quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Oito anos de Dragão e de Lionel Messi



No mundo do futebol existem muitas curiosidades. Esta semana o nosso Estádio do Dragão fez anos, oito belos anos

No dia 16 de Novembro de 2003, com pompa e circunstância, o FC Porto inaugura o seu novo recinto, moderno, belo e pronto a acolher a família portista para muitos e grandes sucessos.

Na abertura o convidado de honra foi o Barcelona, a vitória sorriu aos dragões, como teria que ser no primeiro encontro. A equipa de José Mourinho venceu por 2-0 com golos de Hugo Almeida e Derlei.

Mas ficaria registada na história do futebol a estreia, aos 74 minutos de jogo, de um jovem jogador argentino com a camisola do Barcelona. Na altura com apenas 16 anos, Lionel Messi pisa pela primeira vez um relvado de futebol com a camisola principal do clube catalão, o relvado do Estádio do Dragão.

Dessa forma o lar dos dragões está ligado à carreira e história do genial Lionel Messi. O talentoso argentino não viria contudo a voltar a vestir a camisola principal do Barcelona por alguns meses. Voltou para as camadas jovens dos catalães e só foi aposta oficial em Outubro de 2004.

Desde então é o que todos sabemos. Mais de 200 golos marcados pelo Barcelona, cinco Ligas de Espanha, uma Taça do Rei, uma Supertaça de Espanha, três Ligas dos Campeões, duas Supertaças da Europa e um Mundial de Clubes. A acrescentar a tudo isto duas Bolas de Ouro e uma rivalidade, não sei se saudável, com Cristiano Ronaldo.

Mais uma nota digna de registo, o Estádio do Dragão é a maior sala de troféus da Europa, talvez mesmo do mundo. Desde que foi inaugurado este estádio recebeu 18 troféus para colocar nas suas estantes, desses 18 três são troféus internacionais. O clube mais próximo desse registo nesses oito anos é o Barcelona com 17, seguido do Inter de Milão com 16 e Manchester United com 14.

Sem comentários: