segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Mais uma Chapa 3

O FC Porto estreou-se em jogos oficiais no Estádio do Dragão com uma clara vitória por 3 x 0 sobre o recém-promovido Beira-Mar.

A equipa de André Villas-Boas, que continua sem contar com Hulk e Rodriguez, teve a primeira contrariedade do jogo logo aos dois minutos, altura em que Ukra teve de ser substituído devido a lesão.

Não começava bem o jogo para os Azuis e Brancos, que tinham de batalhar frente a um Beira-Mar que demonstrava estar no Estádio do Dragão para dificultar ao máximo a tarefa da formação da casa, ocupando bem os espaços e algo atrevida nas saídas para o ataque.

Os Dragões, ainda assim, tinham mais posse de bola e com naturalidade acabaram por inaugurar a contagem. Aliás, mesmo sem jogar de forma bonita e sem deslumbrar, a equipa fez uma exibição razoável e os golos apareceram em alturas cruciais de um jogo. Ora repare-se: o primeiro golo, por intermédio de Falcao, surgiu a meio da primeira-parte, aos 26 minutos, e o segundo foi mesmo na entrada para os 45, através de um livre exemplarmente cobrado por Belluschi.

Esses dois golos deitaram por terra qualquer tipo de reacção que o Beira-Mar tentasse ter, o que realmente apenas aconteceu com perigo por duas ocasiões e ambas por culpa do jovem Wilson Eduardo, uma na primeira parte e outra na etapa complementar.

No segundo tempo, o FC Porto limitou-se a gerir o jogo a seu bel-prazer, embora o futebol praticado fosse melhor que no primeiro, e, mais uma vez com naturalidade, Falcao bisou aos 80 minutos, não perdoando apenas com Rui Rego pela frente.

Até ao final ainda houve tempo para Fucile se estrear esta temporada e até para Fernando rematar por duas vezes à baliza, o que não é usual no Médio Brasileiro.

Ao quarto jogo oficial, o FC Porto continua sem sofrer qualquer golo e Falcao já apontou quatro tentos em igual número de partidas, ele que causou alguma preocupação nos adeptos por ter ficado em branco durante a pré-temporada.

Os comandados de André Villas-Boas dividem, agora, a liderança do Campeonato com o Nacional da Madeira, sendo as únicas formações que conquistaram todos os pontos que disputaram.

Melhor em Campo: Belluschi


17 comentários:

Anónimo disse...

1º parte excelente resultado, na 2º excelente exibição. Esta aposta dos 5 médios faz lembrar alguns jogos do tempo do Mourinho, como a final da champions com o Monaco, por exemplo.

Anónimo disse...

Fernando, Moutinho, Belushi, Rúben e Sousa formam um quinteto de luxo. Este porto em 4-5-1 é um regalo para a vista.

João Ricardo disse...

Cinco jogos em apenas 15 dias

O FC Porto dá amanhã o pontapé de saída no campeonato e começa também um preenchido ciclo de jogos que, provavelmente, obrigará Villas-Boas a pensar numa cuidada gestão do plantel. Além da Naval, os portistas jogam duas vezes com o Genk pelo acesso à fase de grupos da Liga Europa e enfrentam ainda Beira-Mar, no Dragão, e Rio Ave, fora. Tudo até ao fim do mês de Agosto.

in:ojogo

Ainda se lembram,desta noticia?
O Porto não podem entrar em loucuras...Abraços a todos.

Dragaopentacampeao disse...

Vitória esperada, mais complicada que o previsível, mas depois de uma segunda parte de domínio territorial, sem espinhas!

Mais um jogo sem Hulk superado. É verdade que a primeira parte não teve a qualidade desejável. Neste período sobressaíram as dificuldades contra as quais esta equipa vai lutando (pouca velocidade, falta de inspiração, pouca qualidade no domínio e colocação da bola, passes transviados e abébias na defesa). Valeram os golos que foram atenuando o descontentamento.

Já na segunda parte a equipa transfigurou-se e mostrou um pouco do futebol que se pretende. Mais rápida sobre a bola, mais confiante, mais ambiciosa, mais prática, mais demolidora, a equipa chegou a galvanizar.

Mas o futebol tem destas coisas. Se na primeira parte, sem que fizéssemos muito por isso, marcamos dois golos, na segunda, com tantas oportunidades criadas, apenas conseguimos um. Foi um festival de golos falhados!

Vitória justa e escassa, principalmente pelo nível da segunda parte.

Um abraço

Gaspar Lança disse...

1º jogo oficial no Dragão, e que jogo!
Muita coordenação, grandes combinações, grandes passos, poucos erros. Grande exibição da nossa equipa.
Grande golo de Belluschi, e Falcao mais uma vez a marcar!
Agora é trabalhar e vencer o Genk novamente, desta vez no Dragão!

Um abraço,
http://odragaozinho.blogspot.com

Deacon Blue disse...

com franqueza não apreciei o "bloqueio" da equipa na 1ª parte principalmente na construção de jogo a partir de/com inicio na defesa. muitas vezes fizeram passes directos para o ataque.
(uma critica para não dizerem que só falo bem da equipa... :)

2ª parte diferente, para melhor como vem acontecendo.

oscilações na defesa preocupantes para grandes jogos onde o grau de exigencia é maior (esta época poucos relativamente ao que estamos habituados...) mas espero que o defesa argentino que ai vem possa ajudar no que falta se bem que "altura" é coisa que não tem...

o potencial explosivo que a equipa tem do meio campo para a frente é algo de assinalavel.

quanto ao AVB, bom trabalho até agora, mas gostava de ver a equipa a fazer melhores primeiras partes.

Deacon Blue disse...

com franqueza não apreciei o "bloqueio" da equipa na 1ª parte principalmente na construção de jogo a partir de/com inicio na defesa. muitas vezes fizeram passes directos para o ataque.
(uma critica para não dizerem que só falo bem da equipa... :)

2ª parte diferente, para melhor como vem acontecendo.

oscilações na defesa preocupantes para grandes jogos onde o grau de exigencia é maior (esta época poucos relativamente ao que estamos habituados...) mas espero que o defesa argentino que ai vem possa ajudar no que falta se bem que "altura" é coisa que não tem...

o potencial explosivo que a equipa tem do meio campo para a frente é algo de assinalavel.

quanto ao AVB, bom trabalho até agora, mas gostava de ver a equipa a fazer melhores primeiras partes.

Pedro Silva disse...

Vou ser muito sincero, desde os tempos de Mourinho que eu não me sentava no meu Lugar Anual no Dragão a dizer a mim mesmo que o FC Porto ia ganhar este jogo.

Este Porto é um corte total com o anterior que era sempre fraco em casa e fora de portas.

Pelos vistos não fui só eu que reparei que o FC Porto parece um Camaleão Tacticamente. E ainda bem, porque é isto que me traz a tal tranquilidade e confiança.

Amigo Deacon, não seja injusto com a dupla Rolando/Maicon, e acredite que o tal Argentino virá para reforçar o banco.

cumprimentos a todos.

Anónimo disse...

The Blue One, concordo! O banco vai sair reforçado com o Maicon ou com o Rolando lá sentados ;)

Pedro Silva disse...

Anónimo, não percebo esta tua fixação com o Otamendi e este rebaixar da dupla Rolando/Maicon.

Vamos a nº e factos:

O nosso FC Porto fez até á data 4 jogos oficiais (entre eles contra o Benfica e o Líder da Liga Belga fora de casa), com a dupla de Centrais Rolando/Maicon e o saldo foi o de 9 golos marcados e 0 sofridos.

O facto é que na Argentina todos são uma maravilha. Até o Mariano e o Tomás Costa eram os maiores do Mundo na Liga Argentina.

Estar a colocar em xeque a actual dupla de Centrais é, a meu ver, estar a ser exagerado e injusto. Injusto pelos nº que te apresentei e exagerado porque o Otamendi tanto pode ser a "Sétima Maravilha do Mundo", como pode ser uma nulidade.

Por isto é que digo que o FC Porto contratou um reforço para o Banco. E bem que precisava dado que o Sereno não tem qualidade para jogar de Dragão ao peito.

Enquando alguém me apresentar um facto e nº contra a dupla Rolando/Maicon, eu estarei sempre do lado destes e contra o "endeusamento" do tal Otamandi.

Um abraço.

Anónimo disse...

The Blue One, o facto é que nenhum dos dois demonstrou ainda capacidade para ser o lider da defesa.

Ao longo dos anos o fcp formou grandes centrais, pq um dos elementos que compunha essa dupla era o patrão e facilitava o desenvolvimento do companheiro do sector. O Rolando está num processo de desenvolvimento mais avançado mas ainda revela alguma imaturidade. O Maicon pelo seu percurso é surreal pedir-lhe isso. Daí o porto ter necessitado de ir ao mercado.

O ideal teria sido a contratação de um central mais experiente, género Ricardo carvalho ou Moises. Mas sabemos que politica desportiva que o fcp tem seguido nos últimos anos é de projectar jogadores para rentabilizados financeiramente, e com jogadores como esses devido ah idade tal não seria possível.

Dado os condicionalismos que esta politica desportiva impõe na abordagem ao mercado, o Otamandi, que é sem sombra de duvidas o melhor central a jogar na argentina, tem o perfil ideal para se poder afirmar como o patrão da defesa. Em alternativa ao Otamandi tinhas apenas o Miranda, que é o central mais maduro do futebol brasileiro.

Volto a frisar para que fique claro. O porto quis um central feito pq não tinha nenhum no plantel. Se fosse para apostar num jovem para evoluir tínhamos ficado com o André pinto, ou então ia-mos buscar o Toloi ou o Mario Fernandes.

Anónimo disse...

Mais uma coisa e para que não fiquem duvidas. Nunca tentei rebaixar o Rolando nem o Maicon, até pq gosto bastante dos dois, principalmente do 2º. Tenho é noção que este ano o fcp tem que voltar a vencer titulos. Apostar as fichas tds nessa dupla algo inexperiente seria um risco imenso caso o Helton volte a ter uma daquelas quebras de confiança a que nos habituou em épocas anteriores. Para já tem estado bem e nem faz sentido nenhum deles sair do 11, mas o campeonato é longo...

Anónimo disse...

The Blue One, desculpa o triplo post.

Essa da defesa ainda n ter sofrido golos não é argumento. Como bem sabes tanto o Rolando como o Maicon apesar de andarem a jogar bem, já tiveram falhas que só não deram golo devido ao mérito do Helton e alguma sorte ah mistura.

A minha opinião tá dada, mas sei mt bem que nenhuma teoria é imutável.

Deacon Blue disse...

Eu também acho que, apesar de não termos ainda sofrido nenhum golo, o que obviamente é relevante/positivo, existiram já falhas na defesa que poderiam ter dado em golo(s).
Não aconteceu porque efectivamente como diz o caro anónimo o Helton esteve bem e, digo eu, alguma azelhice dos adversários ;)

Evidentemente que estamos ainda no inicio da época e o entrosamento na defesa deverá de melhorar e é neste ponto que reside o interesse da entrada do argentino...para que lugar e em que timing.
Não acredito que AVB proceda a alterações de imediato sem estar certo/seguro que elas possam trazer melhoria/mais segurança
na defesa.

Interessante avaliar a capacidade de reacção da equipa p. ex. quando estiver numa situação de desvantagem...

Mas o que se tem visto até agora é francamente positivo no geral....

Respira-se ar novo no Dragão !

Pedro Silva disse...

Anónimo, o que eu não consigo entender é como é que afirmas com tanta certeza que o Otamendi terá sucesso no nosso Porto. Foram tantas as asneiars no passado com pseudo estrelas da Argentina (contratações caras que depois ninguém quer). Quem me garante que Otamendi não será um fiasco? E depois quem vai sofrer não é o Clube nem o Treinador, mas sim os Adeptos que tanta confiança depositaram no tipo.

Dizes que tanto Rolando como Maiucon não tem o perfir de Patrão da defesa? Há quanto tempo jogam juntos? Quanto tempo demorou até a dupla Bruno Alves/Rolando se ter tornado numa das melhores da nossa Liga? Quanto tempo demorou o Bruno a transformar-se no patrão? Quantas asneiras o BA fez até ter conquistado o estatuto que tinha na Comunidade Portista?

Vamos dar tempo á actual dupla de Centrais que tem estado bem. Precisa é de tempo para aprender e que os Adeptos tenham paciência.

Os meus argumentos e factos podem não servir para ti, mas são os que tenho e são reais.

Quanto a André Pinto, parece-me que é um Central promissor. Ainda bem que foi rodar para o Portimonense para ganhar experiência. Seria uma pena te-lo no banco do Dragão. Daí o Otamendo que será um optimo suplente de Maicon ou Rolando.

Deacon, dizes uma coisa que está cem por cento correcta e que vai de encontro ao que tenho aquk defendido:

"Não acredito que AVB proceda a alterações de imediato sem estar certo/seguro que elas possam trazer melhoria/mais segurança na defesa."

È por isto que eu afirmo que o Otamendi é reforço para o Banco. A mim não me inspira confiança nenhuma. Enquanto que a actual dupla de Centrais tem a minha total confiança e Fé de que vai ser uma das melhores da nossa liga.

Um abraço para os dois.

Anónimo disse...

The Blue One,

1- Acredito no capitão do Vélez pq conheço bem o jogador, e pq confio na competência do nosso treinador no campo da observação. Espero que n voltemos as desculpas de outros tempos e se diga k n é o treinador que escolhe os jogadores. Se o Hernán Otamendi entra é pq o AVB o avalizou!

2- Eu disse que "ainda" não tinham perfil, e ressalvei que com o tempo poderiam vir a ter essa capacidade. Tas a comparar o incomparável. O teu erro de analise esta em olhar para o passado do Bruno, e não para o que ele representava para a equipa no momento que o Pepe saiu. Nessa altura já era o patrão da defesa, e um dos lideres do balneário. E depois ainda tínhamos o Pedro Emanuel... O rolando nessa época não foi atirado as feras sem suporte.

3- Exacto, tempo que não deste ao Sereno. Fez uns maus jogos na pre época e já o enterraste. Nem para o banco serve, que rico critério...

4- Os teus argumentos são tão validos como os meus porque são ambos teóricos.

5- Sim o melhor para o André Pinto foi ser emprestado, é o ideal para a sua afirmação. Qd te falei nele anteriormente foi para diferenciar perfis de jogadores.

6- Tb acredito que no final de época vamos ter a melhor dupla de centrais do campeonato e se o Hernán não entrar directamente no 11 até pode ser um bom sinal. É um indicador que eu estava errado na analise que fiz e a dupla que temos tem mais maturidade do que estava ah espera nesta altura. O que me preocupa não é a qualidade mas sim a imaturidade. Não me importo nada de estar errado desde que o fcp ganhe com isso.

Cumprimentos.

Pedro Silva disse...

Anónimo, para finalizar esta saudável conversa que estamos a ter, vou tentar dar o mesmo tipo de resposta que me deste:

1 - Eu tenho sérias duvidas que o AVB tenha pedido um Central que não jogasse na Liga Portuguesa. Mas pronto, aqui vou ser como o outro.

2 - Se tu queres que o Otamendi tire lugar ao Maicon ou ao Rolando, como queres que estes algum dia venham a ter o tal "perfik"? Só melhoram e evoluem se jogarem como deves saber. E foi isto que sucedeu ao Bruno Alves que fez muita asneira antes de ser o nosso Capitão;

3 - Desculpa lá, mas estás muito enganado. Eu sou um observador muito atento do Futebol Português e já quando o Sereno jogava no Guimarães eu entendia que este era um Central muito g
fraquinho. O seu percurso desastroso por Espanha mostrou bem isto. Daí que eu tenha escrito o que escrevi sobre ele;

4 - De acordo e acredita que nunca os desvalorizei;

5 - Também estou de acordo;

&- Aqui "roubo-te esta frase : "
Não me importo nada de estar errado desde que o fcp ganhe com isso."

Um grande abraço