segunda-feira, 23 de julho de 2012

Reflexões Sobre o I Encontro da Bluegosfera

Em boa hora, três dos mais prestigiados blogues azuis e brancos, Bibó Porto, carago, Reflexão Portista e Porta 19, levaram a efeito um encontro, a que chamaria reflexão, sobre temas actuais do nosso clube, mas também, analisando a relação entre os sócios ou adeptos com as novas formas de comunicação.

Com a amável colaboração da estrutura do FC Porto que cedeu, para o efeito, o magnífico Auditório José Maria Pedroto, o encontro ao qual compareceram várias dezenas de participantes teve, a abrir, uma introdução do responsável de comunicação do clube Rui Cerqueira, que explicou as razões pelas quais, e por circunstâncias diversas, os sócios não são informados atempadamente de assuntos relevantes.

Alguns intervenientes referiram como exemplo, o recente caso da suspensão do Basquetebol profissional, sem explicações “razoáveis”, por parte de quem de direito. Rui Cerqueira, entendendo as críticas, apontou como causa principal, a dispersão da informação por vários departamentos, prometendo alterações para breve na política de comunicação, bem como, uma intervenção esclarecedora ao mais alto nível sobre este momentoso assunto.

No painel 1: a relação entre o Clube, os sócios, e os adeptos Portistas, moderado por Jorge Bertocchini (Porta 19) teve 3 apresentações personalizadas em powerpoint com Mário Faria (Reflexão Portista); Fernanda Roxo (Bibó Porto, carago) e Pedro Silva Mística Azul e Branca). Mário Faria, “explicou” aos jovens como um portista vive o clube (tem um número de sócio tão baixo que até faz inveja); Fernanda Roxo (para mim uma agradável surpresa), e Pedro Silva (Mística Azul e Branca) comparando o passado em que pouco ou nada ganhávamos, com o enorme “salto” depois da chegada ao Clube, de José Maria Pedroto e Pinto da Costa.

Curiosamente os colegas intervenientes, apresentaram diversas queixas no atendimento, falta de informações correctas, sugerindo que no clube, os colaboradores deviam ser antes de mais nada, como nós Portistas, e não agirem como simples funcionários.

A seguir o painel 2: a “Bluegosfera” no contexto das novas formas de comunicação, moderado por Pedro Santos (Bibó Porto carago) com 4 apresentações: Miguel Lima (TomoII), André Oliveira (Mística do Dragão), Alexandre Figueira (Azul ao Sul) e José Teles - Manuel Almeida (Pobo do Norte), todos relatando as suas experiências, dificuldades, por vezes pessoais quando “tiram” tempo e atenção à Família, ou dificuldades que sentem na escolha da melhor forma de abordagem de um tema. Alexandre tem um problema ainda maior. Como vive no Algarve, região com menor número de Portistas do que nós cá em cima, sofre da falta de um maior contacto directo dos problemas do Clube. Recordou elogiosamente a nossa amiga Ana (FC Porto para sempre) ou se preferirem “Portistaforever” a quem recorre na Net para andar melhor informado.

Finalmente, e mais quente por razões óbvias, o painel 3: as modalidades de alta competição têm futuro no FC Porto? Com excelente moderação de José Correia (Reflexão Portista), teve apresentações de Sérgio Gomes (Bibó Porto, carago), Fernando Delindro (Fórum do Portal dos Dragões) e Luis Marques (Bibó Porto, carago). Confesso que me emocionou a tristeza que vi estampada nos seus rostos. Em cima da mesa, ou vestidas pelos oradores, camisolas de atletas prestigiados do Basquetebol.

Como não podia deixar de ser, a emoção suplantou a razão. Todos foram unânimes em defender que a decisão de acabar com a equipa profissional, foi precipitada e necessita de ser muito bem explicada aos sócios. Fernando Delindro, foi o mais técnico na análise. Sugeriu uma redistribuição das verbas das quotizações que o Clube entrega à Sad do Futebol (actualmente 70%+30) de forma a auxiliar as modalidades e que poderia ter evitado esta situação. No seu entender poderia ser, por exemplo, 50%+50%. Alguns dos comentadores presentes, entre os quais me incluo, analisaram o assunto de um ângulo diverso do Economista: face à conjuntura, a decisão só podia ter sido esta. Não esquecer que a Basquetebol/SAD é, como o seu próprio nome indica, uma sociedade, e as sociedades tem normas próprias (CSC) quanto à solvabilidade.

No meu ponto de vista temos que analisar, não só o que está mal, mas o porquê de estar mal há muito tempo e ninguém dizer nada. O encerramento, da Basquetebol SAD, “que releva do Porto/SAD, que releva do FC Porto/Clube”, não tinha outra saída.

A situação já vem do tempo do Project Finance efectuado aquando a construção do Estádio do Dragão que atribuiu à SAD privilégios, porventura exagerados. Como é conhecido o estádio é propriedade de uma Sociedade, a Euroantas e, na concretização do plano financeiro, foram necessárias 3 entidades que, digamos assim, avalizaram o financiamento bancário: a mencionada Euroantas, o FC Porto/Clube, e a FC Porto, Futebol SAD que então já existia. É desta simbiose que a maior parte dos problemas surgem agora. Quem deve o quê a quem? A resposta está aflorada no RC do ano passado, mas é um excelente assunto para alguém colocar na próxima Assembleia-geral do Clube, já que, na da SAD, poucos teremos esse direito. E essa, digo eu, também está com sérios problemas.

Para finalizar gostava de agradecer a ideia que os três blogues amigos tiveram, enaltecer a realização deste Encontro e aguardar ansiosamente pelo próximo.

Abraço para todos

Fotos roubadas ao Porta 19

3 comentários:

lucho disse...

Um abraço aos membros deste blog que estiveram presentes, José Lima e Ricardo Costa.

JOSE LIMA disse...

Obrigado e não se esqueçam do Pedro Silva um dos oradores.
Abraço

P. Ungaro disse...

Boas,

Infelizmente a minha vide pessoal não me permitiu este fim de semana atender ás minhas duas paixões ... o FC Porto e o encontro dos seu bloggers, e a concentração de Faro.
No entanto é de saudar a iniciativa e a disponibilidade do clube em ceder o espaço e ter presento o director de comunicação.
Como todos ja comentamos a comunicação do clube é escassa, mais ainda a ligação aos bloggers, que á sua humilde maneira divulgam e apoiam o clube sem qualquer contrapartida a não ser o prazer e a dedicação á causa.
Espero que este pequeno (grande) passo possa ser o principio de alguma mudança no que diz respeito á "consideração" que o clube deve aos adeptos e simpatizantes.

Um abraço

http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.pt