segunda-feira, 23 de maio de 2011

E a 16ª é nossa

Um jogo digno de uma autêntica Final. É isto que se pode dizer da Final da Taça de Portugal, que terminou com a vitória do FC Porto sobre o Vitória de Guimarães por 6 x 2.

Futebol de ataque, golos, muitos golos, um penálti defendido e a vitória da equipa mais forte e que conquistou o quarto troféu da temporada, juntando a Taça de Portugal à Supertaça Cândido de Oliveira, ao campeonato sem derrotas e à Liga Europa, ganha a meio da semana frente ao Sporting de Braga.

Numa temporada em que muitos recordes foram batidos, a equipa de André Villas-Boas fechou a época com mais um e pela primeira vez o FC Porto conquistou a Taça de Portugal por três vezes consecutivas. Ao triunfo sobre o Vitória de Guimarães, antecederam-se as vitórias contra o Desportivo de Chaves e o Paços de Ferreira.

O FC Porto volta a ser o carrasco do Vitória de Guimarães na Taça de Portugal. Tal como há 23 anos, foi em 1988 que os Vimaranenses estiveram no Jamor pela última vez, os Dragões voltaram a impedir os Minhotos de conquistarem a primeira Taça no seu historial da Prova Rainha do Futebol Português.

Mais do que na etapa complementar, a primeira parte foi um autêntico hino ao futebol de ataque. Sete golos foi o saldo de apenas 45 minutos de jogo.

James Rodríguez, logo aos dois minutos, foi o primeiro a festejar e a inaugurar o marcador a favor dos azuis e brancos. Aos 20’ foi Álvaro Pereira quem marcou na própria baliza e restabeleceu o empate. No entanto, um minuto foi o tempo que o empate permaneceu no Estádio do Jamor, pois Silvestre Varela tratou de dar nova vantagem ao FC Porto na jogada seguinte.

A partida estava numa fase de parada e resposta e, dois minutos depois, Edgar cabeceou para o fundo da baliza de Beto e voltou a igualar o resultado. O jogo estava vibrante, as equipas estavam melhores no ataque do que na defesa e os adeptos presentes no estádio não se cansavam de festejar os golos da sua equipa, numa altura em que o resultado era incerto.

Só que, com dez minutos para jogar, o FC Porto resolveu o jogo. Rolando, aos 35 minutos, colocou o FC Porto, mais uma vez, em vantagem, posição da qual nunca mais saiu. Ao golo do Defesa, Hulk acrescentou mais um e os Azuis e Brancos pela primeira vez passaram a ter mais dois golos de vantagem.

Contudo, o momento que, provavelmente, decidiu a Final foi a grande penalidade defendida por Beto ainda antes do intervalo. No duelo entre Edgar e Beto, o Guarda-redes do FC Porto levou a melhor e ao defender o remate virou-se para os adeptos com os braços no ar. A vitória estava perto e mais perto ficou quando, imediatamente a seguir, James Rodríguez fez o 5 x 2.

No segundo tempo, bem mais calmo que o primeiro, pouco havia a fazer por parte do Vitória de Guimarães e, apesar de tentar, a equipa de Manuel Machado não conseguiu marcar. Quem acabou por facturar foram os Dragões, com James Rodriguez, a 15 minutos do fim, a apontar o primeiro hat-trick com a camisola do FC Porto.

Com o resultado feito, André Villas-Boas colocou Mariano Gonzalez em campo. O Argentino despediu-se dos adeptos com mais um troféu, ele que está em final de contrato e de saída do FC Porto.
 
Melhor em Campo: James Rodriguez
 
P.S: Queria pedir aos Leitores que tenham Blogs que pretendam ver adicionados á Lista de Parcerias/Links do Blog "A Mística Azul e Branca" que façam o seu pedido através do endereço de mail que está aqui disponível.
 
É importante que as Caixas de Comentários sejam utilizadas somente para comentar os textos e pode acontecer que estes pedidos sejam esquecidos ou que não sejam levados em atenção. 

4 comentários:

austria87 disse...

Missão cumprida.
O locutor e comentadores coitados.
Muito gosto de ganhar a estes tipos do castelo da me um certo gozo particular.
Abraços.

Rui Anjos (Dragaopentacampeao) disse...

Época fantástica do FC Porto. Terminar a época com quatro títulos arrecadados em cinco provas é obra!

Ai se isso acontecesse com o clube do regime! Teríamos os panfletos do costume e as televisões a invadirem todo o espaço com adjectivos e louvores do outro mundo.

Assim, vamos azulando o país, cada vez mais, à nossa maneira (GANHANDO SEM FANFARRONICES)passeando a nossa classe e superioridade.

Somos agora o Clube português com mais títulos (69).

Não caibo em mim de tanta satisfação e orgulho.

Viva o FC Porto

Um abraço

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Ontem o FC Porto fez história culminando uma época memorável, ao fazer o triplete (Campeonato, Taça de Portugal e Liga Europa).

Somos o clube português com mais títulos no futebol em Portugal ... 69!!!

A imprensa de Lisboa fundamentalista diz que temos tantos como o Benfica, pois contam como oficial um título que não é oficial, ou seja a Taça Latina, a grande festa dos clubes da Europa Fascista de Franco e Salazar. A Taça Latina funcionava a convite, e equivale ao que hoje se denominam torneios de pré-época.

Mas nós portistas, estamos tranquilos, porque se Deus quiser em finais de Agosto ou Setembro já teremos 70 ou 71!

Quanto ao jogo, foi uma festa muito bonita das gentes do Norte. Muita gente de Guimarães que fizeram a sua festa com os adeptos Portistas.
A esta festa nem um palhaço faltou ... o João "Pode Ser" Ferreira!

Foi um jogo com muitos golos, em que os ataques superaram as defesas.

James foi o Homem do Jogo, e demonstrou que temos ali uma menino para crescer e se afirmar na nossa equipa.

Foi uma vitória categórica de afirmação de poder do melhor clube português.

Abraço

Paulo

http://pronunciadodragao.blogspot.com

P. Ungaro disse...

Boas !!!

Contra factos não ha argumentos ... foi uma epoca simplesmente fabulosa a todos os niveis e que ficará sempre na minha memoria.
Uma palavra para o James, mais uma vez a estrutura do FCP está a milhas dos outros ... o miudo é um craque, tem atitude, não desiste, tem raça e é um jogador á porto.
O problema é que vamos estar mais de um mês sem futebol, mas pronto ... é vida.

Um abraço

http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/