terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

O Cantinho das Modalidades

Andebol

- O Boa Hora é o adversário do FC Porto nos quartos de final da Taça de Portugal, ditou o sorteio realizado na sede da Federação de Andebol de Portugal. O jogo está marcado para 12 de março, no Dragão Caixa. 

Basquetebol 

- O FC Porto bateu o Benfica (69 x 68), no Pavilhão Municipal de Oliveira do Hospital, conquistando assim a Taça Hugo dos Santos, a terceira do historial Portista nesta competição, que desde há sete anos substitui a extinta Taça da Liga.

Hóquei em Patins 

- A lei do mais forte imperou e o FC Porto Fidelidade recebeu e venceu a Física de Torres Vedras, por 11 x 1, no Dragão Caixa, na 15.ª jornada do Campeonato Nacional de hóquei em patins. Tratou-se do resultado mais gordo da época em jogos a nível interno (apenas superado pela goleada frente ao Iserlohn, para a Liga Europeia, por 21 x 1), num jogo em que houve cinco portistas a bisar: Reinaldo Garcia, Vítor Hugo, Hélder Nunes, Álvaro Morais e Jorge Silva. Com este triunfo, os Azuis e Brancos mantêm a segunda posição e passam a somar 36 pontos, menos sete do que o líder Benfica, que bateu a Juventude de Viana, por 9 x 5. 

- O FC Porto Fidelidade perdeu no terreno do Turquel, por 8 x 5, em encontro da 16.ª jornada do Campeonato Nacional de hóquei em patins, atrasando-se assim na luta pelo primeiro lugar. Dez pontos separam agora os Dragões, segundos classificados, do líder Benfica, após um jogo em que quase nada saiu bem. Os Portistas foram surpreendidos pela entrada forte da equipa da chamada "aldeia do hóquei" e não conseguiram voltar à partida a tempo de discutir a vitória, face a uma formação que evidenciou uma eficácia fora do normal. Os Azuis e Brancos lutaram bastante, mas nem nas bolas paradas foram felizes. 

Bilhar

- Tiago Teixeira, atleta de 13 anos do Dragon Force, irá disputar de 7 a 12 de Fevereiro, em Wroclaw na Polónia, o Europeu de Sub-18 e já conhece os seus adversários no grupo J: o albanês Eklent Kaçi, de 17 anos, o norte-irlandês Daniel Nixon, de 16 anos, e o ucraniano Iulian Boiko, de dez anos. Também o campeão nacional Pedro France, atleta do FC Porto de 35 anos, conhecerá os seus adversários para o Europeu organizado pela World Snooker. 

Entretanto a nível doméstico, o FC Porto assegurou a duas jornadas do fim o primeiro lugar no apuramento para a final do Campeonato Nacional de clubes. Por outro lado, Pedro France, lidera à terceira jornada o apuramento para o Campeonato Nacional individual. 

- ​Daniel Sánchez estabeleceu um novo recorde espanhol de 23 carambolas na fase final do Campeonato do país, que está a decorrer em Paiporta, Valência. A série brilhante foi conseguida na partida frente a Andrés Carrión e, claro está, terminou com vitória do bilharista do FC Porto, que vai defrontar Luis Avallone, nos oitavos-de final. Sanchéz, campeão em título, procura conquistar pela 18.ª vez a prova. 

O bilharista de 41 anos ficou muito perto de igualar o recorde mundial de carambolas consecutivas, que é de 28, e que pertence a quatro jogadores: ao japonês Junichi Komori e aos belgas Raymond Ceulemans, Roland Forthomme e Frédéric Caudron.

- Daniel Sánchez sagrou-se campeão de Espanha de bilhar às três tabelas, pela 18.ª vez em 21 participações, após bater na final o também catalão Sergio Jiménez, por 40 x 23, em 21 entradas. A competição foi disputada em Paiporta, na Comunidade Valenciana, e o bilharista do FC Porto voltou a estabelecer novo recorde na média geral de carambolas por entrada na prova (2,245). 

A terceira posição no campeonato foi partilhada por Alfonso Legazpi e David Zapata, batido na meia-final por Sánchez.

Sem comentários: