segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

O regresso do Futebol Clube do Porto B

Como é do conhecimento de todos, as equipas B passarão a fazer novamente parte da nossa realidade futebolística. Desta vez as regras do jogo vão ser diferentes e estas equipas poderão subir da 2ª Divisão B á Liga Orangina (Liga de Honra). No fundo e no cabo o que se pretende fazer é algo igual (ou parecido) com o que se faz em Espanha onde as Equipas B disputam a Liga Adelante (a Liga Orangina do País vizinho).

Olhando para este formato de Nuestros Hermanos perguntamos se isto trouxe algo de positivo á Liga Espanhola que é actualmente a Melhor Liga do Mundo.

No que diz respeito ao Jogador Espanhol é preciso andar com uma enorme lupa entre os Clubes menos mediáticos de La Liga para darmos de caras com Jogadores de qualidade. Naturalmente que nas equipas Bs Espanholas temos uma palete enorme de Jogadores Espanhóis. Agora quantos deles chegam á Equipa principal e aí singram é que é outra grande conversa. 

A excepção durante muito tempo tem sido o FC Barcelona que viu saírem da Formação e da Equipa B Jogadores Espanhóis de enorme qualidade como Xavi, Iniesta, Pedro, Valdés, Piqué, Puyol, Fàbregas e Sergio Busquets. Até o Real Madrid CF tem estado a tentar seguir esta aposta de sucesso na Formação sendo Callejón o exemplo mais recente dessa tímida aposta. Mas tirando estes dois casos de sucesso, rara é a equipa Espanhola que aposta em força na Formação/Equipa B.

E isto tudo para se chegar á conclusão de que não chega só a ideia de se criar a equipa B. E ainda estou para perceber como é que o Futebol Clube do Porto vai aproveitar a sua equipa B. 

O Clube Azul e Branco já teve uma equipa B num passado não muito distante e o que fez foi contratar Jogadores que depois não aproveitou. E é preciso ver que o FC Porto também “criou” Jogadores que depois foram aproveitados por outros Clubes como foi o caso de Thiago Silva que é titular indiscutível do AC Milan…. Fora a formação de Domingos Paciência que foi Treinador Adjunto na antiga equipa B dos Portistas.

Para mais os Dirigentes do FC Porto optaram por reduzir imenso o investimento na Formação Azul e Branca rompendo com aquela antiga política de formar Jogadores, coloca-los a rodar numa outra equipa para depois os resgatar para a equipa principal quando estes atingissem os seus 24/25 anos de idade. E nem vale a pena falar no jogo sujo das comissões que surge sempre nas contratações que os Dragões fazem.

Sendo assim valerá mesmo a pena o Futebol Clube do Porto criar uma equipa B? A meu ver não, a não ser que muita coisa mude no Reino do Dragão.

Sem comentários: