terça-feira, 28 de abril de 2015

Pensamento da Semana: E agora?

Com o Campeonato praticamente perdido para o eterno rival da Luz e tendo sido eliminado nem cedo da Taça de Portugal em pleno Dragão pelo outro rival da Capital o Futebol Clube do Porto prepara-se para enfrentar um ano completamente a “seco”. Nem o desorientado e perdido FC Porto de Paulo Fonseca passou por tamanha “pobreza franciscana”.
 
Ora perante tal é lícito perguntar: E agora? Que futuro para o nosso Porto?
 
Tudo indicia que toda a estrutura Azul e Branca parece ter apostado em força num projecto de longo prazo que aposta forte no actual Treinador. Treinador que terá de evoluir e aprender com os seus crassos e penosos erros nas horas decisivas porque não lhe basta ser exímio no jogo falado. Contudo a meu ver aqui levanta-se uma questão que me parece pertinente…
 
È verdade que a Direcção do FC Porto não precisa de demonstrar nada a ninguém pois o seu currículo fala por si, mas será que todos os Adeptos Portistas, tão “mal habituados”, terão a mesma paciência e fé em Lopetegui que a SAD Portista?
 
É que o facto de não se vencer absolutamente nada na época que está quase a terminar coloca uma enorme pressão sobre todos os agentes do Reino do Dragão e toda a gente sabe como os adeptos influenciam positivamente negativamente a prestação da equipa Azul e Branca…
 
p.s. Que me perdoem os meus colegas Portistas mas desculpas esfarrapadas não ajudam em nada o nosso Futebol Clube do Porto. Vem isto a respeito de um discurso “calímero” que se instalou na Bluegosfera que tem insistido na mentira de que o Bayern Munique é a melhor equipa do Mundo quando na verdade não o é. Por um lado a actual melhor equipa do mundo é o Real Madrid CF que venceu a última edição do Mundial de Clubes- Por outro o FC Porto teve a eliminatória nas mãos e só não soube gerir a vantagem que tinha sobre a equipa Germânica que fora brilhantemente conquistada no Dragão por mera “aselhice” e incompetência crassa de toda a equipa. Por isto tenham lá santa pachorra e não sigam o rumo da “calimerice” que tanto gozam quando a dita vêm do local habitual (2.ª Circular de LX).

7 comentários:

Carrela disse...

Não estamos habituados e custa imenso!

Mas será que se pode tirar da equação o #colinho da época?
Será que pudemos tirar da equação a tentativa de aliança? Em que o presidente do clube da propaganda "oferece" títulos ao vizinho em troca de aliança? Miguel Rosa/Dyverson?

De maneira nenhuma! Em condições normais estaríamos a gerir o campeonato...

Não estamos a falar de 3 ou 4 jogos (seria normal/aceitável), estamos a falar de 14 das primeiras 23 jornadas!!!!!!!
Depois nem me dei ao trabalho de continuar a registar a pouca vergonha...

Até em jogos que perderam pontos foram ajudados à descarada, como no jogo em Paços. Penalti inventado cedo... que só por acaso falharam! Se não, era outro jogo ganho facilmente...

Junte-se a isso, um novo projecto, com 16/17(Hernani em Janeiro) novos!

Junte-se ainda a postura ridícula do Clube que não o protege e o deixa à mercê de tudo o que é rafeiro...

Com o que se passou em Munique ninguém ficou mais frustrado que eu... E tb eu não gostei de ver Reyes no lugar de Ricardo... mas...
Será que foi isso que fez com que jogadores como Brahimi e Quaresma não tivessem sido capazes de aguentar a bola 2s em Munique?????

Será que é culpa de Julen que Casemiro não ataque a bola no cruzamento e que Maicon permita que o Alcantra se enfie no meio dos 2 para cabecear? Com Fabiano a "quase chegar"?
Será que é culpa de Julen que a bola que desvia e vai em direcção ao Fabiano passe-lhe pelas pernas?

Até pode ser, porque qd Fabinao fez merda ao abalroar Danilo com o BASEL e depois repitou a façanha e ainda consegui fazer-se expulsar aos 11' com o Arouca, podia/devia ter dado lugar a Helton (eu tinha feito) e se calhar até tinha-mos aguentado Munique...
Mas se percebi na altura que fazer isso seria "matar" Fabiano... não vai ser agora que correu mal que lhe vou cair em cima...

Será que é culpa de Julen que a porcaria dos gritinhos de revolta à Quaresma no final do descalabro de Munique resultem no que vimos na luz?

Até podem dizer que o 11 inicial não tinha a carne toda no assador!
Certo!
Mas eu vi uma primeira parte em que o Porto controlou tudo, em casa da equipa do compressor, com o estádio cheio! Eles chegaram ao intervalo com ZERO (0) remates à baliza!!!!! E nós 3, com a boa chance de golo que Jackson falhou...

Assim como não foi culpa de Julen que Jackson tenha falhado o penalti com o Sporting (taça).
Assim como não foi culpa de Julen que num jogo em que a equipa da propaganda em meia chance de golo tenha feito 2 no Dragão, como os nosso jogadores mais 1 fez a falhar claras chances de golo!

Eu não consigo atribuir as culpas todas a Julen, alguma terá pois claro, porque é o líder! Mas está LONGE, MUITO LONGE se ser o maior culpado!

Por mim, já o disse à muito (depois do jogo com o Sporting em casa) renovava por + 5 anos!

Estou convencido que se dermos continuidade a este projecto temos tudo para atingir o sucesso!

Esta época fala-se mt no "all in", mas o clube da propaganda só não gastou mais porque ao Porto soma-se 11M da comprou Adrián, que por acaso até agora só custou ordenados... é daquelas coisas...

Para o ano vai-se falar da mesma merda, e vão esquecer os Milhões conquistados na CL esta época....

Tudo serve para justificar a pouca vergonha que foi este campeonato...

eumargotdasilva disse...

Olha, diz-me quantas vezes é que fomos até aos quartos de final da Champions?

Ah e tal, e coisa, as outras equipes não prestavam ! ... e coisa e tal:
- E, já agora o Mónaco prestava?
- Quem era o Mónaco?
- E o Braga prestava?

Estou como o Carreira: precisa-se de um projeto.
Sério e honesto!

Com eros? - Claro que sim...
( Quem não comete erros que atire a 1ª pedra...)

Pedro Silva disse...

@ Carrela e reine margot

Antes de mais obrigado pelos vossos comentários. Tinha como objectivo lançar o debate sobre o futuro imediato do nosso FC Porto e graças às vossas preciosas intervenções estou a consegui-lo.

E para contribuir também eu para o debate deixo-vos a minha opinião sobre o assunto.

Eu não despedia Lopetegui

Isto porque o Basco é um líder e se há coisa que o actual FC Porto precisa é de um Líder (coisa que o Fonseca não soube ser). Julen não cede às parolices bacocas dos adeptos que agora lhe começam a cair em cima pois a época vai acabar a zero. E isto, a meu ver, é positivo. Dá-me garantias de que no futuro o Plantel vai ser construído de dentro para fora e não de fora (aadeptos parolitos) para dentro (tal como fizeram com Fonseca e tentaram fazer com VP).

Julen poderá vir a ser um AVB. Precisa é de descer mais à terra, tomar consciência da realidade do Futebol Português, inventar menos na hora das decisões e não se esconder tanto nas desculpas das arbitragens porque em Portugal já se sabe como tudo funciona.

O que também "ajudaria" Lopetegui a evoluir para melhor era a massa adepta Azul e Branca parar com esta treta da juventude e restante calimerice á Sporting. As equipas de VP também eram jovens e com menos opções no banco ganharam Campeonatos. Não foi pela juventude que tudo se perdeu. Foi pela falta de senso quando este foi preciso. Senso este que acredito que Lopetegui terá na próxima época até porque vai estar mais pressionado...

Luís Miguel disse...

Não há nenhuma desculpa esfarrapada, o Porto é o melhor, muitas vezes também consegue ser melhor mesmo tendo os árbitros como adversários mas ainda não somos consistentes a ganhar SEMPRE contra os árbitros.

É ganhar os 4 jogos seguintes e preparar a próxima época (espero bons refoços).

Outro aspecto a melhorar é fazer com que os jogadores deixem de brincar nas selecções para se concentrar exclusivamente no FCPORTO.

Anónimo disse...

O flopatego anda há uns tempos a oferecer-se a tudo o que é clube espanhol. Já o referi há uns meses atrás.

Parece que apresenta como currículo o facto de ter chegado aos quartos de final da champions, o ter treinado selecções jovens espanholas e o facto de privilegiar a posse de bola "à Guardiola".
Oferece também a oportunidade de levar consigo, por empréstimo, alguns jogadores de qualidade para o clube para onde for. Nomeadamente o Tello e por enquanto não sei de mais nenhum.

Os porkistas aplaudem-no, recebem-no com incentivos e até lhe engraxam os sapatos se necessário.
Andam tão desorientados que já nem vêem as negociatas que decorrem mesmo debaixo dos narizes deles.
Acho que até têm medo de o confrontar e ao resto da "armada espanhola". Talvez não queiram prejudicar futuros negócios com "entidades" espanholas.

Aquele balneário também deve andar uma coisa esperta.
O flopatego acaba de queimar o fabiano, obrigou o jackson a jogar infiltrado e parece que este agora está prestes a amuar, o Danilo não se quer lesionar antes de ir para Madrid, o Alex sandro quer sair depressa, o qualesma não jogou de início e já barafustou, os emprestados vão voltar para os seus clubes grandes e os outros sabem que ficam aqui a aguentar o que aí vem, os porkistas ferrenhos, andré andré e gonçalo paciência, já acham que merecem protagonismo por serem da estrumeira, o herrera também prefere sair enquanto parece que está um bocadinho mais na mó de cima, o quintero acha que devia ser a estrela da companhia...

Os parasitas que vão tentando mamar o que podem à conta do porko andam a afiar as facas planeando a melhor forma de aproveitarem esta tempestade em benefício próprio.

Os porkistas Vip andam todos caladinhos, depois de muito terem esbracejado após a vitória no 1º jogo com os alemães e há quem já não esteja a gostar muito disso.

Tá bonito aquilo, tá...

Carrela disse...

O L-O-P-E-T-E-G-U-I, se não sabe o nome, opte por dizer apenas Julen, vai ver que é mais simples!

Fez uma CL muito boa, como há muito não víamos!

E não me venham falar de facilidades... porque nem se quer estava-mos classificados para a prova!!
E já por muitas vezes fizemos campanhas fracas em grupos teoricamente acessíveis e em anos em que por cá cilindrávamos!

Como sabemos o Benfica cresceu mt, e ainda por cima, controla de tal forma fora do campo que esta época é a única equipa (inacreditável) que não perdeu 1 ponto que fosse em jogos com razões de queixa... nós temos vários!
E como se não bastasse foi levado ao colo em 2/3 deles!

O que Julen fez esta época em termos de campeonato daria para ganhar a maior parte dos últimos campeonatos...
Não conta? Conta pois!

Estou 100% seguro que se não fosse o colinho já éramos campeões!
E sim, apesar disso não o fomos por alguma azelhice! É essa azelhice que cai sobre Julen...

Não acredito em milagres, mas enquanto for matematicamente possível vou acreditar!

E se o impensável acontecer, será a maior VERGONHA que o nosso rival vai carregar para o resto da vida, não ter sido campeão com 2/3 dos jogos levado ao colo! Algo só imaginável na Coreia do Norte com o clube do kim!

E se o impensável acontecer, o Porto será o mesmo Porto das aselhices aqui e ali!

E se o impensável acontecer, o Julen será o mesmo que foi até aqui!

Um treinador que num ano 0, consegue criar uma equipa! Tem defeitos/melhorias a executar, obviamente!

Um treinador que transpira Portismo, ao contrário de boa parte dos nossos adeptos e da nossa estrutura que anda adormecida, a ser completamente comida e a dar a outra cara... chega ao ridículo que estar mais preocupada em mandar bocas para o Fernando Gomes (por mt razão que tenha) que para a pouca vergonha que se passa no campeonato....

E não é de agora!!


Portanto, apesar de alguns dissabores, que os houve logicamente, Marítimo, Nacional, Sporting, e Munique (apesar do feito de lá termos chegado com 3:1 a nosso favor)

Carrela disse...

Julen é CLARAMENTE e INDISCUTIVELMENTE para continuar!

É este o caminho!

Obviamente que para o ano as exigências serão outras!

Custa-me imenso chegar ao fim de mais uma época sem tocar no metal, mas não foi por Julen!