quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Rui Santos defende Carlos Queiroz

Na horta dos repolhos

Autor: Rui Santos


Somos todos a favor do combate ao doping e temos o dever de estar ao lado de quem o faz seriamente, sem subterfúgios, critérios dúbios ou mesmo persecutórios.


Sabemos agora que o Instituto de Desporto de Portugal existe. Sabemos agora, também, que a Secretaria de Estado do Desporto também existe.


Tivemos a clara sensação dos primeiros sinais de existência quando Laurentino Dias protegeu Luís Horta, quando estavam em causa Nuno Assis e o Benfica.


Gostaríamos de saber dessa existência, não apenas por estes motivos (doutrinariamente válidos), mas também por outros.


Conclui-se, pois, que a Secretaria de Estado tem um “béguin” ou pelo antidoping ou por Luís Horta. Se tem pelo antidoping, não se deixa de estranhar critérios e resultados.


A nível nacional: é claro o critério que coloca as brigadas em casa de uns e no pátio de outros?


Talvez fosse importante, então, publicar com maior celeridade os jogos controlados e os resultados das respetivas análises, e deixo aqui o repto, desde já, para a Liga se envolver mais nesse processo de aquisição de transparência.


Se o “béguin” é por Luís Horta ou por aquilo que ele representa politicamente, esse é um assunto entre pessoas e partidos.Uma coisa é cada vez mais certa: não ter, assumidamente, clube ou partido é meio caminho andado para a exclusão.


E essa é uma questão que se coloca à Democracia, ao sistema político e à cidadania.Gostaria de perguntar a Laurentino Dias e a Luís Horta quantos controlos-surpresa fizeram as suas brigadas junto dos clubes às 7 horas da manhã?


Têm ou tinham Laurentino Dias e Luís Horta a noção de que a Seleção Nacional é ou era composta por marginais, bandidos ou uma cambada de drogados?!Foi isso que justificou as visitas à Seleção Nacional naquele horário? As suspeitas de bandidagem eram assim tão profundas?


Podem dizer-me, à margem das brigadas, que Queiroz deu excessiva importância a quem não a tem nem a merece.


Podem dizer-me que Queiroz foi vítima do excesso de confiança que a certa altura deu a Cristiano Ronaldo.


Podem dizer-me, igualmente, que Queiroz facilitou no processo de naturalização de Liedson quando tinha obrigação, pelo trabalho realizado nas Seleções, de obrigar a FPF a um critério mais estreito, depois do que havia feito com Deco e Pepe.


Podem dizer-me que Queiroz falou quando não devia e que a sua estratégia de comunicação foi profundamente amadora.


Podem dizer-me que Queiroz nunca deveria ter vindo para Portugal, sem tratar de arranjar uma estrutura de apoio que não tivesse pontos de contacto com os esquemas, os hábitos e as metodologias de Luiz Felipe Scolari.


Podem dizer-me que Queiroz tem um estilo de liderança que não concorre com os tempos de hoje. Demasiado explicativo; reticentemente objetivo.


Podem dizer-me que Queiroz poderia e deveria ter utilizado a inteligência emocional no momento da convocatória para o Mundial da África do Sul, optando por jogadores que tivessem um efeito mais impactante entre os adeptos, sem perda de valor desportivo.Carlos Queiroz tem muitas culpas no cartório relativamente à imagem que foi criando na opinião pública, porque foi tão amador em certos momentos quanto o amadorismo que continua a dominar os corredores da FPF.Não duvido que Queiroz saiba lidar e trabalhar os jogadores. Queiroz não sabe lidar com o país. Nunca soube nem aprendeu a fazê-lo. É uma questão sanguínea que a aculturação a outros meios tornou ainda mais problemática.


Mas isso não é suficiente para condenações sumárias ou para uma execução perante um batalhão de fuzilamento.Basta ler Eça, Antero de Quental e Ramalho Ortigão para percebermos a génese da nossa idiossincrasia.Não vamos fazer de Queiroz nem o herói (improvável) que não é nem a vítima de uma história aos quadradinhos. Mas não façamos dele, igualmente, o culpado de todos os males cá da paróquia.


O Estado não levantou um dedo quando deixou partir para o Campeonato do Mundo uma Seleção Nacional de uma Federação que não estava em conformidade com a lei.


O (mesmo) Estado paralisou quando Scolari, na pele de selecionador nacional e à vista do Mundo, agrediu um jogador adversário.Aí não estavam em causa más substituições, eliminação pelos campeões do Mundo, más relações com os jogadores ou com a equipa médica. Aí estava tudo na perfeição, até os métodos utilizados na antidopagem.Bem sei que o país precisaria de um tempo ainda mais artificial: prolongar o êxtase através da Seleção (como nos tempos de Salazar), para não se falar tanto do Freeport, da Casa Pia, das licenciaturas, do escândalo dos lucros da Banca e da injusta taxação fiscal, da tirania da dita cuja, do desemprego, da fome e de outras chagas sociais.


O secretário de Estado não vive neste Mundo como não vivem todos aqueles que não têm de pagar as faturas do dia-a-dia. Vivem no limbo do lombo.


O secretário de Estado cometeu o pior dos pecados: politizou uma questão que se resolveria com bom senso (porventura com uma multa, mais ou menos pesada, ao selecionador nacional pelo “excesso de linguagem”) e quis substituir-se ao presidente da FPF e porventura a algumas dezenas de milhares de portugueses. Galgar ondas populistas é uma tentação política fácil mas perigosa.Quem vai pagar a extemporaneidade, os recursos, os atrasos na preparação e as fraturas a caminho do Euro 2012?Queiroz merece críticas mas esta lógica do repolho, entre hortas, é o escândalo do ridículo.


Não têm dinheiro para o despedir?! Então nós damos uma ajudinha!Podem achar-se mil argumentos para legitimar a tese da “incompetência” de Carlos Queiroz nos antípodas de outros tantos argumentos para fundamentar a sua importância para o futuro do futebol luso, mas essa da cenoura na horta não fica bem a um regime democrático e mais parece reposição de uma prática pidesca e fascizante.


Nessa conformidade, acharíamos justa causa e causa justa para despedir o presidente da FPF, a direção da FPF, Amândio-de-Saltillo, o selecionador nacional, o Agostinho, o Cristiano, o Deco, o secretário de Estado e muitos outros repolhos e rabanetes entre hortas e entre portas.


Afinal, quem fez o contrato?

P.S.: Quero deixar aqui um agradecimento muito especial ao nosso amigo José Lima por me ter enviado esta elucidativa Crónica.

8 comentários:

JOSE LIMA disse...

É um excelente artigo de Rui Santos, de quem normalmente discordo, publicado no Record.
É que toda a gente, cai em cima de Queiroz quando, a meu ver e pelos vistos não estou sozinho, o problema começa mais a montante.
Desde logo por esses Institutos e Conselhos, que albergam alguns dos fósseis do nosso futebol. Organismos opacos dos quais ninguém conhece bem as competências e o que EFECTIVAMENTE têm feito pelo Desporto no nosso país.
Lá no topo da pirâmide, o inefável Secretário de Estado que nem sequer conseguiu convencer a plebe (a FPF, as associações e os clubes) das vantagens da adequação à legislação vigente vem agora, qual virgem ofendida clamar Justiça.
Este cavalheiro que nunca fala, e quando fala só diz asneiras, ainda se permitiu emitir opinião sobre um inquérito escondido durante 2 meses onde, com motivações aparentes de saneamento, querem despedir o Seleccionador?!
Pergunta-se: E então não pergunta à FPF, que já devia ter terminado o mandato, porque não convoca uma Assembleia para marcação imediata de eleições?
Depois desta trapalhada que condições tem agora Madaíl para continuar na Federação? E qual o papel da Assembleia-Geral (Associações e Clubes) que, no fundo, são quem dá o corpo ao manifesto e sustenta a tal corja a montante?

Anónimo disse...

O rui santos disse mesmo isto? nem dá para acreditar lol

Digam o que disserem o maior pecado do Queirós foi sem sombra de duvidas ter feito as pazes da selecção com o fcp. Respeitou a nossa instituição e o País desportivo não lhe perdoa isso, secretário de estado incluído.
Montaram-lhe esta armadilha, mas não vão levar a deles avante...pelo menos da forma que estavam ah espera.

Tiago Araújo disse...

Agora tudo defente o Queiroz....

Novo post no meu blog, comentem sff

http://campeoesfcporto.blogspot.com/2010/08/tentamos.html

HRocha73 disse...

Depois de ler isto ainda mais certeza tenho que são palavras de outros usadas por este PORCO santos acrescentadas de algumas frases bonitas para dizer que é o senhor serio cá do burgo,no entanto diz barbaridades do género:
-quantos controlos-surpresa fizeram as suas brigadas junto dos clubes às 7 horas da manhã? Nos Clubes os Jogadores dormem cada um em sua casa e só se encontram juntos em dia de estagio, que normalmente precede o dia de jogo logo se são controlados após o jogo para que ir ao local de estagio!?

-Podem dizer-me que Queiroz foi vítima do excesso de confiança que a certa altura deu a Cristiano Ronaldo. Excesso de confiança em relação a que???
Deu a confiança a CR7(9) em relação a Que???

-Podem dizer-me, igualmente, que Queiroz facilitou no processo de naturalização de Liedson quando tinha obrigação, pelo trabalho realizado nas Selecções, de obrigar a FPF a um critério mais estreito, depois do que havia feito com Deco e Pepe.
O que é isto tem haver com um controlo surpresa Anti-doping???

-Podem dizer-me que Queiroz falou quando não devia e que a sua estratégia de comunicação foi profundamente amadora. Mas quem falou PRIMEIRO não foi o Queiroz, ele só falou quando foi acusado!!!

-Podem dizer-me que Queiroz PODERIA e DEVERIA ter utilizado a inteligência emocional no momento da convocatória para o Mundial da África do Sul, optando por jogadores que tivessem um efeito mais IMPACTANTE entre os adeptos, sem perda de valor desportivo.
Isto quer dizer o que??? que deveria escolher os jogadores da gayvota para ter um efeito mais IMPACTANTE ENTRE OS ADEPTOS!!!

-Queiroz não sabe lidar com o país. Nunca soube nem aprendeu a fazê-lo.
Afinal Queiroz é Seleccionador ou Primeiro Ministro??? Ele tem é que lidar com os jogadores com as tácticas e afins, dizer que não sabe lidar com o país é o mesmo que dizer que não escolheu encarnado.

-Bem sei que o país precisaria de um tempo ainda mais artificial: prolongar o êxtase através da Seleção (como nos tempos de Salazar), para não se falar tanto do Freeport, da Casa Pia, das licenciaturas, do escândalo dos lucros da Banca e da injusta taxação fiscal, da tirania da dita cuja, do desemprego, da fome e de outras chagas sociais.
Isto foi o que Pinto da Costa disse mas por outras palavras

Este PORCO santos fala muito no entanto pouco diz a não ser destilar ódio a norte, esta é a minha maneira de ler as palavras desse suposto paladino da verdade desportiva.

PORTISTA desde 1893 a FESTEJAR desde 1973

FORÇA PORTO

ricardocosta disse...

Não tenho paciência para o Rui Santos...O comentador menos coerente da televisão em Portugal,que tem agendas pessoais nos seus comentários e que já mete nojo de tanto falar nos meios tecnológicos e de aproveitar-se de todos os meios para fazer auto propaganda...Um jornalista tão bom, que deixou de trabalhar nos jornais desportivos...
.
O seu novo alvo é o presidente do Porto, desde que o presidente afirmou que ele era um palhaço e que ser recebido na AR era uma palhaçada.Não podia estar mais de acordo com o presidente.
.
.
Sobre o caso Queiroz. Também é uma novela que já enerva.
A questão é simples. Carlos Queiroz daria um excelente director técnico de todas as selecções,como treinador já provou em anos que tem dificuldades de se assumir como figura principal. Percebe de futebol e de treino,mas falta-lhe rasgo na forma como lidera um grupo,falta-lhe capacidade de comunicar e de se fazer entender e de conseguir chegar às pessoas e principalmente aos jogadores.
.
Juntando a isso,diz muita parvoíce, uma pessoa com a sua formação e trajecto não se deveria dar aos papéis que ele dá.
.
No mundial demonstrou os seus pontos fracos...e´muito bom a planear, mas fica refém dos seus planos. Não consegue ter a capacidade para ler a situação à sua volta e alterar e improvisar.
.
Queiroz não tem condições para continuar,infelizmente ele nunca o admitirá, como nunca o fez em toda a sua carreira por todos os projectos que passou.
Como tal, a FPF quis arranjar um expediente se não para arranjar justa causa para o demitir,para pelo menos o desgastar, esperando que ele assim batesse com a porta.
Enganaram-se...Queiroz está mais do que agarrado ao lugar, e quem conhecesse o percurso dele,saberia que ele nunca se demite e obriga sempre a que lhe paguem a totalidade do contrato, não se importando de ficar num sítio onde não é desejado,nem tendo a presença de espírito para perceber quando não tem mais condições e quando o seu barco se afundou.
.
A actuação do Secretário de Estado foi grave...Pois indicou que se tratavam de factos graves e que mereciam punição...insinuou-se que Queiroz teria impedido ou retardado o controlo,mas afinal ele teve apenas um desabafo infeliz , mas sem direito a despedimento pois pelos vistos houve mais incompetência médica do que propriamente ingerência do Queiroz no trabalho dos "vampiros".
.
Saiu o tiro pela colatra à FPF, e agora não só vão ter que aguentar o Queiroz mais dois anos por não terem dinheiro para o demitir, como ainda o Queiroz consegue sair com razão de todo este imbróglio, quando naturalmente pela sua actuação ele já seria visto como um dos culpados...Assim, conseguiram a difícil tarefa de fazer com que as pessoas até simpatizem com Queiroz, no sentido de acharem que o que fizeram com ele não se faz...
.

ricardocosta disse...

E amigo Pedro,até fere a vista ver aqui no blog uma fotografia do Rui Santos...O que ele já disse do F. C. Porto e do seu presidente e pior, o que ele já disse das gentes do Norte...Nunca me esquecerei quando ele num daqueles seus programas, deu a entender que as pessoas do Porto eram violentas e que era muito complicado e perigoso vir jogar ao norte...mas depois quando se tratam das cenas de violência sempre que o Porto vai a Lisboa e aquando da tentativa de agressão a Pinto da Costa,ele já diz que são excepções,selvagens que não devem ser conotados com Benfica ou com a cidade...
.
Digo mesmo que o acho das pessoas mais execráveis que comenta futebol em Portugal...
.
Pior que Leonor Pinhão e afins...Porque os que mais repulsa causam,são aqueles que ainda tentam dar uma de imparciais e de paladinos da verdade desportiva...Nisso ele assemelha.se muito à direcção do Benfica, por acaso...
.
Não merece o destaque, diga o que diga, escreva o que escreva...Aliás, o que ele diz não se escreve...
.
Ele não merece que lhe seja dada qq tipo de publicidade nem merece qualquer tipo de destaque...Aliás,o problema é pessoas como Rui Santos terem o destaque e o espaço de antena que têm só por dizer alarvidades na tv, e não por ter qualquer tipo de conhecimentos ou competências para acrescentar algo..

cumprimentos a todos.

Pedro Silva disse...

Pessoal, o facto de ter colocado aqui uma Crónica do Rui Santos, não quer dizer que goste de o ouvir e que esteja de acordo com o que diz e escreve. Pura e simplesmente eu sempre estive na linha da frente no que diz respeito á Defesa e Continuidade de Queiroz na Selecção como treinador da Selecção Principal e Coordenador das Camasdas Jovens.

Como o Lima sabe disto, enviou-me esta Crónica que vai de encontro ao que tenho escrito ao longo destes tempos. E logo da autoria de uma pessoa que só vê o Vermelho á frente.

È triste ter de viver num País em que as pessaso tem de prestar vassalagem a certas pessoas ou Instituições.

Ricardo já antes de Pinto da Costa ter mandado a boca para o Rui santos sobre as Novas Tecnologias, já eu andava a escrever sobre isto há séculos. Não tenho é o mediatismo e apoio que o Presidente Portista tem.

Outra coisa, para mim Queiroz deve ficar até ao fim onde está. As minhas razões estão aqui no Mística e em outros sitios onde escrevo.

Cumprimentos a todos.

leportista disse...

Sr. José Lima!!!! Exceptional o seu topico, exceptional, parabens.