¡¡Hala Madrid!! será uma crónica semanal de opinião onde irei analisar um ou vários temas do universo Real Madrid CF Clube Espanhol com o qual me identifico desde muito pequeno. Esta Crónica será sempre publicada às Sextas (excepto quando o calendário desportivo do FC Porto não o permitir).
Esta semana Alfredo Di Stéfano (Presidente Honorário do Real Madrid CF) proferiu algumas declarações polémicas sobre Cristiano Ronaldo. Segundo o Argentino "O público tem sempre razão e o que quer é que o jogador se esforce. Estamos a falar de Ronaldo que é Jogador do Real Madrid".
Estas declarações do histórico Jogador do Real estão carregadas de uma injustiça tremenda pois se há Jogador que por norma deixa sempre tudo em campo é Ronaldo.
E eu nem sou um grande admirador das qualidades do Madeirense, mas tenho consciência e capacidade intelectual para ver que uma coisa é um Real com Ronaldo e outra bem pior é um Real sem Ronaldo. De certeza que o Real de que Di Stéfano está a falar não é um Real onde habita um recordista de golos como é o caso de Cristiano Ronaldo… E de certeza que neste Real de Di Stéfano não habita o Ronaldo que deu uma Taça do Rei aos Merengues numa partida em que do outro lado da barricada estava somente o… FC Barcelona!
Naturalmente que olhando para o valor elevadíssimo que o Real Madrid CF teve de pagar para poder contratar o Craque Português e para aquilo que este ganhou ao serviço dos Merengues somos tentados a dar razão a Di Stéfano pois um Jogador que custou 94 Milhões de € e que em 3 Temporadas apenas ganhou uma Taça do Rei é muito pouco, mas não nos podemos esquecer que Cristiano não joga sozinho.
Não foi por acaso que Lionel Messi afirmou que a sua nova conquista de Melhor Jogador do Mundo se deve aos seus colegas de equipa. Efectivamente se Messi não tivesse do seu lado Jogadores como Iniesta, Xavi, Pedro Rodriguez, David Villa, Busquets entre outros, este não seria por 3 vezes o Melhor do Mundo no que a dar toques na bola diz respeito. Não deixa de ser engraçado que Messi ao serviço da Argentina não consiga fazer metade das maravilhas que faz na Catalunha…
Para Di Stéfano Ronaldo tem de ser um “Jogador do Real Madrid”, mas pelos vistos os outros colegas de Ronaldo e os Dirigentes do estilo do Valdano não tem esta obrigação.
Por isto eu vou contrariar este histórico do Real Madrid e afirmar que o público nem sempre tem razão, pois ainda está para vir o Adepto que pense com a razão e não com o coração tal como fez Di Stéfano quando proferiu tais declarações sobre o CR7.

8 comentários:
Bela iniciativa maior, já cá faltava uma rubrica dedicada ao madrid e um espacinho para os jornais do país vizinho. aqui há tempos encontrei um sítio do sporting com uma galeria de vídeos relativos ao clube, sabes se há algum equivalente afecto ao fcp? se não houver, não queres assumir essa empreitada de começares a reunir esse conjunto de imagens históricas numa única página?
quanto às declarações de di stefano, julgo que o que ele pretendia dizer era que o verdadeira público aficionado pelo seu clube tem sempre direito a pronunciar-se sobre as exibições dos seus jogadores - se são os próprios atletas a aceitar os aplausos, também têm que reconhecer a crítica dos adeptos, que sempre serão a base de qualquer equipa de futebol - o único clube que tentou avançar com um projecto sem adeptos em portugal foi o algarve united, que tentou inclusive contratar o gascoigne para treinador, e rapidamente caiu no esquecimento.não esqueçamos também que as ovações e os aplausos foram durante muito tempo a única forma que os adeptos tinham para avaliar o desempenho da sua equipa e em particular dos seus jogadores - agora felizmente temos a blogosfera.
coisa bem diferente é afirmar peremptoriamente que os adeptos têm sempre razão, o que naturalmente não acontece, nem aqui nem em nenhuma parte do mundo. trata-se no meu entender de uma colagem ao velho adágio que diz que o cliente tem sempre razão, mas até aí a comparação é forçada, já que com as borlas que por aí andam há muito que ir ao estádio deixou de ser sinónimo de cliente pagante.
claro que as declarações do di stefano sempre terão direito ao devido desconto que lhe confere quer a sua provecta idade quer o estatuto de um dos melhores de todos os tempos. pelo menos para já ainda não chegou ao cúmulo de caucionar (alegados) comentários racistas de jogadores da sua equipa, como outras glórias do passado.
outra questão que também poderia ser apreciada é a de saber se os adeptos têm legitimidade para criticar um jogador devido à sua falta de qualidade ou tão só à sua falta de empenho. escreveste que o ronaldo por norma deixa tudo em campo, o que é verdade, mas não me parece que os adeptos do madrid o assobiassem pela sua falta de empenho mas pela falta de qualidade num jogo em particular:o clássico com o barça. no meu entender, um jogador é sempre susceptível de ser criticado pelos verdadeiros adeptos - já não pelos pipoqueiros - mesmo que compense a sua falta de qualidade com algum empenho. o contrário leva a que se diga de muitos jogadores que apesar de jogarem mal, são esforçados, o que lhes garante infelizmente a permanência nos plantéis por tempo demasiado - e nós sabemos que o fcp é pródigo nestas situações.
ah, o messi não foi 2 mas sim 3 vezes o melhor do mundo - a não ser que quisesses dizer que o messi foi duas vezes o melhor do mundo com a ajuda do colectivo do barça e uma completamente sozinho, sem ajudas.
até breve, um abraço.
Um excelente comentário do Dr. Pedro Pacheco.Pouco resta acrescentar.
O Di Stefano é uma figura mítica da história do Real Madrid.O jogador mais importante da história do clube e aquele que desbravou o caminho para o Real Madrid se tornar o melhor clube da história.Ele foi um dos fundadores daquilo que hoje em dia são considerados os valores madridistas.
.
Como tal qualquer opinião de Di Stefano,mais a mais, quando se trata do presidente honorário do clube deve ser respeitada.Di Stefano não está de passagem como grande parte dos jogadores nos dias de hoje.Ele fez carreira no Real Madrid e deu tudo pelo clube.
.
O que Di Stefano diz não é nada demais.O mesmo se aplicava a ele quando jogava.Também chegou a ser assobiado em campo,mas era no campo a jogar que respondia e não tendo amuos.
.
O que o Di Stefano quer dizer e com razão, é que o público que paga o bilhete para ver o jogo tem todo o direito de assobiar se não gosta e de aplaudir quando lhe apetece.
Isso não coloca em causa a qualidade do CR7( jogador que sempre admirei e não apenas pq joga agora no Real Madrid).O que o Di Stefano quer dizer é que o CR7 tem que se preocupar é com o que faz em campo e não com as manifestações dos adeptos.
.
Em Espanha deram até mais importância à 2ª parte das suas declarações em que o Di Stefano diz que não quer saber para nada das 3 bolas de ouro do Messi pq ele Di Stefano tb ganhou duas mas ganhou por causa da equipa e não sozinho.
.
.
O problema do CR7 com a afición madridista começou após o jogo do Barça.Ficou sempre a sensação que nos jogos com o Barça o CR7 acusa a pressão e geralmente o que faz quando joga pressionado é ter a tendência para tomar más decisões,ficar frustrado e depois tentar resolver tudo sozinho.
.
Outra das críticas vai para o facto dele ser o único jogador que marca livres no Real Madrid mesmo que falhe muitas vezes, e mesmo havendo outros jogadores que poderiam bater bem como o Xabi Alonso...Mas isso não é culpa do CR7.O treinador é que toma essas decisões.
.
Nota-se que CR7 tem andado triste e desmotivado pela falta de carinho dos madridistas em comparação com a idolatria que os culés têm pelo Messi.
Mas tem que se compreender que são casos diferentes.Messi é da cantera,é formado em Barcelona e por isso é naturalmente mais querido pelos culés.O mesmo já não se poderá dizer dos argentinos...
CR7 tem uma auto confiança enorme.Arrogância mesmo.Mas no bom sentido.Tal como a de Mourinho é esse orgulho e arrogância de querer ser o melhor e não ter medo de o admitir que o faz ser o jogador que é.Quando ele está em baixo moralmente ou ansioso isso ressente-se no seu jogo.
.
Nisso ele e o Quaresma têm um adn parecido.São jogadores que necessitam de confiança para partir para cima e resolver.Têm que se sentir os melhores para adoptar o estilo de jogo que adoptam.
.
O CR7 também é criticado muitas das vezes mais pela ideia de que ele olha 1º para ele e só depois para os colegas.Que só celebra golos quando já marcou um,que quer sempre marcar as faltas todas etc.
.
Mas isso é a sua forma de ser e tem que se aceitar.Ninguém pode negar que ele é o craque do Real Madrid e neste momento o único jogador que pode chegar perto de concorrer com o Messi que parece um jogador de outro planeta.Ele conseguiu já supera-lo e ser o melhor do Mundo.Daqui a muitos anos se verá a importância disso...É como Eusébio quando quebrou a hegemonia de Pelé.Não é fácil ter que lutar contra um jogador que é dos melhores da história e que joga na mesma equipa desde sempre.
.
CR7 tem que recompor-se,esquecer o que as pessoas dizem dele,como sempre fez e pensar apenas em ganhar jogos e dar o seu melhor.Se o fizer e se ganhar títulos,certamente que não faltarão prémios individuais e manifestações de carinho.
.
.
Agora ele não pode esperar ser um símbolo do Real Madrid como é o Casillas ou o Raul ou ter o grau de idolatria que teve o Zidane ou Di Stefano.
.
Assim sendo, não vejo polémica nenhuma nas palavras de Di Stefano.Foi um conselho de uma lenda para o CR7.Di Stefano também já o elogiou montes de vezes.O que ele quer é que o CR7 perceba que não tem o direito de exigir aplausos ou de ficar chateado e amuar por causa dos assobios.Tem é que defender o escudo do Real Madrid e seguir em frente e não criar mau estar desnecessário.
.
um abraço.
@ Pedro
Efectivamente podemos fazer muitas e variadas leituras sobre as declarações de Di Stéfano.
Alais se tu fores ao facebook onde as pessoas comentam eta noticia vais ver que todas tem a sua opinião e que há quem retire destas declarações do historico Argentino algo de positivo e há quem retire algo de negativo.
Embora eu entenda que o Adepto a partir do momento que adquire o se ingresso/lugar anual se sinta no seu direito de se manifestar quando o jogo não lhe agrada, penso que este não é um caminho correcto porque quem está no campo a trabalhar também é um Ser Humano e pode reagir bem ou mal aos apupos que recebe da Bancada.
Para além de que estas cenas de gritaria para o campo tornam-se ridículas quando de um momento para o outro deixam de ser críticas para passarem a ser loas aos Jogadores.
O meu receio é que Di Stéfano possa (propositadamente ou não) ter dado carta-branca a estes adeptos bipolares que não sabem fazer mais nada senão assobiar o Jogador até este fazer algo que lhes mude a opinião.
Quem o lê até pensa que Di Stéfanio nunca foi assobiado no Bernabéu e que este nunca reagiu mal a este tipo de coisas.
Obrigado pelo teu elogio a esta crónica. Já um amigo meu me dizia que este espaço não trazia nada de novo pois falava sempre do mesmo e como a Blogosfera Azul e Branca cresceu imenso é normal repetirem-se os temas.
Com esta crónica vou tentar fazer algo de diferente e ao mesmo tempo dar voz á minha outra paixão: Real Madrid CF.
Quanto a isto dos vídeos, este é um trabalho mais delicado e para o fazer seriam necessárias muitas modificações a este espaço. Mas a tua sugestão fica registada e quem sabe num futuro não muito distante eu tente fazer isto.
Grande abraço.
@ ricardocosta
Como sempre os teus comentários são construtivos pois tem coisas com as quais eu concordo e outras que não concordo.
Fiquei com a ideia de que tu achas que pelo facto de Di Stéfano ser um Histórico do Real Madrid CF que o que este diz não pode ser levado como um disparate. Aqui não concordo contigo pois lá por o Homem ter feito o que fez pelos Merengues não faz dele perfeito.
Tal como eu disse ao Pedro (Dr. Pacheco), esta intervenção do Histórico Argentino dá asas a muitas interpretações e pode ter aberto a porta aqueles adeptos que só sabem andar a gritar no estádio até que o Jogador faz uma jogada que lhe agrada e passa de besta a bestial.
Temos de ter em consideração que os Jogadores são seres Humanos e que podem reagir bem ou mal a determinadas situações pois ninguém é de ferro. O CR7 não é um Super-Homem que é imune a tudo e mais alguma coisa.
Se efectivamente os Merengues(?) estão a criticar o Ronaldo pelo que este faz no Clássico com o Barcelona então estão a ser tremendamente injustos pois é muito, mas mesmo muito difícil jogar contra uma equipa que já joga junta desde os tempos em que usavam fraldas.
E dizes tu que estes mesmos Merengues(?) criticam o Ronaldo por ser ele a marcar os livres. Mas quem é que trabalha com os Jogadores todos os dias? E por acaso o Mourinho é pessoa de se deixar levar pelos vedetismos dos Jogadores...
È uma crítica ridícula e sem sentido nenhum e só mostra que uma facção dos Adeptos do Real não tem o mínimo de senso do que é ser-se Blanco.
Grande abraço.
E outra prova de que o Di Stefano está como sempre esteve com o CR7 é o chat dele hoje com os leitores da Marca onde lhe fizeram várias perguntas como esta:
"Cree qué Cristiano Ronaldo llegará a igualar a Messi en el número de Balones de Oro obtenidos?
(09.ene.2012 | 20:56)
Son muchachos jóvenes y pueden igualarse como pueden desigualarse. Lo importante es que Cristiano es el balón de oro permanente del Madrid. "
Di Stefano disse ainda isto:
"Cristiano está jugando formidablemente bien. Es normal que algunas jugadas no le salgan. Pero es sencillamente un jugador clave para el Real Madrid. Mimar no es la palabra, el público debe dar el aplauso. "
Acho que não sobram dúvidas sobre o alcance das suas declarações.Nunca ele quis colocar em causa a qualidade ou o empenho do CR7,apenas quis dizer que quem paga o bilhete tem o direito de se manifestar como bem entender e que os jogadores têm é que dar o melhor em campo sem pensar nisso.
.
E sim, o Di Stefano por tudo o que representa no Real Madrid merece ser escutado e respeitado quer depois se concorde ou não com a sua opinião.
.
Mas como vemos foi uma tempestade num copo de água.Ele deixou mais uma vez claro que aprecia e valoriza o CR7 quando o chama de "bola de ouro permanente do Real Madrid".
abraço e Hala Madrid!
@ ricardocosta
Vi por acaso estas declarações de Di Stéfano no Jornal Marca. Não as li na totalidade porque tinha outra coisa para fazer e depois não tive oportunidade de ler a notícia com atenção.
Com este complemento o Presidente Honorário do Real Madrid CF mostra que nunca disse o que disse para mal do Ronaldo.
Agora espero que aqueles Adeptos que só sabem fazer barulho no estádio percebam que não é com barulheira que o Jogador joga melhor. Mesmo que tenham pago o bilhete para lá estar.
Mas pronto, tal como dizes este assunto está encerrado. Venha agora o complicadíssimo jogo contra o Maiorca para a Liga para depois se pensar no jogo contra o Barcelona para a Taça.
Grande abraço.
agradeço as palavras elogiosas dos dois amigos, que retribuo em dobro.
entendo que tal como em qualquer outro espectáculo, a plateia tem todo o direito de se manifestar sobre o que viu em palco, devendo fazê-lo de preferência no fim que é como se faz nas artes de palco em geral. porém, em função da particular emotividade do futebol, é natural que as pessoas não consigam esperar pelo fim do jogo para se manifestarem, até porque a nossa cultura futebolistica não vai nesse sentido. eu nunca assobiaria um jogador do meu clube em tais circunstâncias.
um abraço.
Enviar um comentário