terça-feira, 20 de setembro de 2016

Prováveis Alterações na Champions

A partir de 2018 a Liga dos Campeões pode mudar para um formato que favorece as equipas alemãs, inglesas e espanholas. A UEFA pretende alterar o modo de qualificação para garantir que as ‘grandes’ equipas estejam sempre representadas no torneio de futebol. O órgão que gere o futebol europeu está a ponderar aumentar o número de vagas das três ligas em mais um clube. Desta forma, Alemanha, Inglaterra e Espanha que têm três equipas com acesso direto à fase de grupos podem aumentar para quatro.
O aumento da ‘quota’ das três ligas não significa uma alteração do número de equipas na fase final da Liga dos Campeões. A UEFA continua a manter uma fase de grupos com 32 equipas, mas com menos lugares para a disputar. Este novo modelo prevê a existência dos play-off como este ano mas com menos vagas. Vão estar cerca de 50 clubes a lutar por seis vagas na fase de grupos da Liga de Campeões. O objetivo principal passa por garantir que os ‘tubarões’ estarão todos presentes na competição e, desta forma, aumentar o mérito desportivo da competição.

A situação de Portugal não irá ser alterada com o novo modelo. As duas melhores equipas portuguesas no campeonato continuarão a ter apuramento direto para a fase de grupos, enquanto o terceiro classificado disputará os play-off de apuramento. Logicamente a dificuldade para ultrapassar o play-off aumenta.
O novo modelo está ainda em fase de discussão e este cenário poderá ser modificado. A alteração do modelo da competição é um objetivo da UEFA para a edição de 2018/19 da Liga dos Campeões. A manutenção da rota dos campeões na qualificação para a Liga dos Campeões garante que todos os clubes de todas as associações possam apurar-se através dos respetivos campeonatos e qualificar-se para as duas provas europeias. Os vencedores da Liga Europa, atualmente obrigados a disputar um play-off, passarão a qualificar-se automaticamente para a fase de grupos da Liga dos Campeões.
Os clubes serão avaliados em função dos próprios resultados e o sucesso histórico nas competições também é tido em conta no cálculo (serão dados pontos por títulos europeus, com um sistema que irá distinguir vitórias na Liga dos Campeões e na Liga Europa). O novo modelo de distribuição de receitas garante um aumento de pagamentos a ligas e clubes que forem eliminados na fase de qualificação. Além disso, haverá uma redução do valor referente ao market pool, significando que todos os clubes irão receber mais dinheiro pelo sucesso desportivo e menos por estarem num grande mercado televisivo.

Até à próxima

Sem comentários: