terça-feira, 26 de abril de 2016

O Cantinho das Modalidades

Andebol

- O FC Porto perdeu frente ao Benfica (22 x 20), em Lisboa, no quarto jogo da meia-final do Campeonato Fidelidade Andebol 1, ganha pelos lisboetas (3-1). Com esta derrota, os azuis e brancos ficam pelo caminho e falham o acesso à final do campeonato. 

Basquetebol

- O FC Porto ganhou vantagem nos quartos de final dos playoffs da Liga Portuguesa de Basquetebol (disputados à melhor de cinco jogos), ao bater, no Dragão Caixa, o Vitória de Guimarães, por 90 x 80. Os Dragões lideraram quase sempre o marcador, mas o vencedor do grupo B e vice-campeão nas duas últimas épocas nunca baixou os braços e manteve o resultado em aberto até meados do último período. Os portistas estiveram melhor no ataque (52,4 por cento de acerto nos lançamentos de campo) do que na defesa, sendo de destacar as prestações dos americanos Troy DeVries (melhor marcador da partida, com 23 pontos) e Brad Tinsley (marcou 15, 12 deles no último quarto). Nick Washburn, com 12 pontos e nove ressaltos, também merece uma menção.

- O FC Porto recebeu e venceu o Vitória de Guimarães (88 x 81), no Dragão Caixa, no segundo jogo dos quartos de final dos Playoffs da Liga Portuguesa de Basquetebol. Depois do triunfo na passada sexta-feira (90 x 80), os azuis e brancos voltaram a levar a melhor sobre os vimaranenses e aumentaram para 2 x 0 a vantagem na eliminatória, ficando agora a (mais) uma vitória de carimbar o passaporte para as meias-finais. 

Hóquei em Patins 

- O FC Porto Fidelidade venceu o Candelária (2 x 0), nos Açores, em jogo a contar para a 22.ª jornada do Campeonato Nacional de hóquei em patins. Com este triunfo, os azuis e brancos passam a somar 54 pontos e mantêm a segunda posição da tabela. 

Boxe 

- A equipa de boxe do FC Porto venceu quatro combates que integraram as galas que decorreram em Matosinhos e Guimarães e que servem de preparação para os Campeonatos nacionais agendados para Abril. 

Ciclismo 

- Samuel Caldeira, do W52-FC Porto-Porto Canal, terminou no quarto lugar da Volta à Rioja em bicicleta, completando a prova de 157,4 quilómetros com o mesmo tempo (3h47m20s) do vencedor, o australiano Michael Matthews, da Orica-GreenEdge. Houve mais dois portistas no top 10 da prova, com a duração de apenas um dia: Daniel Freitas foi 5.º e Juan Ignacio Pérez décimo. Os Dragões triunfaram na geral colectiva, com o mesmo tempo de outras nove equipas (11h22m00s), incluindo as outras duas portuguesas que participaram, a Radio Popular-Boavista e o Louletano-Hospital de Loulé.

- Juan Ignacio Pérez foi 20.º na Klasika Primavera, uma prova de um dia com a distância de 171,5 km e partida e chegada em Amorebieta, no País Basco. O espanhol, a correr em casa, foi assim o melhor classificado do W52-FC Porto-Porto Canal, a 1m33s do vencedor Giovanni Visconti, italiano da Movistar. Rafael Reis cortou a meta integrado no mesmo grupo, no 23.º lugar.

- Rafael Reis foi o melhor classificado da W52-FC Porto-Porto Canal na primeira etapa da 31.ª edição da Volta a Castela e Leão. O ciclista azul e branco terminou em 14.º lugar, a 54 segundos do vencedor, o colombiano Carlos Betancour (Movistar Team) na tirada que ligou Alcanices (Espanha) a Bragança (Portugal), numa extensão de 166,3 quilómetros.

- Depois de já ter sido o melhor da W52-FC Porto-Porto Canal​, Rafael Reis voltou a ser o melhor portista em prova, na segunda etapa da 31.ª edição da Volta a Castela e Leão, ao terminar a etapa no quinto posto. Num percurso com a extensão de 170,6 quilómetros, que ligou a cidade de Bragança a Fermoselhe, Rafael Reis cruzou a meta a 51 segundos do vencedor da etapa, o espanhol Alejandro Valverde, que gastou 4:21:28 horas para completar a etapa. Na classificação geral o ciclista azul e branco segue em oitavo.

- Raúl Alarcón sagrou-se vencedor da camisola da montanha na 31.ª edição da Volta a Castela e Leão, cuja terceira e última etapa se disputou entre Salamanca e o Alto de la Plataforma, em Candelário, na distância de 151,4 quilómetros. O espanhol do W52-FC Porto-Porto Canal somou 18 pontos, mais dois do que Alejandro Valverde, vencedor e grande figura da prova, e conquistou a camisola vermelha.

- Samuel Caldeira venceu a etapa inaugural da 3.ª edição da Volta à Bairrada. O ciclista da W52-FC Porto-Porto Canal completou os 161,5 quilómetros da etapa, que ligou o Luso à Mealhada, com o tempo de 3:45:10 horas.

- Rafael Reis terminou a segunda etapa da terceira edição da Volta à Bairrada no segundo posto, com o ciclista da W52-FC Porto-Porto Canal a chegar com o mesmo tempo do vencedor da prova, Daniel Mestre, que completou os 169,5 quilómetros da etapa em 4:07:49 horas.

- Rafael Reis venceu a terceira edição da Volta à Bairrada, após ser primeiro na terceira e última etapa - um contrarrelógio individual de 9,7 quilómetros, em Pampilhosa -, com 16 segundos de vantagem sobre o mais directo perseguidor (Alejandro Porto, da LA Alumínios/Antarte). O ciclista do W52-FC Porto-Porto Canal, que chegou a esta última tirada no segundo lugar da geral, com o mesmo tempo de Daniel Mestre, da Efapel, superiorizou-se com uma vantagem significativa num contrarrelógio bastante curto (cumprido em 10m25s), e garantiu assim o triunfo na geral, com o tempo de 8h03m34s, menos 19 segundos do que Alejandro Porto, segundo. Os Dragões foram também primeiros na geral por equipas. 

Desporto Adaptado 

- Pedro Cardoso, atleta de desporto adaptado do FC Porto, sagrou-se, em Lamego, tricampeão nacional individual de ténis de mesa. O portista António Macedo também subiu ao pódio, conquistando o segundo lugar. É a 14.ª vez na história que um atleta azul e branco termina entre os três primeiros lugares da competição. Pedro Cardoso e António Macedo sagraram-se ainda tricampeões na variante de pares, prova em que a dupla formada por Vasco Rodrigues e Mário Ribeiro conseguiu a terceira posição.  

Natação  

- Os nadadores do FC Porto estiveram em destaque no VII torneio de natação Cidade de Cantanhede, disputado nessa cidade bairradina. A equipa azul e branca, constituída por nadadores de categorias infantis e absolutos, somou 345 pontos, mais cinco do que a segunda classificada Náutico de Coimbra (340) e oito do que o Galitos de Aveiro (327), que fechou o pódio. 

- Teresa Amorim e João Ascensão, nadadores do FC Porto, venceram o Torneio Especialistas que decorreu na Piscina Olímpica da Póvoa de Varzim.

Sem comentários: