sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

O Cantinho das Modalidades

 
Andebol

- Os alemães do Göppingen, os dinamarqueses do Midtjylland e os espanhóis do Granollers são os adversários do FC Porto no grupo B da Taça EHF, ditou o sorteio realizado em Viena de Áustria, na sede da Federação Europeia de Andebol (EHF). Trata-se de um grupo complicado e que Armando Leitão, team manager dos Dragões, classificou como uma “pequena Champions League” ao canal da EHF. Os portistas vão enfrentar dois dos participantes na última final a quatro da prova, o campeão Göppingen e o terceiro classificado Granollers, e só isso já diz bem do desafio que está pela frente.

- O FC Porto manteve a liderança do Andebol 1, só com vitórias, após triunfar no terreno do Belenenses, por 24-23, em partida da 14.ª jornada da primeira fase, que é também a primeira da segunda volta. Os Dragões somaram a 20.ª vitória em 20 jogos oficiais esta temporada, mas tiveram de sofrer muito: por um lado pareceram menos inspirados e concentrados defensivamente do que em partidas anteriores; por outro, os lisboetas foram sempre corajosos e nunca desistiram de lutar pelos pontos. Yoel Morales foi o melhor marcador portista, com seis golos, tendo apontado os dois últimos e decisivos tentos da sua equipa.

Basquetebol

- O FC Porto recebeu e venceu a Oliveirense (68-66), no Dragão Caixa, somando assim o sétimo triunfo em nove jogos na Liga Portuguesa de Basquetebol. Na partida que encerrou a nona jornada do campeonato, os azuis e brancos superiorizaram-se ao conjunto de Oliveira de Azeméis e juntam-se ao Galitos Barreiro na segunda posição da tabela, ambos com 16 pontos, menos um do que o Benfica.

Hóquei em Patins

- O FC Porto Fidelidade empatou diante do Sporting (3-3), em Alverca, perdendo assim os primeiros pontos no Campeonato Nacional de hóquei em patins, após oito triunfos consecutivos. Com esta igualdade, os Dragões passam a somar 25 pontos e seguem na segunda posição da tabela, com menos dois do que Benfica e Oliveirense. A formação de Oliveira de Azeméis visita o Dragão Caixa no dia 10 de dezembro (sábado) e é o adversário que se segue para os portistas. O encontro, referente à décima jornada, tem início às 18h00, com transmissão em direto no Porto Canal.

Bilhar

- Daniel Sánchez continua em grande, depois de, a 19 de novembro, se ter sagrado pela quarta vez campeão do Mundo, triunfou num dos mais prestigiados torneios internacionais de bilhar às três tabelas, o Lausanne Billard Masters, na Suíça. Na final, o espanhol do FC Porto bateu Frédéric Caudron por 40-36, em 18 entradas.

Natação
 
- O FC Porto alcançou a primeira posição no medalheiro do Torneio Zonal de Juvenis, disputado na Piscina Municipal de Ponte da Barca (25 metros). Esta é a mais importante prova em piscina curta do primeiro terço da época e teve a participação de 246 nadadores, de 47 clubes da metade Norte do país.

A equipa portista, constituída por 14 nadadores (seis masculinos e oito femininos) e dirigida pelos técnicos José Silva e André Cereja, alcançou 22 medalhas (oito de ouro, dez de prata e quatro de bronze), contra 17 do Náutico Académico de Coimbra e 13 do Galitos de Aveiro.

Salientem-se os campeões zonais Mariana Barbosa, nos 200 metros mariposa e nos 400 livres, Ana Rita Ramos, nos 200 metros costas, Pedro Santos, na mesma distância, e João Sousa, nos 100 metros mariposa, para além das três estafetas femininas juvenil B em que participaram Catarina S. Soares, Catarina C. Pereira, Rita C. Cardoso, Bárbara A. Nunes e Maria L. Amorim.

Sem comentários: