha… “Paulo Bento? Mas a que propósito?”, pergunto eu. E a resposta é quase sempre a mesma, ou seja: “A SAD Portista e o seu Presidente como tem um gozo danado em chatear os Rivais de Lisboa, dão preferência a Treinadores que não tiveram sucesso em Lisboa ou que tiveram um sucesso relativo, e como o PB está desempregado… Uma coisa leva á outra.”
Realmente é um facto que Pinto da Costa tem um especial prazer em contratar Jogadores e Treinadores que no Benfica foram uma nódoa ou que foram polémicos e muito criticados no Sporting, mas esta maneira de fazer as coisas já tiveram um custo muito elevado, pois foi nesta linha de pensamento que Octávio Machado veio parar ao Dragão e fez das piores épocas de sempre e o Plantel Portista ficou completamente desorganizado e carregado de Jogadores de péssima qualidade.
Com Paulo Bento o Pesadelo de Octávio vai-se repetir e desta vez não há aquela margem de erro que houve em 2002/2003. E não é preciso sermos Videntes para percebermos que Paulo Bento vai fazer muito mal ao Futebol Clube do Porto, que neste momento precisa de um Treinador que aproveite ao máximo os Jovens Talentos que o FC Porto emprestou e que estão a brilhar na Liga Sagres e que dê estabilidade ao Plantel.
PB é exactamente o oposto de tudo isto, e basta ver a bruta de confusão que este arranjou no Sporting e a quantidade de grandes Jogadores que este mandou embora só porque simplesmente não lhe agradava… E ainda temos de ver que Paulo Bento contenta-se com um 2º Lugar e umas Taças de Portugal e não evolui os Jogadores. Miguel Veloso e Moutinho, por exemplo, com Carvalhal estão a jogar muito melhor e a ser mais bem aproveitados do que na era Paulo Bento.
Quer-me parecer que os Adeptos do meu Clube tem a mania que basta um Treinador ser e agir como um “Troglodita” para poder ser o Treinador que todos querem á frente do Plantel. Mas este pensamento, para além de ser ridículo, está completamente errado e não vai de encontro ao grau de exigência que queremos para o nosso Porto.
O que o Futebol Clube do Porto precisa é de um Treinador que contrarie por completo a imagem de Cobarde que Jesualdo implantou no Clube durante este tempo em que esteve á frente do Clube. O próximo Treinador do FC Porto precisa de ser dinâmico o suficiente para adaptar a Táctica aos Jogadores e não ao contrário, precisa de saber lidar com a vertente psicológica dos Atletas para retirar destes o máximo rendimento e, sobretudo, não pode ser um pessoa que embirre com os Jogadores como fazem Jesualdo e Paulo Bento.
E os Adeptos do FC Porto tem de mudar esta maneira saloia de ver as coisas… È que seguindo esta linha de pensamento, o próximo Treinador poderia muito bem ser Quique Flores… Mas este como não fala nem tem atitudes á Neandertal não serve para ser Treinador do Dragão.
6 comentários:
Paulo Bento, Carlos Carvalhal, Domingos, Jorge Costa, todos já compraram casa no Porto. Vamos ter calma, tenho a certeza que quem decide, vai fazer o melhor. De uma coisa gostei, o Presidente disse que precisamos de sangue novo ( jogadores). Aí é que não têm margem de erro, já lá temos um contentor para despachar. Quanto ao treinador, sinceramente, não sei ainda quem queria, mas sei quem não quero, o Carvalhal.
Caro The_Blue_One,
Gostei de ler a tua opinião mas creio que o essencial ficou de fora: quem é a tua preferência e porquê?
Eu pessoalmente viria como interessante a possibilidade de Paulo Bento vir para o Porto. Porquê? Porque é um homem "à Porto". Ele pode não ser o Mestre das Tácticas e do futebol ofensivo... até porque esse mora na Luz; pode não ter o charme do Quique Flores ou a ousadia do Adriaanse. Mas é um treinador com ideias próprias que fez muito no Sporting. Nunca preferiu o segundo lugar ao primeiro... apenas nunca teve a mão-de-obra para sonhar que fosse possível. Mas também não nos esquecemos do primeiro ano do Jesualdo que na última jornada também já estava a perder o campeonato para o Paulo Bento (o jogo frente ao Aves no Dragão em que o Porto começou a sofrer...).
Claro que podemos dizer que queimou dois ou três jogadores... mas qual o treinador que já não o fez? Stojkovic deu lugar ao futuro guarda-redes da Selecção; Moutinho, exceptuando o início desta época foi sempre um bom jogador; o Miguel Veloso não foi queimado - apenas não quis dar uma hipótese a um lugar que o Paulo Bento lhe tinha reservado.
Claro que podemos pensar que o 4-4-2 losango está a caminho... mas talvez o Paulo Bento tenha outras ideias.
Uma coisa é certa... quando o Pinto da Costa fala em sangue novo não sabemos se estamos a falar na promoção de jovens ou na importação de mais um grupo de sul-americanos. E creio que se assim for, independentemente do treinador, não pode haver milagres... até porquê não haverá Luchos e Lisandros todos os dias.
Eu realmente não sei quem é que virá para o Dragão. Com as exibições frente ao Belenenses e Marítimo ainda dá na tola ao Presidente ficar com o Jesualdo. Creio que ainda é cedo e arriscado apostar nos jovens Domingos e Jorge Costa (como adjunto, claro). Mas se assim não for...talvez vão ter a Alvalade primeiro. E Villas-Boas, como já disse e por acaso falaram disso ontem na TV, anda a perder mais do que ganha.
Portanto, vamos ver. Talvez venha o Peseiro ou o Queiroz :)
Paulo Bento unânime?De certeza?Não me parece nada...
Acho que Domingos é o preferido da grande maioria...
Mani, eu tenho toda a calma do Mundo, mas por vezes quem comenda a nau Portista tem assim umas decisões que metem MEDO. E se vier o Paulo Bento não sei onde vai parar este Porto... Será a maior das desgraças com um Treinador que de futebol não percebe nada e de tranquilidade percebe muito.
Vamos aguardar.
Samuel, eu não disse qual é o meu treinador porque já o disse noutros sítios onde escrevo. No Blog Negócios do Futebol já afirmei que o meu Treinador para a próxima Temporada é Vilas Boas.
E pouco me interessa o que fiz o Rui Santos que o que quer é protagonismo. este tambem tinha dito que o Mourinho não prestava para nada e agora já o acha o maior do Mundo.
Desculpa discordar de ti, mas o PB no Sporting foi uma nulidade que arranjou problemas com toda a gente até o terem posto na Rua. Tal como Octávio no sua passagem por Alvalade.
Fica a pergunta: O que é um Treinador à Porto? É um bronco como o PB? Ou é um Treinador como o Mourinho, Domingos, Jorge Costa e outros?
Para mim é a segunda opção.
Caro Orgulho Azul e Branco, mas que Deus o ouça!!! Se não vier o Vilas Boas que venha o Domingos que tem mais do que provas dadas e tem pulso nas Direcções.
Saudações Portistas para todos!!!
Eu sinceramente não percebo de onde vem tanta euforia pelo André Villas-Boas.
Que fez ele por merecer tanto a vossa confiança? Trabalhou com o Mourinho vários anos e por isso será o próximo Mourinho?
Com o último comunicado do Sporting a afirmar que este não será treinador dos leões, abre-se essa possibilidade. Mas sinceramente, não vejo porque razão devemos estar tão optimistas.
The_Blue_One, todos as nossas opiniões são validas mas eu mantenho a minha. O PB fez no Sporting muito mais do que outro qualquer tinha feito nos últimos anos. Levou o Sporting sempre à Champions, inclusive - e pela primeira vez - aos 8ºs. Fez de uma equipa que só tinha juventude uma equipa que sonhava lutar contra o Porto, colocando para terceiro plano o Benfica. Portanto, se estamos a defender o trabalho dele como uma nulidade só porque queimou um ou outro jogador... não posso concordar contigo.
Para mim, um treinador à Porto é um que jogue sempre para ganhar. E acho que o Paulo Bento nunca jogou para perder. Aliás, fazemos as contas e o Paulo Bento ganhou à custa do Porto mais do que uma Taça.
Não estou a querer dizer que ele é o meu preferido. Se calhar neste momento prefiro um estrangeiro.
Mas com o tempo as coisas vão-se esclarecendo.
Agora perdõe-me, mas o Villas-Boas não mostrou nada que me faça crer que seja um treinador melhor do que o Jesualdo, o Carvalhal ou outros.
Se vier, terá todo o meu apoio... mas até lá, fico com as minhas reservas.
Há muito que sigo este blog e gosto muito do que nele é escrito.
Criei um há pouco tempo. http://turma-azul-branca.blogspot.com/
Espero que, se tiver disponibilidade, passe por lá.
Obrigado e continuação de bom trabalho!
Enviar um comentário