quinta-feira, 25 de abril de 2013

Sou mais Portista que tu

Não tenho por hábito ler o que escreve Miguel Sousa Tavares na sua crónica semanal do Jornal A Bola. Não o faço porque tenho mais que fazer ao dinheiro do que andar a gasta-lo num conjunto de folhas impressas afectas ao SL Benfica e para mais sou defensor de que os Jornais Desportivos nem para forrar o fundo do saco do lixo servem.
 
Contudo sempre que posso gosto de passar os olhos pelo que se vai escrevendo na Bluegosfera. E tenho reparado que nos últimos tempos a opinião de MST tem sido atacada e o seu Portismo colocado em causa. Inclusive existem espaços desta mesma Bluegosfera que o colocam como Benfiquista pelo simples facto de este não gostar de Vítor Pereira, de certos Jogadores ou até mesmo de certas atitudes que o clube azul e Branco resolva tomar.
Sinceramente esta postura do sou mais Portista que tu não me agrada. Que eu saiba o Portista a sério não é aquele que aguentou o deserto de títulos que marcou a história do Futebol Clube do Porto durante uma boa parte do Estado Novo, assim como o verdadeiro Dragão não é aquele que concorda com tudo o que se faz e diz na casa Azul e Branca.
 
O Portismo de cada um não se mede. Sente-se. E sente-se não com atitudes que pareçam bem aos que se acham os verdadeiros adeptos do Futebol Clube do Porto. E para mais existem muitas formas de se sentir o Clube, passando estas por um assobio enfadonho e chato no Estádio até às tão contestadas Crónicas de opinião de Miguel Sousa Tavares. Podemos discordar com o que um Portista diga ou faça, mas o que não devemos fazer é colocar o seu Amor ao clube em causa simplesmente porque não concordamos com ele.
A meu ver os indivíduos que merecem ser criticados são aqueles que se acham grandes Portistas mas na hora da verdade esquecem-se de o ser. Ou melhor dizendo, criticável é a atitude daquela gente que quando o Porto ganha são Portistas desde bebés e quando o Porto perde afirmam a pleno pulmões que o futebol não lhes desperta a atenção…
 
Por tudo e pela forma como o nosso Futebol Clube do Porto tem ganho e perdido jogos na Liga Zon Sagres (e não só) nos últimos tempos, deixemos o MST e outros tantos em paz e sossego. A verdade de cada um não é nem nunca será uma verdade absoluta e isto é válido para todos quer se goste ou não.

4 comentários:

JOSE LIMA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JOSE LIMA disse...

Caro TheBlueOne
MST – Leio A BOLHA sempre às terças- feiras no Café da Esquina, propriedade dum emigrante que quando partia cascalho em Clermont Ferrand, se habituou a usá-la na casa de banho. Quase nunca estou de acordo com MST. Acho que terá qualquer complexo de inferioridade por ninguém do Clube ou da SAD lhe dar troco. Mas reconheço que o homem escreve bem, e procurar aproveitar todas as falhas do “adversário”, o Pintinho, pois claro. De quando em vez, normalmente pelo mês de Maio, elogia o nosso presidente. Nos últimos 30 anos Pinto da Costa ganhou 53 títulos só no futebol e mais de 300 se somarmos as outras modalidades.
Vítor Pereira - Não é nem melhor, nem pior do que os outros, antes pelo contrário, se me faço entender… Conheci grandes nomes que não ganharam nada e outros mais modestos que nos surpreenderam a todos.
Portismo – Como o meu amigo sabe, eu já venho da velha guarda (aquela história de andarmos 18 anos sem meter a mão ao prato, e “os roubos de catedral”). Os portistas com menos de 30 anos, nem sabem da missa a metade…
Verdades absolutas – Perfeitamente de acordo. “A chacun sa vérité”.
Abraço

Pedro Silva disse...

Grande amigo Lima sobre o MST existem opiniões/posturas deste que eu concordo, outras que discordo e outras que me passam ao lado.

Agora o que eu não faço nem quero nunca fazer é colocar o Portismo de MST em causa só porque este diz coisas com as eu e uma grande maioria de Portistas não concordamos. Tal postura é degradante e em nada tem a ver com o FC Porto.

Eu sei que o Lima é da "velha guarda" Azul e Branca mas também sei que o meu amigo não se acha mais Portista que eu que sou da geração de 78 para a frente. Critico sim aqueles que se acham mais do que os outros só porque viveram a travessia no deserto.

Aquele abraço!!!

Penta disse...


caríssimos 'blue' e sr. José Lima,

não poderia estar mais de acordo com a prosa e com os comentários.

e não acrescento mais uma palavra que seja, para não estragar :D

«O Portismo de cada um não se mede. Sente-se.»
(mai' nada!)

somos Porto!, car@go!
«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

abr@ços a «ambos os dois» :D
Miguel | Tomo II