terça-feira, 19 de maio de 2015

Pensamento da Semana: Porque a culpa também é nossa

Desde o passado Domingo que tenho lido e ouvido algumas opiniões de vários adeptos do Futebol Clube do Porto, Uns apontam o dedo a Julen Lopetegui, outros preferem destacar a questão das arbitragens e outros dizem que a equipa não soube dignificar a camisola Azul e Branca. Não obstante os alvos dos Adeptos serem diversos todas estas opiniões tinham um denominador comum: o FC Porto não mereceu ser Campeão. E não o mereceu porque ante o CF Os Belenenses a equipa não mostrou o que é Ser Porto, jogar à Porto, lutar até ao fim e por adiante.
 
Ora eu já há muito que venho dizendo que ao Futebol Clube do Porto dos nossos tempos falta-lhe o ADN do Dragão. Já na época passada o Porto de Fonseca começou a determinada altura a dar sinais deste mal e agora o Porto de Julen voltou a mostrar que o problema veio para ficar.
 
Ora perante o problema podemos afirmar que a culpa é somente dos Dirigentes, Técnicos e Jogadores? Ou será que nós adeptos também temos culpa no cartório?
 
Na minha modesta opinião acho que nós adeptos temos muita culpa pelo actual estado de coisas. 
 
Quando disse aqui neste mesmo espaço que o Futebol Clube do Porto de Julen não sabe o que é ser Porto fui fortemente criticado e senti que a mensagem não tinha sido percebida por ninguém, mas será que agora toda a gente percebe onde queria chegar na altura? Quer-me parecer que sim e só foi preciso no passado Domingo os Dragões terem entregado o Título ao Benfica após um péssimo jogo no Restelo.
 
Com um Futebol Clube do porto “cada vez mais estrangeiro” desde os seus escalões de formação cabe-nos a nós adeptos a árdua tarefa da mística do Dragão. 
 
E não será com toda a certeza com assobios, esperas, petardos, festejos demeias vitórias e festejos de derrotas onde a equipa “levou uma cabazada” que vamos cumprir com esta nossa tarefa. Hoje mais do que nunca o Futebol Clube do porto precisa de nós…
 
Mas atenção, o que o Dragão realmente precisa é de adeptos racionais e exigentes e não da “cowboyada” que vai para o aeroporto fazer a festa de uma derrota pesada para passados umas semanas estar a exibir tarjas com recados para a equipa. E muito menos o Clube Azul e Branco necessita da malta que acha que tem de se “dizer ámen” a tudo o que se faz no Reino do Dragão porque sim.

5 comentários:

Anónimo disse...

Estou plenamente de acordo com V. Ex. Sr Pedro Silva.
O nosso Jorge Nuno está com a idade que está e o coração já não é o que era. Por isso o FCPorto necessita de sangue novo na direcção, gente com ambição e talento.
Como Lopetegui é um desastre, o novo treinador do portista terá de ser Sérgio Conceição ou Ruí Vitória.

Carrela disse...

Outra vez o Sérgio Conceição? Que está a 24 pontos do Porto?
Que perdeu 3 e empatou outros 3 dos últimos 6 jogos?
É com este tipo de comentário que quer ser levado a sério?
E o Julen é que é mau?
Por favor........................

@Pedro

Este Porto não é de agora, como referiu e bem!

E é isso que tem de ser revisto, tal como o ano passado acordamos mal e tarde!

Não consigo colocar as culpas da falta de "alma" em Julen!
É só assistir ao que o Homem diz e faz para perceber que ele não poupa energia, dá tudo o que tem para chegar aos objectivos!

Ainda no último jogo, com a equipa a meter nojo em campo ele está revoltado, porque sente que não consegue inverter a atitude!

Ora, isto implica alguma mudança como é evidente! Ou saem os jogadores que não entendem a mensagem ou sai o treinador que não consegue fazer chegar a mensagem! Não acredito nesta 2ª hipótese, mas... não estou lá para ver!
O que sei é que há jogadores que dão gritos de revolta e depois vão abraçar e beijar o "inimigo"...

O único denominador comum entre este ano e o ano passado é a postura apática da administração!
É o termos sido comidos... e andado calados...

Mudaram um pouco com o "Dragões Diário", já é alguma coisa...

Se isso mudar, o resto tb mudará!
Temos um fantástico treinador (minha opinião, mas sustentada por números e factos) e um bom plantel (vamos aguardar pelas saídas)

Eu acredito que temos argumentos mais que suficientes para retornar ao sucesso...

Anónimo disse...

Sr Carrela por acaso o treinador Sérgio Conceição teve à disposição o plantel que o Sr Lopetegui dispôs? Não.
Sabe que em 3 jogos com o sl beneficiados o treinador Sérgio Conceição ganhou dois e perdeu um. Quantos ganhou o Sr Lopetegui ao referido clube nas duas vezes que os enfrentou? Nenhum.
Já agora, quem está na final da Taça de Portugal, o fabuloso Lopetegui ou o mau Sérgio Conceição?
Depois de tudo isto, quem deve ser levado a sério eu ou V. Ex.?

Carrela disse...

Anónimo,

Obrigadinho por lembrar que o plantel do Sérgio era inferior, é que ninguém tinha reparado!!

O Sr. acha normal, aliás MUITO BOM, que o 4º melhor plantel (pelo menos) perca 10 jogos e empate 7, certo?

Final da taça, verdade e facto indesmentível!

Julen apanha no primeiro jogo o Sporting... em casa é certo, mas o Sporting foi assim tão superior?

Marcaram aos 2 min, com um erro (inicial) do miúdo Neves.... Jackson falhou penalti, o jogo em si, apesar de tudo foi equilibrado!
Mas lá está, não foi o Jackson que falhou o penalti foi o Julen Lopetegui!

Se calhar é essa a diferença, eu avalio o que se passa em campo, quem domina as variáveis do jogo e o sr. avalia pelo resultado final!

Para mim, quem domina as variáveis, posse, remates, remates à baliza, faltas, cantos, recuperações, etc etc está sempre mais perto de ganhar do que de perder!
Foi o nosso caso na maioria dos jogos... para não dizer todos ou quase todos!

Para o anónimo, uma equipa que faz um remate e ganha tem mérito, mesmo que o adversário mande 3 bolas ao ferro e falhe um penalti! Enfim....

Estou seguro que Julen só sai se quiser, se enjoar ou ficar farto da porcaria que se passa neste campeonato. Porque em termos de competência, deu provas que está à altura das necessidades!
Para o ano falamos!

Anónimo disse...

Sr Carrela só lhe faço uma pergunta, se Sr Lopetegui fosse treinador do Sporting de Braga em que lugar achava que ele acabava?