quinta-feira, 15 de outubro de 2015

O Cantinho das Modalidades

Andebol

- O FC Porto venceu o Benfica por 30 x 25 em partida da sétima jornada do Campeonato Fidelidade Andebol 1, selando a sexta vitória em seis jogos na competição. Os Heptacampeões chegaram ao intervalo já a vencer (16 x 13) e foi com naturalidade que, na segunda metade, asseguraram a vitória frente aos Lisboetas e actuais líderes do campeonato, com um ponto de vantagem mas mais um jogo disputado. Os melhores marcadores dos Dragões foram Gilberto Duarte (7 golos), Ricardo Moreira, Yoel Morales e Gustavo Rodrigues (4).
 
- Graças a uma segunda parte imparável, em que anularam a desvantagem de dois golos que se registava ao intervalo, o FC Porto bateu o Chekhovskie Medvedi, Campeão Russo, por 31 x 27, na quarta jornada da Liga dos Campeões da EHF. Com este resultado, os Dragões somam agora seis pontos (três vitórias e uma derrota) no grupo C, estando assim no primeiro lugar, a par dos Bielorrussos do Meshkov Brest e dos Espanhóis do La Rioja. Hugo Santos, com sete golos, foi o melhor marcador da partida, à frente de Gustavo Rodrigues (seis) e Gilberto Duarte (seis). Porém, há sobretudo que destacar uma exibição colectiva de muito querer e capacidade, no culminar de uma semana soberba, que incluiu ainda vitórias sobre o Sporting e o Benfica.
 
- Alfredo Quintana foi um dos esteios do FC Porto na vitória sobre o Chekhovskie Medvedi (31 x 27)​, da quarta jornada do grupo C Liga dos Campeões da EHF. A boa exibição do guarda-redes Luso-cubano mereceu destaque por parte da Federação Europeia de Andebol, nomeadamente a defesa ao minuto 22:55 do jogo de sábado passado, que está entre as cinco melhores na habitual rubrica Top 5 Saves da EHF.
 
- Há quatro candidatos do universo do FC Porto a integrar as listas das Federações Desportivas Portuguesas ao prémio Desportistas do Ano 2015. O Clube é directamente indicado através da sua equipa sénior de andebol, que é Heptacampeã nacional, sendo ainda referidos três Atletas dos Dragões: o futebolista Rúben Neves (jovem promessa) e os andebolistas Gilberto Duarte (atleta masculino) e Miguel Martins (jovem promessa).
 
- O guarda-redes David Sousa e o central Miguel Martins, do plantel principal do FC Porto, bem como Rui Ferreira, Ruben Ribeiro e Diogo Silva, da equipa júnior Portista, estão convocados para a Selecção Portuguesa de Juniores tendo em vista o estágio que decorrerá em Almada, nos dias 26 e 27 deste mês.
 
Hóquei em Patins 
 
- ​O FC Porto Fidelidade bateu este a Física (4 x 0), em Torres Vedras, em jogo referente à segunda jornada do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão. Com um “hat-trick” de Hélder Nunes (22m, 25m e 45m) e mais um remate certeiro de Jorge Silva (49m), os Azuis e Brancos somaram a segunda vitória consecutiva e mantêm-se entre os líderes da prova. 
 
Basquetebol
 
- O FC Porto iniciou da melhor maneira o regresso à Liga Portuguesa de Basquetebol, batendo o Eléctrico (78 x 61), no Pavilhão Municipal de Ponte de Sor, em jogo da primeira jornada da competição. Devido ao diferendo entre os árbitros e a Federação Portuguesa de Basquetebol, o encontro começou 20 minutos mais tarde e esteve mesmo em risco de não se realizar. Os jogos Benfica x Vitória de Guimarães e Ovarense x Maia Basket, por exemplo, não se realizaram. 
 
- O FC Porto garantiu a segunda vitória consecutiva, ao bater em casa a Ovarense (64 x 59) naquele que foi o regresso, 1.600 dias depois, da Liga Portuguesa de Basquetebol ao Dragão Caixa. Num jogo em que Miguel Queiroz e Nick Washburn foram os melhores marcadores do lado da equipa de Moncho López (12 pontos), os Azuis e Brancos foram superiores e já lideram a prova. 
 
Bilhar
 
- O FC Porto conquistou mais uma Supertaça de bilhar carambola, ao bater por 3 x 0 o Sporting, nas instalações dos Dragões de Setúbal. Rui Manuel Costa (3 x 0), Fernando Cunha (3 x 2) e João Ferreira (3 x 2) venceram os respectivos jogos, não tendo havido necessidade de terminar o quarto duelo, que opunha Alípio Jorge a Jorge Theriaga. Trata-se da 13.ª Supertaça no historial do FC Porto, actual detentor da Taça de Portugal, e a quinta consecutiva. Desde 2011 que os Azuis e Brancos não deixam fugir a conquista do troféu.

Sem comentários: