quinta-feira, 30 de março de 2017

O Cantinho das Modalidades

Andebol

- Com alguma dificuldade, o FC Porto garantiu o apuramento para a final a quatro da Taça de Portugal, após bater o Marítimo, do segundo escalão, por 32-24. Os Dragões eram mais do que favoritos e Ricardo Costa fez mesmo descansar quatro dos jogadores mais utilizados (Yoel Morales, Areia, Carrillo e Hugo Laurentino), mas os madeirenses impuseram um ritmo lento e os Dragões também não aceleraram o jogo até à entrada para os últimos dez minutos. O marcador estava então empatado (23-23), mas um parcial de 9-1 carimbou a qualificação para a fase decisiva da prova, que se disputa a 3 e 4 de junho, em Fafe.

- O FC Porto entrou com a mão direita na segunda fase do Campeonato Nacional do Andebol 1, ao receber e vencer o Madeira SAD (34-28), no Dragão Caixa, em partida da jornada inaugural. Depois dos 26 triunfos em 26 encontros na primeira fase, os azuis e brancos aumentaram a série para 27 vitórias consecutivas, mantendo, claro está, a liderança isolada do Grupo A da prova. Os Dragões somam agora 42 pontos e, na próxima ronda, que se disputa no dia 5 de abril (21h00), deslocam-se ao Pavilhão Flávio Sá Leite, em Braga, para defrontar o ABC.

- O FC Porto recebeu e venceu os dinamarqueses do Midtjylland (33-25), no Dragão Caixa, em partida referente à quinta jornada do Grupo B da Taça EHF. Com este resultado, os portistas passam a somar quatro pontos e mantêm-se na luta pela continuidade em prova caso o Granollers não vença este domingo o Göppingen. Na sexta e derradeira ronda desta fase, o FC Porto desloca-se à Alemanha para defrontar precisamente o Göppingen, atual detentor da Taça EHF. A partida realiza-se no dia 1 de abril (sábado), às 18h30 portuguesas.

Basquetebol

- O FC Porto perdeu diante do Vitória (78-76), em Guimarães, mas continua na liderança do Grupo A da segunda fase da Liga Portuguesa de Basquetebol, agora com 47 pontos, mais um do que o Benfica, segundo classificado. Na quinta jornada da fase que antecede os Playoffs do campenato, os campeões nacionais recebem o Galitos Barreiro, no Dragão Caixa.

- O poste Miguel Queiroz e o extremo José Silva são os dois portistas escolhidos para participar no jogo All Star da Liga Portuguesa de Basquetebol, integrando a seleção do Norte, que volta a ser, tal como na edição anterior, comandada pelo treinador dos campeões nacionais Moncho López e respetiva equipa técnica.

A partida que coloca frente a frente as seleções do Norte e do Sul está agendada para o dia 9 de abril, no Pavilhão Municipal de Albufeira, voltando a ser um dos destaques das Festas do Basquetebol Juvenil, que decorrem entre 6 e 11 desse mês.

Hóquei em Patins

- O clube detentor da Taça de Portugal começou da melhor forma a defesa do troféu conquistado em junho do ano passado ao Benfica​. Foi com uma vitória incontestável sobre o Sporting por 8-3 no Dragão Caixa, que o FC Porto Fidelidade garantiu o apuramento para os oitavos de final da competição, depois de 50 minutos de jogo em que foi quase sempre superior e em que teve em Hélder Nunes e Gonçalo Alves as suas figuras maiores - ambos marcaram três golos cada um, sendo que Vítor Hugo e Rafa apontaram os restantes.

- O FC Porto Fidelidade vai defrontar a Associação Desportiva de Oeiras nos oitavos de final da Taça de Portugal, segundo ditou o sorteio. O jogo está agendado para 5 de abril, no Pavilhão de Oeiras.

- O FC Porto Fidelidade venceu (4-1) no pavilhão do Valença, no jogo da 18.ª jornada do Campeonato Nacional de hóquei em patins. No Municipal de Valença, um hat-trick de Hélder Nunes e um golo de Jorge Silva valeram os três pontos aos Dragões, que assim sobem, ainda que à condição, ao segundo posto da tabela, mantendo os dois pontos de desvantagem para a líder Oliveirense, que antes havia batido o Sporting de Tomar.

Bilhar

- A bilharista do FC Porto Amália Matas sagrou-se campeã da Europa na variante de Pool Bola 10, após vencer no jogo decisivo a eslovena Ana Gradisnik, por 7-1. No caminho para o título, a portista, que é também tricampeã nacional por equipas, venceu na meia-final a ucraniana Kateryna Polovinchuk, por 7-2.

Ciclismo

- Gustavo Veloso venceu a 21ª edição da Clássica da Primavera, corrida de 147 quilómetros disputada no concelho da Póvoa de Varzim. O espanhol da W52-FC Porto-Mestre da Cor chegou isolado à meta, deixando o colombiano Omar Mendoza (Equipo Bolivia), segundo, e Domingos Gonçalves (Radio Popular-Boavista), terceiro, a 51 segundos. O galego conquistou ainda a camisola azul, correspondente à montanha, e ajudou a sua equipa a triunfar coletivamente.

Desporto Adaptado

- O FC Porto participou pela primeira vez no TIFAA - X Torneio Internacional de Futebol Adaptado, o maior evento deste tipo a nível nacional, que decorreu no Estádio Municipal de Albufeira. Os Dragões tiveram em prova 34 atletas, divididos em três equipas, sendo o FC Porto A e FC Porto B eram as únicas constituídos por atletas com deficiência motora, enquanto o FC Porto C era composto por atletas com deficiência intelectual.

O FC Porto C, que eliminou o FC Porto B nos quartos de final, conseguiu o quarto lugar, após um jogo renhido contra a APEXA B, enquanto as outras duas equipas terminaram nos quartos de final a sua corrida ao título. O TIFAA contou com a participação, a nível nacional, da Seleção de Gaia, a equipa vencedora, Santa Casa de Albufeira, APEXA e AAPACDM Faro, e a nível internacional com a IJSSELMEERVOGELS e CJVV (Holanda).

Natação
- Com 93 medalhas - 50 das quais de ouro, 25 de prata e 18 de bronze -, a equipa de natação do FC Porto foi a que obteve melhor performance nos Campeonatos Regionais, que se realizaram na Piscina Municipal da Póvoa de Varzim.

Numa prova em que participaram 370 nadadores em representação de 21 clubes, a portista Ana Rita Faria foi a nadadora que alcançou o melhor desempenho nos 200 metros livres, com 2.06,87 (706 pontos).

O FC Porto bateu ainda três novos recordes regionais de juniores, através das suas estafetas femininas de 4x50 livres (Isabel Pego, Beatriz Silva, Bárbara Magalhães e Ana Faria) com 1.52,50, 4x100 livres (Ana Faria, Maria Francisca Cabral, Beatriz Silva e Maria Carolina Costa) com 4.05,66 e 4x200 livres (Isabel Pego, Beatriz Silva, Maria Carolina Costa e Ana Faria) com 8.53,56.

Os Dragões vão agora preparar os Campeonatos Nacionais, agendados para o final deste mês de março nas Piscinas Olímpicas de Coimbra.

Sem comentários: