sexta-feira, 8 de julho de 2016

O Cantinho das Modalidades


Basquetebol 

- O FC Porto está entre as 16 equipas que vão disputar a primeira eliminatória de qualificação para a nova Liga dos Campeões de basquetebol, criada pela FIBA e em estreia absoluta em 2016/17. A Basketball Champions League já tem 24 equipas com lugar assegurado na fase de grupos, sendo que as restantes oito que completarão o lote final vão sair das duas eliminatórias de qualificação. 

Na primeira eliminatória, os campeões nacionais vão defrontar uma das outras 15 equipas, a duas mãos, avançando para a segunda e derradeira eliminatória os oito vencedores, que se juntarão a outras oito equipas. Aí, em novo duelo a duas mãos, seguem para a fase de grupos os oito vencedores da segunda eliminatória, perfazendo assim as 32 equipas que iniciarão a primeira edição da Basketball Champions League. O sorteio do calendário da competição realiza-se no dia 21 de julho, em Munique, na Alemanha. 

As equipas que ficarem pelo caminho nas duas eliminatórias de qualificação, entram diretamente na fase de grupos da FIBA Europe Cup, competição que o FC Porto disputou na época passada. Eis as 16 equipas que vão disputar a primeira eliminatória de qualificação da Basketball Champions League: FC Porto, Benfica, Juventus (Lituânia), Kataja (Finlândia), Igokea (Bósnia e Herzegovina), Rilski Sportist (Bulgária), Tsmoki Minsk (Bielorrússia), Donar Groningen (Holanda), KK Mornar Bar (Montenegro), Tartu Ülikool/Rock (Estónia), CS Municipal Oradea (Roménia), U-Mobitelco BT Cluj-Napoca (Roménia), BC Prievidza (Eslováquia), Bakken Bears (Dinamarca), Södertälje Kings (Suécia) e Petrolina AEK (Chipre). 

Bilhar 

- O FC Porto sagrou-se campeão nacional de snooker por equipas ao vencer na final a Cue Action/Amadora por 3-0, logo no primeiro ano em que compete nesta variante do bilhar, uma das mais complexas da modalidade. A final do Campeonato Nacional de Snooker por equipas - prova organizada pela Federação Portuguesa de Bilhar - decorreu no Casino da Figueira da Foz. Com esta vitória, o bilhar do FC Porto acabou por se sagrar vencedor em todas as provas nacionais em que competiu por equipas.

Sem comentários: