quarta-feira, 19 de maio de 2010

Um Silêncio Comprometedor!

Acabou a época futebolística e com o cair do pano no domingo passado o último troféu foi disputado em terras Lusas. O Desportivo de Chaves e o FC Porto, defrontaram-se no estádio do Jamor tendo sida arrecadada a 15ª Taça de Portugal para a história do FCP. Fechou-se, não com chave de ouro, pois o jogo até nem foi grande coisa, mas terminou esta época, tão venturosa em acontecimentos estranhos ao futebol. Fechou-se à "PEDRADA"! É verdade caros leitores, no regresso da Festa da Taça, adeptos do FC Porto e do D. Chaves foram presenteados por uma chuva de pedras arremessadas de um viaduto perto do Estádio da Luz. No Viaduto podia-se ler que, "o SLB não tem medo"!

Desta vez não havia shot-guns dos diligentes agentes policiais, a atirarem contra estes "Beatos Lisbonários", que se consolaram de partir vidros de viaturas e não só, pois tudo que lhes cheirasse a NORTE, estaria sujeito à pedrada!

Ao abrir a imprensa de 2ª feira, deparo-me com a falta e o “comprometido silêncio” da divulgação noticiosa, sobre este inqualificável comportamento em Lisboa! Francamente não fiquei muito surpreso, pois todos nós sabemos que para os parciais "medias" a “bandidagem” só existe no Norte, fiquei isso sim, revoltado por mais uma vez ser confrontado com a dualidade redactorial e noticiosa incompreensível, que a imprensa portuguesa vai dando relevo, consoante o caso é de uma cor, ou é de outra cor.

Como sempre, para não fugir à regra, houve uma excepção o "JN", divulgou a notícia com fotos inclusive. Os restantes jornais, nem sequer abordam o acontecimento ao arrepio do que haviam divulgado, aquando a vinda do SL Benfica ao FC Porto e seus pretensos desacatos. Perfeita, normal e mais uma vez a descarada parcialidade dos meios de Informação escrita, pois a visionada deu sucintamente reportagem do acontecido! Por isso mesmo, aqui na Blogosfera a minha denúncia e a minha revolta, para quem a quiser ler, já que quem o deveria fazer, cobardemente silenciou-se. Vejamos então:

A HIPOCRISIA ENCARNADA: O Sport Lisboa Benfica em comunicados hipocritamente concebidos veio tentar deitar água na fervura quando umas horas antes, foi confrontado com a mais inacreditável e desaforada declaração na Benfica TV (órgão da responsabilidade exclusiva do SL Benfica), apelando a uma intifada entre claques no caso concreto das claques não legalizadas do Benfica, contra os adeptos e claques do FC Porto e seguidamente, não satisfeitos transmitiram uma notícia falsa, sobre a morte de um adepto encarnado em vésperas da deslocação do FC Porto, ao Estádio de Oeiras.

Será altura de dizer BASTA. Basta, de hipocrisia da Instituição S L Benfica e sua Direcção, sempre a primeira e única responsável sobre estes inexplicáveis e subtis acontecimentos. Basta, pela inacreditável parcialidade da Imprensa escrita falada e televisionada que, se encontra escandalosamente e sem rebuço, ao serviço das cores encarnadas. Basta, para quem tem responsabilidade pela ordem pública nada fazer, assobiando para o lado como se nada se estivesse a passar de grave, no mundo do Futebol! Basta, a perigosa e inexplicável omissão, sobre a arruaceira e desordeira postura da Benfica TV verificada até agora, pela Secretaria de Estado da Juventude e Desporto ou por quem de direito. Basta, pelo incompreensível e embaraçado silêncio, da Federação Portuguesa de Futebol e da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, sobre esta matéria. Basta sermos, gente fora da grande Lisboa, tratados dentro do nosso País, como cidadãos de 2ª categoria.

Quando vários factos graves, por todos conhecidos, obrigam à divulgação de Comunicados por parte do FC Porto SAD, sobre esta estação privada (Benfica TV), seria normal em qualquer País civilizado, que com a devida imparcialidade da lei, fosse imediatamente passível por quem terá responsabilidade oficial e investigação judicial. No nosso País, isso é muito complicado, pois quem tem por obrigação e dever, impor a ordem, cada vez mais me convenço, que vai actuando paralelamente à opinião dos “medias” que se referem ou não, a determinadas atitudes, ficando a decisão final de e para actuar, conforme o eco provocado pelo facto, a nível nacional. Vamos a factos:

O Relações Publicas do S.L Benfica, Sr. João Gabriel, mostrou em conferência de Imprensa uma bola de golfe, que teria sido projectada para o relvado aquando o jogo Porto - Benfica, afirmando que foram…… "CENTENAS" dessas bolas, atiradas para o campo.

1 - Pergunto onde estão as bolas? No Delegado da Liga ao jogo, no Chefe da PSP de serviço ao Estádio, no comando dos Bombeiros, ou no chefe dos Stewards? Continua o País a aguardar, por uma confirmação de tão profusa chuva de bolas de golfe, (centenas), maldosamente denunciada com uma provocação sibilina, em conferência de imprensa pelo conhecido mensageiro do S L Benfica. Neste momento e até agora vi “uma bola” tirada do bolso deste cavalheiro, Sr. Gabriel, aquando a dita conferência! As outras onde estão?

2 - Sobre a patranha dos vidros partidos nem comento, pois já foi mais que demonstrada a tentativa de colar adeptos do Porto, (com a colaboração da SIC), à “destruição” das vidraças do Autocarro do Benfica. Mas porque não recordar?

- O escandaloso caso da PSP, não autorizar a entrada na Capital de cidadãos adeptos do FC Porto, muitos com "ingressos pagos", obrigando os autocarros onde se faziam deslocar a regressar ao Porto, alegando falta de segurança… Foi a mais inacreditável prepotência com adeptos desportivos, por mim registado, no pós ditadura! Por incrível que pareça, esta situação passou-se exactamente no dia 25 de Abril de 2008, dia da Liberdade para alguns, que nem todos os Portugueses! Entretanto;

Será altura e até necessário, recordar o que alguns vândalos da Capital, ligados aos adeptos encarnados, nos últimos anos têm tido o cuidado de presentear o FC Porto e seus acompanhantes, aquando das suas deslocações a Lisboa.

- Jesualdo Ferreira no Campeonato 2008-2009 no Estádio da Luz, teve uma enorme dificuldade de regressar aos balneários no fim do jogo, tendo inclusive que se abrigar no banco técnico e de suplentes, devido à profusão de objectos atirados da bancada encarnada em sua direcção. Conseguiu de lá sair, com a protecção policial!

- Um jogador da equipa de Hóquei em Patins, foi ainda dentro das instalações da responsabilidade do SL Benfica, ao entrar para o autocarro do FC Porto, violentamente e barbaramente agredido, com um taco de basebol. Tal agressão colocou o jogador Filipe Santos em coma, entre a vida e a morte, tendo ficado impossibilitado de jogar por vários meses!

- Mais inacreditável é, esta notícia muito pouco divulgada, abafada, escondida sonegada, pela maioria dos meios de comunicação: "Policia ajuda NNBoys a atacar Super Dragões"

"Dia em que incendiaram autocarro acabou com agressões violentasNo dia em que incendiaram um autocarro dos adeptos do FC Porto, a 21 de Junho do ano passado, os No Name Boys tiveram uma ajuda preciosa para a violência que se seguiu. Foi um elemento dos Spoters, os agentes da PSP que têm precisamente por missão escoltar e proteger as claques visitantes, a dar os Super Dragões à morte. Hugo Caturna, perigoso membro dos No Name a ser alvo de escuta telefónica, acalma os amigos: um polícia já o informou de que iam “largar” os rivais. E a noite acabou com pontapés e garrafas partidas na cabeça das vítimas. O crime teve lugar em plena área de serviço à saída da ponte Vasco da Gama, depois de um jogo de hóquei em Lisboa – e os agressores dos No Name Boys, para conseguirem emboscar e espancar os rivais, terão tido informação da própria polícia. Caturna diz ao telefone, lê-se na Acusação do Ministério Público a que o CM teve acesso, que “um dos que o deteve [polícia] lhe disse que os iam ‘largar’ [S. Dragões] e que, por isso, iam andar por aí à deriva – referindo-se a informações de um Spoter [da PSP] que teria ligações com os arguidos [No Name Boys] e lhe teria fornecido informações sobre aspectos de acompanhamento de adeptos”. Compreende-se, apesar de não se admitir, que tal tenha acontecido após se ter conhecimento do seguinte:

A violência era "exercida igualmente contra agentes da Polícia que sabiam estar em serviço e contra terceiros, que circulavam na Via Pública e que eram abordados, agredidos e roubados de forma indiscriminada. [...] Os arguidos agiam sempre livre e conscientemente, sabendo que as suas condutas eram proibidas e punidas por Lei", Mais: "Ao colocarem tochas no interior do veículo, sabiam que originavam um incêndio relevante e que ao impedirem a abertura das portas da viatura em chamas - com um ocupante no seu interior - lhe causavam perigo para a vida», refere-se no documento. Uma viatura da Polícia acorreu ao local e «os agentes foram ameaçados por cerca de 100 elementos afectos ao Benfica, que arremessaram garrafas contra o automóvel e remeteram em direcção do carro um ‘very light’, com a clara intenção de o atingir". Pode-se ler esta e mais descrições no Despacho de Acusação do DIAP, contra estes adeptos encarnados.

No Jornal on-line, MaisFutebol, lia-se o seguinte:

"A antiga sede da claque No Name Boys, no Estádio da Luz, foi alvo esta madrugada de uma tentativa de incêndio. O fogo foi extinto e as autoridades chamadas ao local. Esta manhã, na Luz, a situação estava já em fase de rescaldo. Estiveram no local elementos da Polícia Judiciária (PJ) a recolher indícios e a analisar as câmaras de vigilância. O espaço em causa estava vazio, numa altura em que o Benfica não reconhece as claques do clube, que não procederam ao processo de legalização. De acordo com a PJ, contactada pelo Maisfutebol, os inspectores procedem a «diligências de investigação», motivo pelo qual não é possível avançar conclusões."
Como é possível o Presidente do Benfica desconhecer esta “SEDE” no Estádio da Luz, afirmando que, não reconhecer a claque? Ficaria aqui vários dias a escrever sobre esta matéria onde tudo o que é Benfiquista é Santificado, enquanto tudo o que é Portista é Diabolizado. BASTA!

- Basta sermos enxovalhados pela Imprensa, ao serviço dos interesses Lisbonários, que continuam a afrontar descaradamente os Portugueses do restante País.

- Basta, ser notícia de abertura de telejornal a vandalização, reprovável naturalmente, da casa do Benfica de Ermesinde, quando a mesma Televisão não menciona nem aborda a vandalização das casas do FC Porto em; Quarteira, Viana do Castelo, Coimbra, Bragança e nas Caldas Etc, Etc!

Estas casas apesar de terem sido igualmente vandalizadas, não têm direito a tratamento noticioso, deixando maldosamente este comportamento intolerável, somente aos diabolizados adeptos do FC Porto. BASTA destas notícias “Imparciais” dos media vendidos ao poder centralistas da Capital ! O motivo deste texto mais não é que um “grito de revolta” sobre a arbitrariedade de procedimentos que se tem verificado ao longo dos anos, numa escandalosa supremacia na divulgação escandalosa e parcial, dos órgãos de Comunicação Social, apoiando o Clube «Sport Lisboa Benfica», quando deveriam ser os primeiros a primar pela imparcialidade da informação.

Felizmente hoje há NET, hoje há lugar na Blogosfera onde se pode divulgar, criticar e denunciar estas tendenciosas actuações, camufladas e escondidas, do público em geral, pela imprensa tradicional, porque não convém, depois não vendem e ainda, porque estão sujeitos a ficarem à porta do Estádio da Luz, por lhes ser impossibilitada a entrada rotulando-os de “personas non gratas”! Para quando um tratamento igual e equilibrado sobre todos os clubes?

Jamais, poderemos esperar tal, pois as sedes destas organizações manipuladoras da opinião pública, encontram-se na Capital, bem junto ao poder e bem junto às pressões do S L Benfica! O SL Benfica é uma Instituição que dá muitos votos à Governação, seja ela qual for e como sabemos, a maioria dos políticos o que lhes interessa são votos. Bastará recordar o puxão de orelhas dado por Luís F Vieira, ao Sr. Joaquim Oliveira, sobre a locução menos “ emotiva, própria e conveniente”, na transmissão de um jogo de futebol com o SL Benfica na Sport TV! Resultado, na transmissão seguinte, os locutores de serviço na "SportTV" rivalizaram na parcialidade ridícula, dos papagaios da BENFICA TV!

Aqui fica o meu "GRITO DE REVOLTA" contra esta espantosa dualidade de tratamento noticioso a que ninguém põe cobro e largamente aplaudido naturalmente pela massa associativa encarnada! Espero que a nova Direcção do FC Porto, que acabou de tomar posse venha a providenciar, algo contra este vexatório tratamento que o clube e adeptos têm sido impunemente alvo desta campanha, de há anos a esta parte, agudizada este ano, pela euforia encarnada do vale tudo, reflexo da vitória de um Campeonato vergonhoso e falso!

Este que vos estima

1 comentário:

Penta disse...

nada mais a dizer quando está tudo lá.

só resta acrescentar que, se um facto não tem direito a honras televisivas, é porque nunca existiu - principalmente se for um facto que, de alguma forma, consiga denegrir a «gloriosa» imagem de um «certo e determinado» clube sediado na Capital do Império.

saudações PENTACAMPEÃS!