sábado, 23 de julho de 2016

O Cantinho das Modalidades

Andebol

- Realizou-se em Viena, na Áustria, o sorteio da primeira e segunda fase de qualificação da Taça EHF em andebol e a sorte ditou que a equipa do FC Porto vai defrontar os georgianos do Batumi, com o primeiro jogo a ser disputado em casa dos adversários, entre os dias 3 ou 4 de setembro e a segunda mão no Dragão Caixa, entre 10 ou 11 de setembro.

- Realizou-se no auditório do Centro Cultural Casapiano, em Lisboa, o sorteio do Campeonato Fidelidade Andebol 1 e a sorte ditou que o FC Porto inicia a prova frente ao Belenenses no Dragão Caixa. O jogo está agendado para o dia 3 de setembro. 

Os Dragões seguem depois para o primeiro jogo fora, com a segunda jornada a reservar à formação liderada por Ricardo Costa uma curta deslocação à Maia, para jogar frente ao à ADA Maia, a 10 de setembro.

Sete dias depois, os azuis e brancos jogam o primeiro clássico da época. No dia 17, data para a qual está prevista a terceira jornada, recebem o Benfica no Dragão Caixa. 

A fase regular da prova, que inclui um total de 14 equipas, termina a 11 de março do próximo ano, após 26 jornadas, sendo que para esta época, ao contrário do que sucedeu na época passada, em que o vencedor foi conhecido “via” play-off, o campeão de 2016/2017 será conhecido após uma fase final para a qual se apuram os seis primeiros classificados da primeira fase. Estes jogarão uma “mini liga”, que iniciam com metade dos pontos da primeira fase, e o campeão será o clube com mais pontos somados no final das dez jornadas. 

Para que a lista das 14 equipas da primeira divisão fique completa faltam ainda dois clubes, que sairão de uma “mini liga” disputada entre o São Mamede, Fafe e o Sismaria. 

Basquetebol

- O FC Porto vai defrontar os lituanos da Juventus Utena na primeira eliminatória de qualificação para a Liga dos Campeões de basquetebol, a competição organizada pela FIBA que se estreia em 2016/17 com novo figurino. O primeiro jogo está marcado para 27 de setembro, às 21h30, no Dragão Caixa, e o segundo para dois dias depois, às 16h30 (hora de Portugal Continental), na Arena de Utena, na Lituânia.

Sem comentários: