segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Vamos ver

Tal como prometido eis que deixo aqui a minha opinião sobre o sorteio da Liga Europa. Porque o faço só agora? Porque é muito melhor analisar este tipo de coisas algum tempo depois pois no momento a emoção pode levar-nos a escrever uma serie interminável de asneiras como eu já li e ouvi em muitos sítios.

Ditou então a sorte que nos 16 avos de final da Liga Europa o Futebol Clube do Porto tenha de medir forças com um milionário Clube Inglês: Manchester City FC (para mim a verdadeira e única equipa de Manchester). E perante tal cenário eis que a malta começa logo com os seus famosos vaticínios. Pelo que se leu e ouviu, o sorteio da Liga Europa foi um espectáculo para o Sporting CP, assim-assim para o SC Braga e uma desgraça para o FC Porto. 

Tal coisa faz-me lembrar a lenda do Sábio Zen da Grécia. Reza a lenda que quando o filho de um Rei Grego fez 14 anos o seu Pai ofereceu-lhe um Cavalo e todos os seus amigos rapidamente o felicitaram por ter um Cavalo com aquela idade. O Sábio apenas disse “Vamos ver”. Mais tarde o filho do Rei caiu do Cavalo e partiu as duas pernas e entretanto começou uma Guerra e todos os Jovens foram chamados para a Guerra. Todos os Jovens exclamaram que o filho do Rei tinha tido imensa sorte pois o seu infortúnio com o cavalo impedia-o de partir com eles. O Sábio Zen mais uma vez exclamou “Vamos ver”.

Resumindo, nada está definido á partida como um bom ou mau acontecimento. O que hoje pode parecer bom amanhã pode se mau. O mesmo tipo de lógica se aplica ao sorteio da Liga Europa no que ao Futebol Clube do Porto diz respeito. Manchester City pode ser um Clube cheio de dinheiro, mas isto não lhe tem garantido títulos e as suas participações na Liga dos Campeões tem sido miseráveis se tivermos em linha de conta o investimento que é feito pelo seu Patrão Muçulmano.

Num Grupo da Champions onde os Ingleses eram os favoritos á passagem á fase seguinte juntamente com o Bayern Munique, eis que este tal “colosso Europeu” acabou em 3º lugar atrás de um modesto S.S.C Napoli. O City marcou apenas 9 golos e sofreu 6 golos na fase de Grupos da Liga dos Campeões. Este “monstro” que supostamente vai destruir o Clube Azul e Branco empatou a uma bola em casa contra o Napoli na ronda inaugural da Fase de Grupos da Liga dos Campeões, perdeu com o Bayern por 2 bolas a 0 na segunda jornada, derrotou o Villarreal em Inglaterra por 2 bolas a 1, na 3ª Jornada foi a Espanha derrotar este mesmo Villarreal por 3 a 0, para depois ir perder em Itália com o S.S.C. Napoli por 2 a 1 e na última jornada do seu grupo venceu os Alemães de Munique em Terras de sua Majestade por 2 a 0.

È disto que muita gente tem medo? È este o grande "Papão Inglês"? Tenham dó de mim e de quem tem olhos para ver seja o que for.

Como disse o Sábio Zen e o Presidente do FC Porto; Vamos ver. Até Fevereiro muita água vai correr por debaixo da ponte. Agora estar a traçar um quadro negro e a antever a desgraça ou estar a pintar um quadro cor-de-rosa e prognosticar que eliminando esta “super equipa” Britânica ninguém vai parar os Dragões é no mínimo caricato para não dizer ridiculamente estúpido e insensato.

3 comentários:

Tertúlia Portista disse...

Eu penso que já que fomos para a Liga Europa, então não há melhor do que encontrar já nos 16 avos a equipa mais forte, pelo menos na teoria. Assim mostramos já nesta fase se merecemos ou não continuar em prova ( que este ano para nós portistas, já tem pouco sabor).

Acima de tudo são 2 grandes encontros em prespectiva... e ironia do destino: é um verdadeiro jogo de "champions", aliás bem mais interessante que muitos dos encontros dos oitavos da Liga dos Campeões...

Pedro Silva disse...

@ Tertúlia Portista

Partilho a sua visão sobre o sorteio da Liga Europa.

Na teoria o City é uma equipa forte, mas no campo muita coisa acontece.

Apenas não acho que o FC Porto ganhando esta eliminatória passe a ser "merecedor" seja do que for.

Está na Liga Europa e como tal há que a vencer independentemente de quem for o adversário.

Vamos ver o que vai acontecer na altura.

Eu adorava era que o Sporting e Benfica ficassem já pelo caminho para que estes Comentadores da treta percebessem de uma vez por todas que a bola é redonda e que no Futebol não há equipas fáceis e difíceis e muitos menos existem sorteios favoráveis e desfavoráveis.

Cumprimentos e bom Natal.

TFerreira disse...

Boas noites amigos Portistas. Concordo em certa parte com o q foi escrito neste texto, é verdade que o Man. City dos dias de hj (desde q o Sheikh Mansour bin Zayed tomou posse do clube) não se compara ao que era antes deste tomar posse. São centenas de M€ gastos em jogadores, muitos deles que não valem 1/3º é verdade, mas outros merecem todos os M€. Yaya Touré, David Silva, Kun Aguero, são alguns dos exemplos .. não considero de forma alguma o Manchester City um grande clube Europeu, pq de facto, não o é ! Foi a primeira vez que participou na Champions, num grupo muito complicado é verdade, se o Bayern era o favorito a 1º lugar, e demonstrou-o, o 2º lugar do grupo iria ser disputado pelas 3 restantes equipas. O Villarreal, sem qualquer ponto conquistado, perdeu o seu capitão Cazorla, para o Manchester City de Espanha, o Málaga .. depois nem Nilmar nem Rossi estavam aptos.. ambos lesionados, e por isso foi um villarreal bastante desfalcado. O Nápoles a meu ver é uma excelente equipa, bem mais EQUILIBRADA que o City. Enquanto que nos Citizens, encontrámos uma frente de ataque super demolidora e jogadores fantásticos, no meio campo, temos Yaya Touré, Barry e Milner (tem sido o meio campo mais utilizado por Mancini) Barry é um jogador normal, bom a niv táctico, nada por aí além, Milner acho um jogador banal, pouco inteligente com a bola nos pés, trapalhão, mas tem muita garra e força, quanto á defesa, não a considero nada de especial, tem de facto um bom central, o internacional belga Vincent Kompany, mas Lescott é banal .. se sentir pressionado, ou manda um balão para a frente, ou fica sem a bola .. (típico da maioria dos centrais ingleses) laterais .. Clichy e Kolarov do lad esquerdo .. e do lado direito Micah Richards (q é bom) e Zabaleta .. E por último um guarda redes de engates :-))
Dito doutra forma, uma defesa normal, um meio campo normal, e um ataque mesmo muito muito bom ! Não está (ainda) uma equipa equilibrada .. ao contrário do Nápoles, boa defesa, bom meio campo, e muito muito bom ataque. Depois a este City, falta claramente uma coisa que o nosso FC Porto tem para dar e vender, Pedigree Europeu, estaleca Europeia .. o City está a fazer um all-in na Premiership, e acredito que a consigam vencer, como acredito que a eliminatória contra o nosso FC Porto é 50-50. Se o FC Porto for inteligente a jogar e o treinador do nosso clube (q n é mt inteligente diga-se) conseguir perceber de onde vem o perigo do jogo do manchester .. acho que temos boas hipóteses de fazer um bom resultado aqui no Porto. Um Feliz Natal para todos e um forte Abraço : )