Continuando a minha análise ao Plantel que Vítor Pereira e os seus Adjuntos vão ter á disposição para atacar a Supertaça Europeia, Supertaça Cândido de Oliveira, Liga Portuguesa, Liga dos Campeões e Taça de Portugal, eis que chego a um sector delicado para qualquer equipa: A Defesa. A Linha Defensiva de qualquer Clube é o Sector que qualquer Treinador não gosta que os Dirigentes mexam, pois quanto mais rotinados estiverem os seus elementos, melhor Defesa a Equipa terá.
Neste sector o nosso Futebol Clube do Porto tem á sua disposição excelentes Atletas misturados com um ou outro que ainda estou para perceber porque razão vieram parar ao Dragão. Rolando, Maicon, Otamendi, Álvaro Pereira, Fucile, Rafa, Sapunaru e até mesmo o jovem André Pinto (que jogou muito bem na Temporada anterior com a camisola do Portimonense) são os excelentes Defesas que o Treinador tem á sua disposição para manter o Porto Campeão Nacional Invicto com um reduzido nº de golos sofridos. A única excepção é Sereno que apesar de ser um Jogador muito esforçado, não tem o mínimo de qualidade para estar entre os Atletas do FC Porto.
Sendo assim, e baseando-me na ideia de que Vítor Pereira vai manter a rotatividade de Jogadores que André Villas-Boas promoveu na Época passada, eis que aposto na mesma Linha Defensiva de sempre, ou seja: Sapunaru, Rolando, Otamendi e A. Pereira serão os Atletas que irão ajudar o Clube a ganhar jogos e a manter a baliza inviolável. As razões da minha escolha são mais do que óbvias, pois, para além da questão de que estes Jogadores já jogam juntos há algum tempo e já se conhecem mutuamente, a altura de Sapunaru, a frieza de R9olando, o excelente sentido posicional de Otamendi e a velocidade de A. Pereira fazem da Defesa uma autêntica muralha intransponível.
Mas para além destes Jogadores, temos ainda Maicon que é um excelente Central, senhor de uma elevada estatura e de um corte impecável, e que poderá fazer a diferença em partidas complicadas em que o Clube Azul e Branco necessite de defender ou de quebrar um nulo teimoso. A única coisa que poderá impedir este Brasileiro de brilhar serão os Adeptos cuja inteligência seja mais pequena do que a de um mosquito e que costumam ir para os Jogos assobiar tudo o que meta o pé na bola. Na mesma linha de pensamento e de desenvolvimento coloco Rafa (que faz lembrar o Sapunaru só que com muito mais qualidade), faltando apenas saber se a grave lesão de que foi vitima não o deixou com mazelas. E nada de esquecer o polivalente Defesa Lateral Jorge Fucile que apesar de por vezes ter umas "paragens cerebrais", é um Jogador á Porto e ainda com muito para dar ao Clube.
A única alteração que eu faria na Defesa Portista seria a cedência definitiva, ou por empréstimo, de Sereno e a manutenção de André Pinto no Plantel principal. O André foi dos Jogadores que o FC Porto emprestou na época anterior que mais me chamou a atenção pela positiva, e estou em crer que este produto das Escolinhas do Dragão vai ter um futuro brilhante se o Treinador Principal do nosso Clube lhe der oportunidade de jogar. É que isto de ter um Jogador esforçado mas que não vale absolutamente nada e que é um buraco na Defesa, como é o caso de Sereno, é um desperdício de tempo, dinheiro, segurança e talento.
Sem comentários:
Enviar um comentário