segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Evitar o Xeque-mate

Pausa nas emoções europeias para se voltar toda a atenção para a competição interna. E aqui o Dragão está altamente pressionado, pois tem de vencer para continuar a sua perseguição ao líder por forma a manter a esperança de conquistar o Título de Campeão desta época.
 
O alívio da pressão passa por uma vitória mais logo. Derrotar o Boavista é algo que Julen Lopetegui ainda não conseguiu fazer. E não o fez por manifesta aselhice como se diz cá para o Norte, porque ninguém o mandou rodar o plantel inteiro nem apostar na posse pela posse numa partida que decorreu debaixo de uma tremenda intempérie ante um adversário que vinha com a clara intenção de levar um pontinho do Dragão (coisa que acabou por conseguir).
 
Para mais logo não está prevista nova intempérie, mas está mais do que previsto que a equipa do Bessa irá adoptar exactamente o mesmo tipo de postura que teve no Dragão. Ou seja, Petit irá seguir o seu mandamento de tudo cá atrás e muita, mas mesmo muita, paulada. E desta vez não haverá intempérie mas haverá um piso sintético que o ajudará, e de que maneira, nesta sua missão de ficar com um ponto no final do jogo. Por isto Lopetegui que não vá ao Bessa com a ideia de que vai jogar da mesma forma que em Basileia… Se o fizer será a morte do artista!
 
Ainda sobre os Boavisteiros, destaque para o Guardião Mika, antigo Jogador do SL Benfica, que é Senhor de muita qualidade sendo um Guarda-redes muito difícil de se bater. Contudo este Guardião tem uma enorme malapata: lances aéreos. Será uma boa ideia o Futebol Clube do Porto insistir, por vezes, no “chuveirinho” para a área Axadrezada. De resto o Plantel à disposição de Petit é uma tremenda incógnita que poderá surpreender o Clube Azul e Branco caso este os subestime como fez no jogo da primeira volta.
 
Os defesas Reyes e José Ángel e o avançado Ricardo são as novidades na Lista de Convocados elaborada por Julen Lopetegui para a deslocação do FC Porto ao Estádio do Bessa, onde defronta o Boavista, hoje, às 20H, em jogo a contar para a 22.ª jornada da Liga Portuguesa.
 
Relativamente à convocatória para o jogo com o Basileia, da primeira mão dos oitavos-de-final da UEFA Champions League, saem dos eleitos do Técnico Espanhol o guarda-redes Ricardo Nunes, os defesas Danilo e Alex Sandro, e os médios Casemiro e Óliver Torres.
 
Lista de 18 convocados: Helton e Fabiano (g.r.); Martins Indi, Maicon, Marcano, Quaresma, Brahimi, Jackson Martínez, Quintero, Tello, Reyes, José Ángel, Evandro, Herrera, Hernâni, Ricardo, Rúben Neves e Aboubakar.
 
Onze provável (4x3x3): Fabiano, Ricardo, Maicon, Marcano, José Ángel, Rúben Neves, Herrera, Evandro, Brahimi, Tello e Jackson.
 
Vamos tentar disponibilizar alguns streams para que possam seguir esta partida em directo. Passem pelo Blog perto da hora do jogo.

2 comentários:

Carrela disse...

Eu não sou pela rotatividade...
Mas aceito que Julen a tenha feito, para conhecer o novo plantel e para dar matoridade à equipa.

Sejamos honestos, em condições normais, o Porto criou mais do que suficiente para ganhar esse jogo!

Ao treinador cabe montar a equipa para dominar os "números" do jogo, dominar as variáveis que permitem superioridade sobre o adversário, há dúvidas que isso foi conseguido?

Não é o treinador que chuta à barra, ou para a bancada! Mt menos é o treiandor que falha o penalti...

Logo se quem entrar, der mostras de maturidade, será que alguém vai dar o mérito ao treinador?

Pedro Silva disse...

@ Carrela

Tenho para mim que cada um tem direito à sua opinião e que tal merece o meu respeito e compreensão. Como tal aceito a sua opinião, assim como também espero que aceite a minha.

Posto isto vou-lhe dizer o que penso sobre o que aqui expôs.

"Eu não sou pela rotatividade...
Mas aceito que Julen a tenha feito, para conhecer o novo plantel e para dar matoridade à equipa."

Discordo neste ponto.

A ser assim seria muito grave que um Treinador à 5.ª Jornada ainda não conhecesse o Plantel que tem à sua disposição. Plantel que, segundo foi amplamente noticiado, foi "montado" pelo próprio Lopetegui.

"Sejamos honestos, em condições normais, o Porto criou mais do que suficiente para ganhar esse jogo!"

Sim. Concordo.

Mas tendo em consideração o estado do tempo/relvado na altura e tendo também em consideração que cá por Portugal tudo o que seja para prejudicar o FC Porto em termos de decisão arbitral é Lei, teria sido de bom-tom que Julen tivesse optado por mandar a sua equipa jogar um Futebol mais directo em vez do "tiki taka". Mas mudar o "chip" a uma equipa que entra em campo com 5 alterações por opção do seu Técnico é complicado.

"Ao treinador cabe montar a equipa para dominar os "números" do jogo, dominar as variáveis que permitem superioridade sobre o adversário, há dúvidas que isso foi conseguido?"

Sim. Efectivamente o FC Porto na altura basicamente dominou o jogo, mas não ganhou. E assim de que interessa o domínio se não se ganha?

"Não é o treinador que chuta à barra, ou para a bancada! Mt menos é o treiandor que falha o penalti..."

Não, não é o Treinador que entra em campo, mas é o Treinador que preparar a equipa, escolhe o onze inicial e faz substituições. Tudo isto tem interferência no resultado final como é óbvio.

E volto a relembrar que na altura o FC Porto entrou em campo com 5 alterações relativamente ao onze que tinha jogado muito e bem em Guimarães.

"Logo se quem entrar, der mostras de maturidade, será que alguém vai dar o mérito ao treinador?"

Por acaso neste aspecto estou perfeitamente à vontade. Tanto aqui como em outros espaços onde escrevo critico quando tenho de criticar e elogio quando tenho de elogiar.

A maior parte da Nação Azul e Branca é que parece ter alguma dificuldade em realizar este exercício vá se lá saber porquê...