Foi engraçada a forma como conheci o Jaime Tavares. Os meus amigos Portistas mais ligados aos blogues devem recordar há meia dúzia de anos um deles, o FUTEBOLAR, enxameado de benfiquistas e sportinguistas. Para fazer frente aquela cambada começamos a juntar alguns portistas com quem passamos a formar uma espécie de equipa: FernandoTavares, Mito, JorgeTavares, Manifcp (uma senhora), PedroSilva, Lulinha (outra senhora), PedroBlue, JaimeTavares dos quais apenas conhecíamos os nomes. Um deles faz hoje 101 anos!
É deste último que gostava de vos falar. Escrevia com fluidez, entremeava prosa com verso e, ainda-por-cima era portista de bandeira na janela. Viemos então a saber que este interessante amigo era Pai do Fernando Tavares, e avô do Jorge Tavares, dois grandes portistas de Espinho. Maravilha das maravilhas, pertenciam todos à mesma Família. De repente a manifcp (as senhoras são muito expeditas) lança a fateixa e descobre que este blogger de quem todos gostávamos tinha então 95 anos!
Rapidamente trocamos mails, números de telemóveis, e agendamos um encontro num restaurante. Oh surpresa das surpresas! Quando o Jaime chegou ninguém acreditava na idade. Parecia um rapaz. Irradiante de simpatia, comunicativo, inteligente, e culto, nasceu logo ali uma grande amizade. Os anos foram passando, vários encontros se sucederam, o tal blogue FUTEBOLAR encerrou e cada um de nós passou a escrever noutros lados.
Em 2014 comemorava o Centenário, e alguns amigos ligados à Casa do FCP de Espinho tinham feito chegar aos ouvidos do nosso presidente a história deste Portista, o seu fervor clubista e sobretudo a circunstância de estar próximo o seu Centésimo Aniversário. Imediatamente Pinto da Costa com a sua proverbial bonomia deu instruções para convidar e receber o Jaime no seu gabinete e depois assistir ao jogo (por coincidência nesse dia jogávamos no Dragão), na tribuna presidencial.
Então hoje a boa nova é que a saga continua. Desta feita, e depois do número redondinho do ano passado, temos uma capicua. Isso mesmo: 101 anos de extrema felicidade. Vive com a filha Teresinha, que o apaparica com mimos, e os restantes familiares residem por perto.
O Jaime utiliza as novas tecnologias e continua a surpreender-nos com a sua irreverência. Em dia de aniversário os amigos visitam-no e no Facebook tem muitas amigas que elogiam a sua forma de ser e mandam uns piropos. Vejam só como respondeu a uma delas!
Ah! Já me esquecia. O Jaime ainda tem mais uma virtude. Não se revê nos portistas que vão para o Dragão assobiar a equipa ou o treinador. Sabem? É que ele não é portista novo, velho, nem assim-assim. É um Portista de sempre!
Pronto! Era isto que hoje gostava de partilhar com os amigos portistas aqui do blogue. Certamente que os nossos leitores habituais se vão associar nesta homenagem a um dos nossos. Vá lá um brinde! Não custa nada. Hip!Hip!Hurra!
Por mim até à próxima
5 comentários:
@ Lima
'obrigado' pela partilha de uma estória centenária tão terna quanto o seu protagonista.
e, claro, junto-me ao brinde ;-)
abr@ço
Miguel | Tomo II
Parabéns ao mais jovem de todos os meus amigos, Jaime Tavares. Parabéns, ao Amigo e autor deste excelente texto. Parabéns ao extinto Futebolar, que a todos nos juntou. Beijinhos :)
Meu grande Amigo Lima
Agradeço toda a sua simpatia ao recordar-se neste excelente blogue do Sr meu Pai. Efectivamente a sua descrição sobre o Jaime, é precisa e exacta, é um caso exemplar de longevidade com uma lucidez invejável.
Da minha parte como filho o meu agradecimento a si Lima e a todos que venham manifestar o apreço pelo meu progenitor
Muito, muito Obrigado
f tavares
grande. grande! quem me dera que todos os Portistas tivessem a vitalidade do Jaime! bem haja!!!
um abraço,
Jorge
"Nunca perguntes o que o teu clube pode fazer por ti... questiona-te a ti próprio o que podes tu fazer pelo teu clube"
Não conheço este "jovem", ou aliás, tenho um ar muito vago de já nos termos encontrado por Espinho, do qual sou igualmente conterrâneos, mas não tenho dúvidas algumas que este é o lema que o acompanha nestes 101 anos de vida e de Portismo.
MUITOS PARABÉNS e um forte abraço de admiração e respeito por este companheiro de tantas e tantas lutas.
Enviar um comentário