sábado, 6 de agosto de 2011

Vítor Pereira

Não quis elaborar esta crónica antes de ter terminado a votação que esteve a decorrer aqui no Mística porque não queria influenciar a opinião de que votou. Aliás eu não cheguei a votar em tal sondagem porque a minha opinião sobre o novo Treinador do FC Porto não se resume a um simples voto. Há algo para dizer que não fica completo só com um clic.

Ao contrário de André Villas-Boas que eu conhecia muito bem pois acompanhei de perto a sua carreira na Académica de Coimbra,  o Vítor é para mim uma tremenda incógnita. Não sei se o Treinador dos Dragões é um estratega, se é um Líder, se é um bom Condutor de Homens, se é um excelente Gestor de Recursos Humanos, ou se é isto tudo junto. Simplesmente não sei o que vale Vítor Pereira e muito menos o vou colocar como o Homem certo para o lugar ou como o Homem errado para domar o Dragão.

O que eu sei, e isto segundo uma fonte próxima do Jogador Sapunaru, é que os Jogadores não guardam muito respeito ao actual Treinador e que tem muitas dúvidas sobre a sua capacidade para levar o Futebol Clube do Porto às vitórias. A Herança de AVB é muito grande e pesada e muito tem feito Pinto da Costa para que todos (Adeptos e Jogadores) vejam em Vítor Pereira o Homem certo no lugar certo.

Apesar de tudo, e por muito que o Presidente Portista afirme o contrário, Vítor Pereira foi uma solução de recurso pois seria tremendamente complicado o FC Porto arranjar um sucessor de Villas-Boas no actual Mercado de Treinadores, para além de que a especulação que a tendenciosa Imprensa Desportiva iria fazer em torno da Equipa não seria nada benéfico para as cores Azuis e Brancas.

Depois temos a questão dos elementos que compõem a sua equipa Técnica. Semedo continua a ser para mim o elo mais fraco desta Equipa e isto é muito grave dado que é sua a função de manter a Ordem e a Mística dentro do Balneário Portista, e por muito bom ou mau que Semedo tenha sido como Jogador, a sua Personalidade não parece mesmo encaixar no perfil que é exigido a um Treinador Adjunto dos Dragões.

E depois temos Rui Quinta que também é visto como um fraco Treinador e Formador no Mundo do Futebol. Ouvi a opinião de algumas pessoas que tiveram o prazer de partilhar algumas aulas da sua formação de Treinador com Rui Quinta, e a impressão geral não é mesmo nada positiva. Mas lá está, Rui Quinta pode não ter jeito nenhum para Formador e até ser um excelente Adjunto, mas o seu Historial de Treinador também não é muito animador.

Amanhã vamos todos tirar a prova dos nove pois o nosso FC Porto irá defrontar o VSC Guimarães num jogo a sério que poderá dar o primeiro Troféu Oficial da Temporada, mas não deixo de estar num enorme suspense no diz respeito a Vítor Pereira e seus pares.

10 comentários:

rogério paulo almeida disse...

Acompanho há pouco tempo de forma regular este blogue. Algumas semanas... direi poucos meses... mas já deu para perceber de vez a constante leviandade com que o caro The Blue One usa e abusa na elaboração dos seus posts, rebaixando de forma regular os elementos do nosso Clube, seja Direcção, Treinadores ou Jogadores... Para si existe sempre uma erva daninha, algo que não tem valor, algum fantasma, algo que não serve, algo que não presta... A leviandade que usa para atacar, desvalorizar, minimizar méritos e qualidades dos nossos profissionais é incrível. A forma como rebaixa algumas pessoas que servem de Alma e Coração o nosso Clube é absurda. É o Sereno que não vale nada, é o Vítor Pereira que parece que agora também não serve, é o Semedo que nem sabe quem foi como jogador nem lidou pessoalmente com ele mas que, é claro, não serve, é o Danilo que também não tem qualidade, é os fundos que provavelmente devem ser marosca... Sempre a sua visão do presente e do futuro do nosso Clube é negativa. Acho-lhe piada quando, por diversas vezes, termina seus posts afirmando que espera não vir a ter razão... Mas qual razão meu caro? O senhor julga-se um arauto do conhecimento e da verdade? Julga-se detentor dos dossiers das diversas situações que aqui vem comentar e, regra geral, criticar? Pena o caro The Blue One não pertencer à SAD, a quem nos dirige, pois isso permitiria que esta passasse de uma vez por todas a tomar as decisões correctas em prol do nosso Clube e a torná-lo num verdadeiro clube vencedor e respeitado por essa Europa fora. Também seria bom o Senhor fazer parte da equipa técnica. Lendo os seus posts, tenho a certeza do seu domínio sobre o assunto, tanto a nível técnico, táctico, psicologia, conhecimento do mercado, etc...

Mas o que realmente mais saliento em si, é que num espaço público, se permita a tanta leviandade nas suas afirmações, colocando regularmente em causa a qualidade, mérito e o conhecimento de causa dos nossos Dirigente, Atletas e Treinadores.

Não perca tempo a responder-me, afirmando que está no seu livro direito de dar a sua opinião. A questão é mesmo essa, o Senhor pode dar a sua opinião, mas faça-o de forma séria, sem colocar em causa a dignidade e mérito das pessoas, sem ser leviano e incorrecto na sua apreciação para com elas.

Para mim é-me igual que conheça este ou aquele. Se o Senhor Ama o seu Clube, não seja leviano ao ponto de vir para a praça pública lançar suspeitas disto ou daquilo, colocar repetidamente em causa as pessoas que servem o Clube. Se o quiser fazer, faça-o nos locais próprios, em privado, cara à cara com elas. Isto, se realmente acha ter razão nas alarvidades que produz neste seu blogue.

Como falei atrás, não necessita de perder tempo a responder a este meu comentário, para tentar elevar o seu ego intelectual no sentido de se colocar por cima de quem não pensa nem age da mesma forma. Já vi o seu estilo de resposta a todos aqueles que não concordam com suas opiniões e à maneira como as produz. É chover no molhado.

Passe bem.

Pedro Silva disse...

Caro rogério paulo almeida, sabe de uma coisa?

As opiniões são como as Vaginas. Existem muitas e todas são diferentes.

Já agora, amar o Clube não é o mesmo que ser Carneiro. A partir daqui tire as suas conclusões (se as quiser tirar como é obvio)

Cumprimentos e tudo de bom para si e para os seus. Boas férias.

Anónimo disse...

Pensava eu que isto era um blogue portista, mas se calhar... O diz que diz parece reinar aqui e isso num clube como o Porto não conta!

Cumprimentos,

JP

Pedro Silva disse...

Caro JP, a pensar morreu um Burro.

Ser Portista ou ter um Blog Portista não é pactuar com as ideias da maioria ou estar de acordo com todos.

Não gosta não leia. Agora fazer cenas tristes não... Fica-lhe mal e dá uma péssima impressão de si próprio.

Cumprimentos e tudo de bom para si e para os seus. Boas Férias.

rui lima disse...

Por muito menos de que isto deixei de comentar num blog que até acho interessante e que tem colaboradores com C grande e entendem do nosso clube e de futebol.
Hoje infelizmente a razão que me levou a deixar de comentar volta a ser a mesma que me fez voltar a comentar.
Estão enganados ,não vou falar de futebol nem do nosso clube que esse está bem orientado e respira saude,a razão que me leva a voltar a comentar são as vaginas ou seja no meu entendimento sexual perceber de vaginas não é o mesmo que perceber de futebol e o que eu tenho constatado com muito pena minha é que o meu caro Blue One de futebol percebe zero,oxalá que perceba muito de vaginas,mas cuidado pq agora tem aparecido umas mamonas no ALLGARVE que no luar da dita cuja tem um tôco !
Como bom desportista que é e bom Portista que tambem é espero que não se ofenda e boas férias

Pedro Silva disse...

Caro Rui Lima na minha maneira de ser e de pensar, escrever um texto sem saber o que pensa e diz a outra parte é o mesmo que estar á pesca num lago sem peixes.

Confesso que de todos os comentários que li, ainda não houve um único que me demonstrasse por a + b que não tenho nenhuma razão para ter dúvidas.

Não sei se é a tal mania de obedecer ao Presidente ou se é da tal cegueira típica de quem ganha muitas vezes, mas mesmo quando se ganha é bom que nos questionemos porque é importante reflectirmos sobre as coisas nas horas más e nas horas boas e não somente quando a Crise bate á porta.

A mim nada me importa se o meu caro amigo acha que eu não percebo nada de Futebol. Aliás eu não preciso de ser um Doutor do futebol para escrever o que me vai na Alma no que ao Futebol Clube do Porto diz respeito.

E não é pelo facto de na Direcção Portista habitar um Sr. que acerta mais vezes do que erra para eu não questionar certas situações.

È a minha maneira de ser em tudo na Vida. Há quem goste e há quem não goste.

(…) “mas cuidado pq agora tem aparecido umas mamonas no ALLGARVE que no luar da dita cuja tem um tôco !”

Pelo que escreveu deduzo que tem muita experiência com as “mamonas do ALLGARVE que no luar da dita cuja tem um tôco !”.

Agradeço que nos tenha dado conhecimento das suas experiências e aventuras, mas este não é o espaço mais indicado para tal.

Naturalmente que não me sentirei ofendido com o seu comentário, pois respeito a opinião de cada um, o que eu não percebo é porque razão não aceitam a minha opinião sem a rebaixar e desfazer ao primeiro toque porque não segue a orientação de quem manda. Mas isto também diz muito do tipo de carácter de quem escreve tais coisas.

Cumprimentos e boas férias.

Pedro Silva disse...

Caros Comentadores, quero deixar aqui um aviso a quem pretender comentar este e outros textos do Mística:

A Caixa de Comentários é vossa e podem utiliza-la como entenderem para exporem os vossos pensamentos, discordâncias e opiniões.

Agora não utilizem este vosso espaço para insultarem ou para rebaixarem a opinião de outra pessoa.

Uma coisa é fazer um comentário e pelo meio dar uma alfinetada, outra é quando se servem deste vosso espaço para insultarem ou rebaixarem uma pessoa que não conhecem de lado nenhum.

Contra a minha vontade já foi activada a Moderação de Comentários, mas se a coisa continuar a agravar e sempre que eu vier aqui e me deparar com insultos ou comentários inflamados contra o indivíduo x ou y, acreditem que terei de tomar medidas ainda mais drásticas que poderão passar pela eliminação deste vosso espaço.

Este é um espaço de bem que é dirigido por pessoas de bem. Por isto debatam com elas sem entrarem na cobardia dos insultos.

È um favor que vos peço em nome de todos os membros deste espaço.

Cumprimentos a todos e boas ferias a quem está de férias.

Anónimo disse...

Infelizmente, a intuição ( e alguns factos) levam-me a dsar razão ao autor do blogue, quanto a este post. Oxalá me engane, oxalá...

P. Ungaro disse...

Boas ,

Depois da silly season estamos de volta aos jogos a doer ... depois da exibição contra o Lyon, apesar do resultado, estou confiante numa bela exibição amanha, apesar de ainda não remos o Palito, e do Falcão e o Guarin (do ano passado) ainda não estarem a carburar na maxima força. No entanto temos equipa para ganhar e trazer mais um caneco para o nosso museu que está quase aí.
Apesar de continuarmos a lutar contra tudo e todos e como senti na pele após de me terem bloqueado a pagina principal do FB vão continuar a ganhar.

Um abraço

http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/

Pedro Silva disse...

@ Anónimo

Nada de pessimismo e também nada de optimismo cego.

Vamos indo e vamos vendo. Hoje teremos o primeiro teste a sério e vamos a ver como vão correr as coisas.

@ P. Ungaro

Como sempre muito elucidativo e directo nos seus comentários.

Contudo penso que esta sua intervenção faria mais sentido no texto de antevisão que está mais acima.

Vamos a ver como vai correr o jogo. Nada de subestimar o Guimarães...

Cumprimentos aos dois.