quinta-feira, 11 de maio de 2017

O Cantinho das Modalidades

Basquetebol

- O FC Porto recebeu e venceu a Ovarense (95-72), no Dragão Caixa, e está na frente da eliminatória referente aos quartos de final dos Playoffs da Liga Portuguesa de Basquetebol.

- O FC Porto recebeu e venceu a Ovarense (92-63), no Dragão Caixa, no segundo jogo dos quartos de final dos Playoffs da Liga Portuguesa de Basquetebol. Os azuis e brancos voltaram a levar a melhor sobre os vareiros e aumentaram para 2-0 a vantagem na eliminatória, ficando agora a (mais) uma vitória de carimbar o passaporte para as meias-finais. O terceiro jogo disputa-se no dia 12 de maio (sexta-feira), às 20h30 (Porto Canal), na Arena Dolce Vita, em Ovar.

Hóquei em Patins

- Está marcado mais um clássico no calendário 2016/17 do hóquei em patins português, o FC Porto Fidelidade vai encontrar o Benfica na meia-final da Taça de Portugal, depois de este ter derrotado a Oliveirense por 7-3. Um hat-trick de Hélder Nunes, um bis de Gonçalo Alves, um golo de Rafa e outro de Jorge Silva contam, em números, a história de um jogo em que os azuis e brancos foram quase sempre superiores ao atual líder do campeonato. Depois de terem deixado para trás na competição o Sporting (8-3) e o Oeiras (10-2), vão agora defender o troféu na Final a 4, agendada para 24 e 25 de junho, e para a qual também já está qualificado o Sporting de Tomar, que vai discutir um lugar na final com o vencedor da eliminatória entre a Física e o Parede FC, que só se joga este domingo.

Bilhar

- O FC Porto continua em grande no Campeonato Nacional de bilhar às três tabelas, no qual somou a 40.ª vitória consecutiva. Na 14.ª e última jornada da zona Norte, os Dragões bateram o Leixões (4-0), em Matosinhos, e terminaram a fase regular na liderança, com 42 pontos, mais dez do que o Leça FC, segundo classificado. A última derrota portista, recorde-se, remonta a julho de 2015, diante do Sporting.

Ciclismo

- Depois de uma memorável prestação na Volta às Astúrias, de onde saiu como vencedor da classificação geral individual, o espanhol Raúl Alarcón deu continuidade ao excelente momento de forma que atravessa, voltando a erguer os braços em sinal de vitória na primeira etapa da edição 30 da Volta Ciclista à Comunidade de Madrid.

- Chamado a defender a liderança da classificação geral conquistada na primeira etapa, o espanhol Raúl Alarcón não se escondeu e terminou onde os líderes devem terminar: entre os primeiros. Na segunda etapa da Volta Ciclista à Comunidade de Madrid, o portista foi o terceiro a cortar a meta, com o mesmo tempo do vencedor da etapa, o compatriota Carlos Barbero (Movistar). Entre os dois, no segundo posto, acabou Óscar Sevilla (Medellín), ele que é agora o principal rival de Alarcón na luta pela vitória na geral.

- Com o mesmo tempo do vencedor, Raúl Alarcón concluiu a Volta Ciclista à Comunidade de Madrid no segundo lugar da classificação geral individual, depois de ter ganho a primeira etapa e de ter segurado a camisola da liderança na segunda. Na derradeira tirada, na cidade de Madrid, o ciclista espanhol da W52-FC Porto-Mestre da Cor terminou na sétima posição, com o mesmo tempo (2h14m29s) do vencedor, o alemão Jasha Sütterlin (Movistar), e só o regulamento o impediu chegar ao segundo triunfo consecutivo em provas internacionais: em caso de empate, mandam as regras desta prova que o vencedor fica decidido tendo em conta a classificação da derradeira etapa e Óscar Sevilla (Medellín) chegou no quinto posto.

Desporto Adaptado

- O FC Porto levou cinco atletas ao I Campeonato Nacional de Boccia nos escalões de Sub-14 e Sub-23, que decorreu em Condeixa-a-Nova, e trouxe cinco medalhas.

Em Sub-14, na classe BC3, Alice Moreira e Diogo Castro alcançaram o primeiro e segundo lugares, respetivamente, tendo como parceiros de competição Ezequiel Moreira e Rui Castro.

Nos Sub-23, na classe BC2, Pedro Ferreira terminou na terceira posição, enquanto Rui Ribeiro e Tiago Tavares, em BC3, disputaram a final entre si, com a vitória a sorrir ao último.

Natação
 
- Os nadadores juvenis do FC Porto foram o maior destaque do torneio Nadador Completo, prova para os escalões de infantis e juvenis que decorreu na Piscina Municipal de Paços de Ferreira. Com três triunfos em quatro possíveis, os juvenis brilharam graças aos triunfos de Catarina Soares (2672 pontos), que foi a melhor das juvenis B, Mariana Barbosa (2812), que venceu a categoria juvenis A, seguida por Ana Ramos (2579), e de Pedro Santos, que foi o melhor entre os juvenis A, somando 2669 pontos.

Na categoria infantis os Dragões colocaram três nadadores de cada género nos nove primeiros lugares.

Esta prova, constituída por um somatório de cinco disciplinas diferentes e organizada pela Associação de Natação do Norte de Portugal, permite avaliar os nadadores nas diferentes técnicas da natação pura, sendo a vitória alcançada pelo somatório de pontos FINA conseguidos em cada uma das técnicas, individualmente (100 metros de cada técnica) e em conjunto (200 estilos).

Sem comentários: