quinta-feira, 31 de outubro de 2013

¡¡Hala Madrid!!: A constatação do óbvio

O Real Madrid CF perdeu o El Clásico. Nada que eu já não estivesse à espera pois já há muito tempo que venho dizendo que enquanto a Casa Blanca se dedicar a contratar barretes que custam cem milhões de euros para depois dispensar jogadores que fazem realmente a diferença onde quer que joguem e enquanto nesta continuar a imperar a força de certas facções em detrimento dos interesses do Clube vai ser muito complicado destronar o FC Barcelona apesar de este estar decrescendo.
 
Se Santiago Bernabéu ainda fosse vivo teria vergonha de ver o estado em que está o Clube que ajudou a crescer e a ter de conviver com uma Ditadura que o oprimiu como fez com quase todos os Clubes em Espanha (de fora ficou o FC Barcelona e outros tantos cujo nome e símbolo não faziam nem fizeram nunca referência à Monarquia Espanhola).
 
Pensava eu que esta mania de gastar dinheiro em contratações milionárias de Jogadores que todos sabem ser um fiasco era uma mania de Valdano, mas o facto é que o Argentino deixou de ser um membro da Casa Blanca e tudo voltou ao mesmo. Gareth Bale é o último triste exemplo disto mesmo e todos vimos o que vale este grandíssimo Galês. Inclusive até quem comentava o jogo nos canais Espanhóis chegou á conclusão que se deitaram cem milhões ao caixote do lixo quando a equipa Blanca podia ter contratado um ponta de lança em condições que fizesse “sombra” ao irregular Benzema. 
 
O único período em que o Real Madrid CF conseguiu progressivamente fazer frente ao FC Barcelona de Leo Messi foi quando José Mourinho esteve em Madrid e ajudou os merengues na contratação de Atletas relativamente “baratas” e acima de tudo úteis e mesmo quando não eram aquilo que muitos esperavam o técnico Luso conseguia ganhar Títulos (coisa que eu tenho dúvidas que Ancelotti vá conseguir fazer, ou que pelo menos o deixem conseguir fazer).
 
O Clube tem de ser governado de dentro para e não de fora para dentro. Se no Plantel existem Jogadores que não estão contentes com o treinador e estando este a vencer e a construir uma equipa que faça frente aos rivais então estes mesmos Jogadores é que tem de sair do clube por mais emblemáticos e carismáticos que sejam. As vacas sagradas que Ancelotti disse que ia combater estão a ganhar a batalha e pelos vistos o Italiano contenta-se com tal situação e parece muito satisfeito com o título de Pacificador que lhe foi atribuído por uma Imprensa que não sabe onde deve estar.
 
Mas a história continua e é nestas coisas que o Barcelona é rotundamente melhor que o Real Madrid. Enquanto na Catalunha já há muito se evoluiu para um Clube de uma região que tem de ser apoiado e trabalhado por todos, em Madrid não se corta de vez com a maldita ortodoxia do “pseudo milionário” e do “vedetismo protecionista” que não leva a lado algum senão ao óbvio que todos vimos no último El Clásico.