terça-feira, 4 de outubro de 2016

O Cantinho das Modalidades

Andebol

- Sexto jogo e sexta vitória para a equipa de andebol do FC Porto. A mais recente “vitima” dos Dragões foi a equipa do Boa Hora, que acabou vergada no seu terreno por uns esclarecedores 18-39. Na equipa azul e branca, que assim se mantém no topo da classificação, destaque para os seis golos marcados pelo ponta-direita António Areia, que terminou a partida com um a mais do que a dupla Gustavo Rodrigues e José Carrillo.

Basquetebol

- A equipa de basquetebol do FC Porto acabou derrotada pela Juventus Utena, por 81-83, num jogo da primeira mão da segunda pré-eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões que ficou apenas decidido nos derradeiros minutos. Os Dragões jogam na Lituânia, a segunda mão, para a qual partem com dois pontos de desvantagem na eliminatória.

- O FC Porto perdeu diante da Juventus Utena (77-59), na Lituânia, na segunda mão da segunda pré-eliminatória de acesso à Basketball Champions League (BCL). Depois da derrota na primeira mão (81-83), no Dragão Caixa, os azuis e brancos falharam assim o acesso à fase de grupos da mais recente prova do calendário basquetebolístico europeu, seguindo para a FIBA Europe Cup, competição que o FC Porto disputou na época passada. Esta temporada, os Dragões ficarão inseridos num grupo juntamente com Sopron (Hungria), Nanterre 92 (França) e Antwerp Giants (Bélgica), o primeiro adversário (19 de outubro).

Hóquei em Patins

- O FC Porto Fidelidade venceu o Benfica (13-7), no Pavilhão Municipal da Mealhada, conquistando assim a 20.ª Supertaça de hóquei em patins da sua história, competição na qual é, de muito longe, o clube mais titulado em Portugal. Num jogo cheio de história e de golos, os Dragões mostraram ser mais fortes e ergueram justamente o troféu.

- O FC Porto Fidelidade recebeu e venceu o Óquei de Barcelos (4-2), no Dragão Caixa, em jogo da primeira jornada do Campeonato Nacional de hóquei em patins. Depois da conquista da Supertaça frente ao Benfica (13-7), no fim de semana anterior, os azuis e brancos entraram assim da melhor forma no campeonato, seguindo-se uma deslocação ao reduto do Juventude de Viana na segunda jornada (08/10, 21h30).

Ciclismo

- O ciclista Gustavo Veloso vai continuar a envergar o dorsal azul e branco depois de ter renovado o contrato que o liga à equipa do W52-FC Porto-Porto Canal por uma temporada. O galego, vencedor das edições de 2014 e 2015 da Volta a Portugal, confessou que aos 36 anos, e depois de completar quatro dentro da estrutura W52, a continuidade acaba por ser a escolha mais lógica para a sua carreira, e que por isso está “muito feliz” por continuar a competir com a camisola azul e branca.

Desporto Adaptado

- Pedro da Clara foi derrotado por 5-2 frente ao sul-coreano Hyeonseok Seo, nos quartos de final do torneio individual misto de boccia BC4 dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, perdendo assim a hipótese de lutar pelas medalhas. No entanto, o atleta portista, que competiu pela primeira vez nos Jogos, vai trazer para Portugal um diploma paralímpico, que reflete uma participação muito positiva. Pedro da Clara competiu ainda na variante de pares, com Carla Oliveira e Domingos Vieira, mas a equipa não passou da fase de grupos.

- O FC Porto participou com cinco atletas na segunda prova de Classificação Nacional de Atletas de Ténis de Mesa Adaptado e conquistou quatro pódios: Pedro Cardoso foi primeiro e Mário Ribeiro terceiro, na categoria de Deficiência Intelectual; João Andrade foi segundo, na categoria de Deficiência Motora (de pé); e Fábio Ramalho terceiro, na categoria de Síndrome de Down. A competição teve lugar no Pavilhão Municipal da Torre da Marinha e esteve inserida na 33.ª Seixalíada. - A dupla Pedro Cardoso e António Macedo conquistou a 22.ª Taça de Portugal de ténis de mesa da ANDDI, o que acontece pelo segundo ano consecutivo. Para além disso, garantiram o primeiro lugar do Torneio das Vindimas, em pares; em individuais, Pedro Cardoso classificou-se no primeiro lugar do referido torneio, com António Macedo a terminar no segundo lugar.

Sem comentários: