domingo, 17 de maio de 2015

Mais uma vez a Honra e a Camisola

Eis que chegámos á penúltima Jornada da Liga NOS. Poderá ser a Jornada em que tudo se define ou não, dependendo dos resultados que forem surgindo neste Domingo. Contudo ao Futebol Clube do Porto, não obstante a sua Fé numa “escorregadela” do Benfica em Guimarães, apenas lhe interessa ganhar para dignificar a sua Honra e Camisola.
 
Ora e para levar esta sua missão a bom porto o Dragão terá primeiro de marcar golos e só depois jogar bonito. Naturalmente que ninguém deseja a pobreza franciscana que se viu ante o Gil Vicente na Jornada anterior porque jogar assim contra um candidato à Europa pode vir a ser fatal, mas o que interessa essencialmente é que os Azuis brancos vençam nem que seja por meio a zero.
 
Contudo se já jogo que não é realmente fácil é o de hoje. É um facto que o CF Os Belenenses já não é mesmo de Lito Vidigal pois com a saída do Técnico Angolano o Clube da Cruz de Cristo perdeu algum do seu encanto e efectividade, mas não deixa de ser uma equipa perigosa que joga em casa e que irá, sem sombra de dúvida, dar tudo por tudo para somar pontos ante o seu público.
 
O Guardião Ventura (ex- FC Porto), o defe4sa Gonçalo Brandão, os médios Carlos Martins, Pelé e Miguel Rosa (todos ex-Benfica) e o avançado Rui Fonte (também ele ex-Benfica) são Atletas de imensa qualidade com os quais Julen Lopetegio deverá ter um cuidado especial. Felizmente Rui Fonte viu o quinto amarelo no jogo anterior e não poderá dar o seu contributo à equipa do Restelo, mas todos os outros irão entrar em campo e não se esquecerão que fizeram e fazem parte do plantel do SL Benfica que joga hoje uma cartada importante rumo ao Título.
 
Se há jogo onde Julen deve optar por uma posse com sentido de baliza é este, pois se o Basco se lembrar de entrar em campo com a sua habitual e pouco proveitosa posse pela posse ante um adversário que vai estar mais preocupado em defender do que em atacar será com toda a certeza a morte do artista para os lados da Invicta.
 
Adrián López e Hernâni estão de regresso aos convocados para a deslocação ao terreno do Belenenses, da 33.ª Jornada da Liga NOS, que se disputa hoje (18H), no Estádio do Restelo. Em relação às escolhas de Julen Lopetegui para a recepção ao Gil Vicente, no último Domingo, saem o médio Casemiro, suspenso por um jogo, e o avançado Tello, que tem uma tendinite na coxa direita. 
 
A chamada de Adrián López merece destaque pela negativa pois é certo e sabido que auando este entra em campo os Dragões passam a jogar com 10.
 
Lista de 18 convocados: Helton e Andrés Fernández (guarda-redes); Danilo, Martins Indi, Maicon, Quaresma, Brahimi, Jackson Martínez, Quintero, Reyes, Evandro, Herrera, Hernâni, Adrián López, Alex Sandro, Óliver Torres, Rúben Neves e Aboubakar.
 
Onze provável (4x3x3): Helton, Danilo, Maicon, Martins Indi, Alex Sandro, Rúben Neves, Herrera. Oliver Torres, Brahimi, Quaresma e Jackson.

4 comentários:

Jorge Vassalo disse...

Caro Pedro,

Todos sabemos que você não vê Lopetegui com bons olhos. Nos seus "Pensamentos da Semana", que são sempre a falar acintosamente acerca de Lopetegui, como se fosse a pior coisa que aconteceu ao FC Porto. Não concordo, as estatísticas também não, mas é a sua opinião e eu respeito-a.

Mas fases como esta, "A chamada de Adrián López merece destaque pela negativa pois é certo e sabido que auando este entra em campo os Dragões passam a jogar com 10.", merecem que não venha lê-lo mais. E por uma razão muito simples.

Podia dizer a mesma coisa este ano acerca de Quintero, por exemplo. Mas digo-lhe, é um jogador do FC Porto, portanto não o faço. E mais. Por essa lógica, Lizandro López, Ererson, Danilo e mesmo Deco não teriam lugar no FC Porto.

Adrián não marcou golos. Certo. Mas fez 3 belas assistências. Adrián foi o jogador mais "bullyzado" de que tenho memória. Por causa de um preço pelo qual ainda não se pagou UM CÊNTIMO. E um preço INFERIOR ao de Danilo.

Espero que você não tenha sido daqueles que o assobiavam mal punha os pés no relvado.

Para si, especialmente, adorava que Adrián hoje marcasse um hat-trick e fizesse duas assistências.

Abraço Azul e Branco,

Jorge Vassalo | Porto Universal

Anónimo disse...

Existem blogs portistas que censuram comentários de quem diz que o Sr Lopetegui é um péssimo treinador, é muito triste isso.
Felizmente este blog portista não o faz. Isto sim é democracia, Parabéns à Mística Azul e Branca.
O FCPorto tem de ter na próxima época um treinador capaz. Sérgio Conceição Ruí Vitória, ou Pedro Martins são incomparavelmente melhores que o Sr Lopetegui, que perdeu duas vezes com o Marítimo uma para o Campeonato outra para a Taça da Liga, perdeu em casa com o Sporting para a Taça de Portugal e perdeu para o Campeonato com os falidos.

Anónimo disse...

Caro Pedro

Partilho da sua opinião, Adrian é um flop tal como o Sr Lopetegui.

Pedro Silva disse...

@ Jorge Vassalo

Antes de mais os meus cumprimentos e agradecimento pelo seu comentário. O contraditório é saudável e exige-se na Bluegosfera.

Posto isto deixo aqui alguns esclarecimentos que me parecem ser pertinentes.

1 - Não estou contra Julen Lopetegui. Eu até que gosto do Basco.

O que não invalida que não alinhe em certas decisões que este toma, certas polémicas que cria e, mais importante que tudo, não aprecio a sua "panca" no sistema da "posse pela posse" porque isto de ter bola por ter bola não nos leva a lado algum pois sem alguma "vertigem" ofensiva a coisa não resulta. E isto para não recordar as trocas que Julen fazia Jornada sim, jornada sim no início da época.

2 - Não sou pessoa de ir para o Estádio assobiar ou aplaudir seja quem for. Já não tenho 18 anos de idade e a minha paciência é agora utilizada para outras coisas. Vejo futebol por diversão e pouco mais. Evidentemente que fico chateado quando o FC Porto perde, mas não faço disto questão de Vida ou Morte. O mesmo tipo de lógica sigo quando o Dragão vence dado que fico feliz mas não faço disto a minha Vida.

Para mais sou contra isto dos assobios seja a quem for. Enerva o espectador, chateia quem está no campo a trabalhar e não resolve absolutamente nada. Já as palmas "sou como o outro" se bem que acho que deve haver alguma coerência neste aspecto.

3 - Sobre Ádrian tenho a minha opinião e, até prova em contrário, irei mante-la. Não é Jogador par o FC Porto.

Já o acompanhava no Atlético de Madrid e reparei que o Espanhol era capaz do melhor e do pior. É um Jogador muito inconstante que em Madrid jogava como segundo avançado no apoio ao ponta de lança e agora no Dragão tem jogado a extremo e não tem sido nada feliz.

Não o assobio mas também não faço dele o Torres ou Diego Costa só porque é Atleta do FC Porto. Para já é um erro de casting que foi cedido ao FC Porto para amortização de uma dívida que o Atlético tinha para com o FC Porto.

Um abraço!!!