F. C. Porto iniciou a nova época com uma vitória autoritária e saborosa sobre o seu rival Benfica.
No jogo de sábado deu-se uma troca de papéis. O Benfica que se vinha mostrando forte na pré-época desiludiu, o Porto que vinha de uma pré época fraca, com futebol sem princípios ainda consolidados, surpreendeu e apareceu com um futebol aguerrido, de qualidade e já a mostrar um bom esboço e algumas boas ideias do que pode valer nesta nova época.
Foi, acima de tudo, tal como André Villas Boas afirmou, um grito de revolta do grupo. Foi importante sentir que o Porto não deitou fora o que de bom tinha feito no passado. Este grito de revolta já havia começado no final da época transacta, com uma vitória convincente no Dragão sobre o mesmo Benfica. A equipa quis demonstrar uma vez mais, que a época anterior, não obstante a equipa poder ter feito melhor, que o grupo sente que estava ao nível de poder derrotar aquele Benfica caso tivesse existido um campeonato limpo , sem túneis. O Porto estava em crescendo, e esta pré-época tinha lançado uma preocupação compreensível pois esperava-se que esse crescimento não estagnasse , mas sim que continuasse, adaptado a um novo estilo, a novas ideias, mas que a equipa continuasse a crescer.
Essa foi a melhor notícia do jogo de sábado. O Porto continua a crescer. O grupo demonstra uma união e espírito assinaláveis que sempre demonstraram. Felizmente tem sido uma constante neste clube, passem os treinadores que passem, o balneário, regra geral, é sempre forte, sólido e unido, quer as coisas corram bem ou mal.
Hulk, por palavras, definiu aquilo que o grupo sentia…que somos a melhor equipa portuguesa, e que já no ano passado o grupo sentia que o era, e por isso deu aquela sova de futebol no Dragão que teve a sua continuação no passado sábado. Foi como a 2ª parte de um banho de bola e um exemplo de força e autoridade sobre o grande rival.
AVB é uma incógnita, está a dar os seus 1ºs passos como treinador principal e logo num clube como o F.C. Porto, mas estreou-se com uma vitória mais que justa e deixou um esboço interessante das ideias que podem presidir a este novo Porto e uma promessa de, ele também, ainda poder crescer muito como treinador no F. C. Porto e conseguir feitos grandiosos para a sua carreira, que a acontecer, resultarão em títulos para o clube. Acima de tudo, demonstrou a inteligência de não querer fazer um delete a tudo o que a equipa trazia de bom do passado. Não cortou por cortar, manteve o que a equipa já tinha de forte e consolidado, como a sua força nas transições ( veja-se o 2º golo do Porto, uma jogada típica do Porto da época passada), e tentou acrescentar algo mais, dando o seu toque pessoal. Aproveitou o reforço da equipa com Moutinho para reconfigurar a forma como funciona o meio campo. È demasiado prematuro estar a tirar grandes conclusões, mas fica a ideia. Esperemos que o jogo se deva não apenas à motivação e a um grito de revolta contra o Benfica, mas que seja o 1º passo para a construção de um modelo de jogo forte e competitivo e um passo mais para a consolidação de processos de jogo que demoram o seu tempo.
Ilações a retirar:
Ilações a retirar:
- O Porto com esta nova configuração do meio campo, tem um meio campo mais activo, mais pressionante, que joga muito junto e se desdobra muito bem nas acções ofensivas e defensivas, com muita entreajuda mas também muita entrega a cada bola disputada. A saída de Meireles e a entrada de Moutinho, a troca de um jogador conhecido pela qualidade do seu passe nas transições rápidas, por outro que é mais activo na procura da bola e que apresenta um maior fulgor físico, acaba assim por dar outra dimensão em termos de pressão colectiva em termos ofensivos.
Notou-se que nesta nova configuração, Belluschi cresce e ganha maior protagonismo, pois pede-se agora que ele possa reter mais a bola e distribuir jogo ( como ele tanto gosta), quando antes com Meireles e o estilo de jogo anterior, se pedia um futebol mais rápido, com menos toques de bola, e fazia com que Belluschi acabasse por muitas vezes atrapalhar o jogo colectivo da equipa, ao reter a bola demasiado tempo em seu poder. Nesta configuração e com um jogador com as características de Moutinho a seu lado, Beluschi sente-se mais confortável e pode assumir mais protagonismo no transporte de jogo para o ataque.
- Este Porto quer ter mais posse de bola, discute mais a sua posse e tenta pressionar o portador da bola em terrenos mais avançados. Ao contrário dos jogos da pré época em que se notava muita vontade mas pouco discernimento e organização, no jogo de sábado já se viu uma equipa igualmente pressionante, mas com uma pressão mais inteligente e, acima de tudo, organizada. Pressionar quando há que pressionar e fechar os espaços e unir as linhas quando era necessário, com Varela e até Falcão a descerem no apoio aos médios e também com Hulk a tentar fazer esse esforço, apesar de ainda de forma algo intermitente.
- Antes de começar o jogo, fiz uma comparação teórica entre os valores individuais do Porto e Benfica. Conclusão a que cheguei: o Benfica, tirando o guarda redes, tem uma defesa melhor, o Porto tem um meio campo que equilibra com o do Benfica mas com mais opções de qualidade no banco, e tem , a meu ver, um ataque bem mais forte que o Benfica, com um tridente de luxo, com Varela, Hulk e Falcão. Deixa água na boca imaginar o que estes 3 poderão fazer juntos, principalmente quando Hulk conseguir jogar ao seu nível e conciliarmos um grande Hulk de um lado e um grande Varela do outro. Uma grande notícia o regresso de Varela, que já na época passada se cotava como um dos grandes valores da equipa. Uma das mais acertadas contratações de sempre na história do clube.
- Outro ponto de destaque, é o facto de o Porto ter muito boas opções para gerir durante o ano, caso hajam lesões ou simplesmente seja necessário gerir o desgaste ou até mudar um jogo. Um banco com Cebola Rodriguez, Beto, Guarín, Ruben Micael ou Belluschi, Ukra, Castro, Emídio Rafael e Walter, dá alguma tranquilidade.
Mas nem tudo está perfeito e é importante detectar as falhas e os pontos que podem ser melhorados ou que podem constituir um problema no futuro.
Dentro da ideia de Villas Boas, o Porto deve ter mais posse de bola e esse foi o único ponto em que o Porto não se conseguiu superiorizar ao Benfica. Talvez uma das justificações seja o facto de o Porto ter marcado cedo e como tal , ter desobrigado a equipa de ter que ter tanto domínio em termos de posse. Falta ver como será quando o Porto tiver que encontrar uma equipa que jogue mais fechada. No entanto, mesmo sem mais posse de bola, notou-se acima de tudo, aquilo que é o mais importante…O Porto discute a posse de bola, tenta discutir o jogo e partilhar domínio consoante seja necessário em alturas do jogo…mesmo quando não tem a bola gosta de pressionar e não deixar a outra equipa manter a posse de forma confortável. Um jogo muito agressivo e que leva a que equipa tenha que praticar mais faltas. Mais importante ainda, tal como no ano passado, o Porto não tem a posse de bola por ter…quando tem tenta ter com qualidade e sempre com a ideia de criar perigo na baliza adversária, e não coloca nunca de parte a ideia de mal recuperada a bola, tentar apanhar a outra equipa desprevenida e fazer uma transição rápida, ou se tal não for possível, reter a bola e organizar a equipa.
- Outro ponto a melhorar, trata-se da inclusão de Hulk na organização colectiva da equipa. É um problema que já vem de trás, Hulk tem a tendência para se destacar mais em jogos em que a equipa colectivamente não está tão forte, e tem tendência a esconder-se e a ser menos perigoso, quando o processo colectivo funciona melhor… É necessário conseguir incluir Hulk nesse processo colectivo. Pois é bom ter um jogador que possa decidir jogos encravados, mas também é importante que ele apareça nos jogos em que a equipa está por cima e a jogar bem.
- O ponto mais débil está sem dúvida no lado direito da defesa. Problema poderá deixar de existir, caso Fucile fique no plantel. Se não ficar, então teremos um problema. Nem Miguel Lopes nem Sapunaru convencem. São claramente o ponto mais fraco da equipa e os adversários poderão explorar. No jogo de sábado e já na pré época isso notou-se…com o decorrer dos jogos as equipas apercebem-se do ponto débil do Porto e atacam todas por aquele lado…acrescido ao facto de ambos os jogadores não oferecerem garantias para serem titulares indiscutíveis, temos ainda a situação de no lado direito geralmente se incorporar Hulk, que não é propriamente o melhor jogador para fechar o flanco e apoiar o lateral. Daí que é necessário ter um lateral forte, capaz de defender e atacar com a mesma qualidade…O que entronca na necessidade de o clube tudo fazer para manter Fucile no plantel.
- O meio campo deste Porto pode ser uma grande solução para uma época em grande, principalmente com a incorporação de Moutinho e a sensação que o fantasma de Lucho assim poderá ser exorcizado de uma vez por todas…mas também poderá virar um problema... Moutinho foi contratado com a ideia que Meireles seria vendido…O facto de Meireles ter sido utilizado, deixou-me apreensivo, pois pode ser um sinal que ele pode ter que ficar no Porto mais um ano, quando já no ano passado parecia que ele estava com mais vontade de experimentar outras ligas… Meireles ficando cria um problema a AVB… É um jogador de inegável qualidade, de selecção e, ainda para mais, capitão de equipa…No entanto, já não parece ter a mesma fome e a mesma vontade que tinha há anos atrás…A sua manutenção no plantel, fará com que jogadores que estão em crescendo e com fome de títulos como: Belluschi, Ruben Micael, Souza ou Castro, tenham a sua evolução na equipa estagnada pela presença da sombra de Meireles no plantel…O meio campo tem tido combinações muito interessantes quer com a dupla: Moutinho x Belluschi, quer com a dupla Micael x Moutinho ou Micael x Belluschi.
Seria um péssimo acto de gestão, ter planeado todo um plantel e uma ideia de jogo sem Meireles, e depois, afinal, ter que o incorporar na equipa. Até pela ideia que AVB quer implementar no estilo de jogo da equipa, as características de Meireles não jogam tão bem com as necessidades do Porto neste novo modelo, como jogam as de Belluschi, Moutinho ou Micael. Pede-se uma equipa mais agressiva fisicamente na pressão e jogadores que segurem mais o jogam a meio campo, com mais criatividade e capacidade para não só passar bem a bola, mas também para a transportar, quando necessário.
Para o plantel ficar perfeito ( dentro das possibilidades e sabendo-se que não existem planteis nem equipas perfeitas) para o ataque a todos os títulos esta época, é fundamental que a Sad faça tudo para vender Meireles e manter Fucile. Assim, deixávamos de ter um ponto fraco no lado direito da defesa, e deixávamos de ter um problema no meio campo que levaria AVB a ter que abdicar de excelentes opções que tem para a posição.
- Nota final para Maicon. Na pré-época não convenceu… contra o Benfica demonstrou que quer assegurar o lugar e demonstrou melhor entendimento com Rolando apesar de uma ou outra falha. Ainda assim, é necessário que o Porto contrate outro central capaz de assegurar a titularidade, visto que Sereno parece destinado a ser a 4ª opção. Precisamos de um central forte fisicamente, competente na marcação e que se possa integrar rapidamente no clube. Não me convence a aposta no mercado sul americano, pois por mais qualidade que o jogador recrutado tenha, demorará sempre tempo a adaptar-se ao futebol europeu. Assim, creio que a melhor opção seja conseguir um jogador que já esteja adaptado ao futebol europeu e que assim, possa entrar no onze inicial de imediato. Dentro deste perfil, o nome que me vem logo à ideia, é o de Rodriguez do Braga. Um central já com uns 4 anos de campeonato português e que tem todas as características físicas e técnicas que necessitamos. Tem ainda vantagem de ser um jogador que está em final de contrato com o Braga e que ,como tal ,poderá chegar ao Porto sem ser por números proibitivos..
Aguardemos então os próximos desenvolvimentos no mercado e a evolução desta equipa. AVB está de parabéns por iniciar-se numa nova carreira, logo com uma vitória sobre um rival directo e deixando indicações interessantes. Agora é preciso continuar. Não se pode esgotar tudo aqui. Nem o Benfica deve entrar em depressão por esta derrota, nem o Porto pode achar que já é a melhor equipa do Mundo e que o trabalho de consolidação da equipa está feito. Há ainda muito trabalho a fazer e são precisos mais jogos para termos uma real noção do que será este Porto.
Objectivos têm que ser claros. Ganhar tudo. Este ano não há champions, e a Liga Europa tem que ser uma obrigação para o clube. A última vez que o Porto não foi à champions, ganhou a taça uefa. Somos um clube de topo, temos que assumir isso sem qualquer tipo de complexos e dividir o favoritismo juntamente com Juventus ou Liverpool na conquista da Liga Europa. O nosso estatuto assim o exige.
10 comentários:
Outra ilação que se pode tirar deste novo Porto é que não aprendeu nada com a época passada. Continua-se a gastar milhões em jogadores que nem sequer podem ser inscritos na liga Europa. E o mais preocupante é que já n há vagas e ainda vão chegar pelo menos mais dois reforços...
Outra ilação que se pode tirar deste novo Porto é que não aprendeu nada com a época passada. Continua-se a gastar milhões em jogadores que nem sequer podem ser inscritos na liga Europa. E o mais preocupante é que já n há vagas e ainda vão chegar pelo menos mais dois reforços...
A lista que o FC PORTO enviou para os 2 jogos com o Genk não é definitiva mas sim relativa a esses 2 jogos, Ganhando(como se espera) e sendo apurada para a fase de grupos será nessa altura efectuada a lista definitiva dos jogadores.
HRocha73,
Sim, e estás a ver vagas para toda a gente? Eu não. É que elas não crescem, não sei se sabes...
Bem me queria Parecer que as coisas são como o que o HRocha73 disse, mAs não disse nada até ter a confirmação.
Caro Anónimo, eu tambem não sou grande adepto da Poiitica de Contratações do FC Porto, mas antes de criticar procuro informar-me para evitar escrever asneiras. E ainda por cima o Mercado de Transferências só encerra no Ddia 31 de Agosto.
Cumprimentos a todos
Mais uma vez deixo aqui um aviso a quem nos visita e comenta:
Por favor não colocem notícias sem fontes, não gerem discussões sem nexo nem sentido e sobretudo saibam opinar sem recorrer ao insulto.
Se voltarem a suceder algumas das situações acima referenciadas, seremos obrigados a ter de tomar medidas para que tudo volte ao normal.
Obrigado pela vossa compreensão.
The Blue One,
Asneiras é apagar posts sem razão aparente, e que demonstravam que não estou tão desinformado como fizeste crer no teu penúltimo comentário.
Gosto imenso deste blog, respeito imenso a tua pessoa, e por isso me surpreende a tua atitude.
Não ter direito ao contraditório é triste e o nosso clube até já foi penalizado por coisas dessas.
PS- Apaga o post se quiseres, não quero armar confusões. Só te quis mostrar que se calhar a tua conduta para cmg não foi correta.
Abraço
Caro Anónimo, se realmente respeita a minha pessoa. então porque razão me veio com aquela da moleira e por ai adiante?
É que as palavras são como as pedras e uma vez atiradas não voltam atrás e magoam.
Daí ter apagado o seu ultimo comentário. O meu caro amigo quis contradizer o que escrevi, mas insultou e como tal foi apagado.
O Mística vive do contraditório, mas este tem de ser saudavel e não venenoso.
Parece-me a mim que estar a criticar o Plantel Portista quando este ainda está em construção é estrar a ser maldoso. È o que me parece, nada mais...
Depois do dia 31 até posso dar toda a razão a esta sua maneira de ver e de pensar o problema, mas estar a debater isto agora é estar a abrir um problema onde este não existe. È dar asas a uma confusão que não faz sentido para já.
E eu até podia adiantar mais, mas não o quero fazer porque não tenho tempo para estar aqui a debater uma das heranças pesadas de Jesualdo.
Não se sinta ofendido com o termo "asneiras", porque eu não o utilizei por mal... pura e simplesmente entedo que este tema não faz sentido nesta altura do Campeonato.
Um abraço e passe mais vezes por este espaço que será sempre
Ontem foi palermices, hoje foi asneiras, daí te ter dito que os ares do sul te estavam a fazer mal ah mioleira. Se calhar exageramos os 2. Assunto sanado.
Totalmente de acordo Anónimo.
Mas cá entre nós, os ares do Sul fazem mal a qualquer um lol ;-)
Um grande abraço e passemos para outra. Espero ver um comentário seu no meu artigo que sairá esta Quinta.
Sim Senhor, tá prometido ;)
Enviar um comentário