quinta-feira, 12 de maio de 2011

As Autarquias e o Turismo

O governo regional da Madeira, através de deliberação há dias publicada no Jornal Oficial, autorizou a transferência de sete milhões de euros, da Sociedade de Desenvolvimento do Porto Santo (SDPS) para a da Zona Oeste, com o fim de financiar a obra do Campo de Golfe da Ponta do Pargo, incluída no plano de investimento desta sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos.

Bem pensado, disse cá para os meus botões. Que se lixe o memorando da Troika (1), “isto” de apoiar só o Nacional, e o Marítimo dá um bocado de bronca, é necessário o Tio Alberto fingir que estes milhões são mesmo favoráveis para o Turismo, se bem que “eles” lá nas Ilhas até tem um estatuto próprio para tornear estas minudências. Veja-se por exemplo, o caso da

Região Autónoma dos Açores expresso no Decreto Legislativo Regional n.º 21/2009/A, de 2 de Dezembro, que veio estabelecer o regime jurídico de apoio ao movimento associativo desportivo.

Dispõe o seu artigo 68º (Eventos desportivos com relevância turística):

1. Às entidades participantes ou organizadoras de eventos desportivos com relevância turística pode ser concedido um apoio específico, fixado através de contrato-programa a celebrar com o departamento do Governo Regional competente em matéria de turismo”.

E depois vem uma ladainha onde quase tudo cabe nos eventos com relevância turística. Pois se até a CML e a EPUL entraram com umas dezenas de milhões para esse grande desígnio turístico que foi a construção da Cesta do Pão, como não haveria a Região Autónoma de aproveitar as benesses postas em letra de Lei, por eles próprios? Por sua vez, o Decreto Legislativo Regional nº 4/2007/M, de 11 de Janeiro, estabelece as bases do sistema desportivo da Região Autónoma da Madeira.

Aqui, no âmbito dos princípios gerais da política desportiva regional (artigo 12º) prevê-se, entre outros, a valorização da Região enquanto destino turístico desportivo (alínea p).

Adiante, na justificação do apoio aos praticantes de alto rendimento, também se consagra o reconhecimento do “seu contributo para a promoção turística da Região” (artigo 21º, nº 2).

Por cá, no “Contenénte”, são bem conhecidos os casos do Felgueiras e do Marco de Canavezes onde os autarcas até têm sacos azuis que, depois, lhes rendem votos. Honrosa excepção foi a adesão das Câmaras onde foram construídos Estádios Municipais de apoio ao Euro 2004, de forma a cumprir as exigências da UEFA. Mais recentemente as Câmaras de Setúbal, Leiria e de Matosinhos, também se disponibilizaram a abrir os cordões à bolsa para tentar “ajudar” alguns dos clubes falidos da região.

Nesta altura, os amigos que têm a paciência de ler as minhas crónicas devem estar a perguntar a que propósito vem tudo isto. Eu explico: É que, com a presença da simpática agremiação minhota que nos vai defrontar no próximo dia 18 de Maio em Dublin, a autarquia da cidade dos arcebispos pode tirar partido da projecção mediática que Braga vai ter e, ao abrigo desta nova forma de dar dinheiro aos clubes com a desculpa do Turismo e, com a devida vénia ao Arq. Souto Moura, o nosso blogue deixa aqui uma sugestão ao Eng.º Mesquita Machado e à empresa de construção Civil de António Salvador para transformarem o Estádio da Pedreira num Resort turístico com um Acqua Parque etç. Os seguidores do Mística, para fazerem ideia do resultado final, devem proceder da seguinte forma:

1 – Arranje uma foto do estádio no Google (1). No programa de desenho Paint seleccione a imagem, faça uma cópia, inverta-a na horizontal, e coloque-a à direita (2). Depois seleccione-a e “arraste-a” até a colar à da esquerda (3).
2 – Seleccione o conjunto, inverta-o na vertical e já está (4). Temos aqui um cantinho do nosso Resort com água, escorregas, pranchas de salto de várias alturas, toldo, espreguiçadeiras, etc.

Outro organismo que está a pensar em arranjar novas receitas é a Diocese de Leiria-Fátima, responsável pelo desenvolvimento do Santuário. A cedência de uma equipa completa de jogadores da “instituição” para o Centro Desportivo de Fátima que levou o Clube a baixar para a Segunda Divisão com a consequente perda de visitantes, foi o mote para um ensaio feito já nesta semana de comemorações do 13 de Maio conforme foto abaixo.

Clique nas fotos para aumentar

Fotomontagens de JOSE LIMA

Até para a semana

Sem comentários: