sexta-feira, 4 de novembro de 2016

O Cantinho das Modalidades


Andebol

- O FC Porto segue invicto e isolado na liderança da primeira fase do Andebol 1. O Dragão fez uma curta viagem até Matosinhos para conquistar a décima vitória no campeonato diante da Académica São Mamede (25-20), o último classificado da tabela​ à entrada para esta jornada, mas que deu uma excelente réplica e discutiu o resultado até à entrada para os últimos cinco minutos do encontro.

. Os guarda-redes Alfredo Quintana e Pedro Carvalho (em estreia) e os jogadores de campo Rui Silva, Miguel Martins, António Areia e Daymaro Salina integram a lista de convocados da seleção nacional de andebol para os dois primeiros jogos de apuramento para a fase final do Europeu de 2018, frente à Alemanha (2 de novembro, na Rittal Arena Wetzlar) e Eslovénia (6 de novembro, no pavilhão da Luz). Com seis jogadores, o FC Porto é o clube mais representado, seguido do ABC, com cinco.

Basquetebol

- O FC Porto perdeu diante do Nanterre (81-73), em França, somando assim a segunda derrota no Grupo D da Taça da Europa da FIBA. Na próxima ronda da competição, os azuis e brancos viajam até à Hungria para defrontar o Sopron, que também soma por derrotas os dois encontros realizados. A partida disputa-se no dia 2 de novembro, às 18h00, na Novomatic Arèna Sopron.

- O FC Porto recebeu e bateu o Sampaense (111-62), no Dragão Caixa, somando assim o terceiro triunfo em quatro jogos na Liga Portuguesa de Basquetebol. Em partida a contar para a quarta jornada do campeonato, os azuis e brancos levaram a melhor sobre o conjunto de São Paio de Gramaços e voltam agora a focar-se na Taça da Europa da FIBA. A terceira jornada do Grupo D leva os campeões nacionais até à Hungria, onde vão defrontar o Sopron (02/10, 18h00).

- O FC Porto perdeu diante do Sopron (75-72), na Hungria, registando assim a terceira derrota no Grupo D da Taça da Europa da FIBA. Na próxima ronda da competição, os azuis e brancos viajam até à Bélgica para defrontar o Antuérpia Giants, estando a partida agendada para dia 8 de novembro, às 19h30 (em direto no Porto Canal), na Lotto Arena, em Antuérpia.

Hóquei em Patins

. O FC Porto Fidelidade recebeu e venceu o Óquei de Barcelos (4-2), no Dragão Caixa, em jogo da primeira jornada do Campeonato Nacional de hóquei em patins. Depois da conquista da Supertaça frente ao Benfica (13-7), no fim de semana anterior, os azuis e brancos entraram assim da melhor forma no campeonato, seguindo-se uma deslocação ao reduto do Juventude de Viana na segunda jornada (08/10, 21h30).

- O FC Porto Fidelidade continua a dar-se bem com os ares de Viana do Castelo. Saiu do Pavilhão de Monserrate com mais uma vitória (8-4), a nona consecutiva em casa da Juventude Viana, a segunda no Campeonato Nacional que o coloca no primeiro lugar da classificação​ com os mesmo seis pontos do Sporting. Um “bis” de Vítor Hugo, outro de Ton Baliu e os golos de Gonçalo Alves, Jorge Silva, Reinaldo García e Telmo Pinto deram o melhor seguimento à estreia vitoriosa (4-2)​ na prova, há uma semana, frente ao Óquei de Barcelos (4-2), no Dragão Caixa.

- O FC Porto Fidelidade recebeu e bateu o Valença (6-0), no Dragão Caixa, somando assim a terceira vitória em outros tantos jogos no Campeonato Nacional de hóquei em patins. Em partida antecipada da quinta jornada, os azuis e brancos não deram grandes hipóteses ao adversário e assumem provisoriamente a liderança isolada, com nove pontos. Na terceira ronda, os portistas voltam a jogar no Dragão Caixa, desta feita frente ao Turquel (22/10, 15h00).

- Ao quinto jogo oficial da temporada, o FC Porto Fidelidade tem uma mão cheia de vitórias. Começou por conquistar a Supertaça e no campeonato está invicto nos quatro jogos já cumpridos do calendário. Desta vez, no Dragão Caixa, conseguiu o resultado mais expressivo da temporada com um triunfo tranquilo sobre o Turquel (9-2), construído numa primeira parte arrasadora durante a qual marcou seis golos. Reinaldo García (na foto) “bisou”, tal como Jorge Silva, mas Hélder Nunes, Vítor Hugo, Ton Baliu, Gonçalo Alves e Rafa também marcaram.

- O FC Porto Fidelidade fez cerca de 200 quilómetros e teve que suar muito para levar os três pontos de casa do Tomar (3-1). A quinta vitória no Campeonato Nacional foi garantida apenas nos últimos três minutos do jogo, com golos de Reinaldo García e de Jorge Silva, depois de Telmo Pinto ter inaugurado o marcador na primeira parte deste sábado foi a casa do Tomar. Os Dragões seguem invictos em 2016/17 e continuam a liderar o Campeonato​, com 15 pontos, embora com mais um jogo disputado com os principais rivais.

Bilhar

- Inês Silva venceu, na Academia Pool Master, o primeiro Open de Pool feminino/Bola 8 (zona Braga/Porto/Aveiro) do circuito de seis provas da Federação Portuguesa de Bilhar. A promissora atleta, de 19 anos, bateu Ana Oliveira (Académica de Coimbra) na final, por 5-4, e no seu percurso derrotou outras atletas já consagradas do panorama do bilhar nacional.

No caminho até à final da prova – que contou com a participação de várias bilharistas do FC Porto –, Inês Silva ultrapassou Mariana Figueiredo, da AB Famalicão (5-1), Joana Silva, da AB Lisboa (5-0), Sérgia Queirós, do CB Pool Master (5-1), nos quartos de final, e Sara Rocha, da Académica (5-3), na meia-final.

Desporto Adaptado
- Carla Oliveira e Pedro da Clara, atletas da secção de desporto adaptado do FC Porto que participaram nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro 2016, irão estar presentes numa receção promovida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Para o evento – que terá lugar a 9 de novembro, pelas 16h00, no Picadeiro Real do Antigo Museu dos Coches, em Lisboa – estão convidados todos os elementos das missões paralímpica e olímpica portuguesas.

Pedro da Clara chegou aos quartos de final do torneio individual misto de boccia BC4, tendo garantido um diploma paralímpico, na sua primeira participação nos Jogos. O portista competiu ainda na variante de pares, com Carla Oliveira e Domingos Vieira (do SC Braga), mas a equipa não ultrapassou a fase de grupos.

Sem comentários: