sexta-feira, 19 de maio de 2017

O Cantinho das Modalidades

Andebol

- O FC Porto perdeu diante do Sporting (28-27), no Multiusos de Odivelas, em jogo da oitava e antepenúltima jornada da fase final do Andebol 1, mas continua na liderança da prova. As duas equipas somam 57 pontos, mas como os azuis e brancos venceram por dois golos no Dragão Caixa (30-28), na primeira volta desta fase final, levam vantagem no confronto direto. Na próxima ronda, a nona e penúltima, a equipa de Ricardo Costa volta a deslocar-se a Lisboa, desta vez para defrontar o Benfica, no dia 20 de maio (sábado), às 17h00.

Basquetebol

- A tradição voltou a cumprir-se. O quinto jogo oficial desta temporada entre FC Porto e Ovarense teve o mesmo fim que todos os outros quatro. Na Arena de Ovar, e à semelhança como nos dois outros jogos destes quartos de final da Liga, os atuais campeões nacionais voltaram a vencer por uma margem esclarecedora: 29 pontos de diferença (98-67) e vão discutir um lugar na final com o vencedor da eliminatória entre o Vitória de Guimarães e o Galitos que neste momento se encontra empatada, com uma vitória para cada lado.

- Moncho López é o vencedor do prémio de Treinador do Mês de abril atribuído pela Associação Nacional de Treinadores de Basquetebol, repetindo assim a distinção referente ao mês de janeiro. Em abril, o técnico galego conduziu o FC Porto a cinco vitórias e apenas uma derrota em seis jogos.

- O Vitória de Guimarães é o adversário do FC Porto nas meias-finais dos Playoffs da Liga. Os vimaranenses confirmaram o acesso à semifinal da competição depois de terem somado a terceira vitória na série (3-2) sobre o Galitos, ganhando à equipa do Barreiro por 81-79 em Guimarães após prolongamento.

Hóquei em Patins

- A equipa B de hóquei em patins do FC Porto garantiu a subida à segunda divisão nacional, após golear a formação do “Olá Mouriz” ACDR, por 25-1. O triunfo permitiu aos Dragões chegar aos 53 pontos e beneficiar da derrota do segundo classificado, o “Limianos”, para vencer a Série A do terceiro escalão.

Bilhar

- A equipa de bilhar do FC Porto apurou-se para as meias-finais da Taça de Portugal de bilhar às três tabelas, vencendo no salão do Famalicense AC, por 3-1. A vitória azul e branca foi construída graças a triunfos de Santos Oliveira sobre Rui Gomes (15-7; 15-9), João Ferreira sobre Carlos Veloso (15-9; 15-7) e do campeão mundial Daniel Sánchez sobre Artur Figueiredo (15-6; 15-12). No jogo dois, no mais equilibrado dos quatro, Rui Manuel Costa foi derrotado por Adolfo Pereira (15-12; 15-14).

- O FC Porto está na final da Taça de Portugal de bilhar às três tabelas depois de ter vencido no salão do Clube Bilharista da Amadora, por 2-0, nas meias-finais da prova. Os Dragão vão discutir a conquista do troféu com o Sporting, sendo que o jogo da decisão será em local e data ainda a definir.

Ciclismo

- O portista Ricardo Mestre terminou no sétimo posto o contrarrelógio individual que deu início à 3.ª edição do Grande Prémio do Dão, que é a última prova pontuável para a Taça de Portugal da época de 2017. O corredor da W52-FC Porto-Mestre da Cor concluiu os 19,5 quilómetros do percurso em 26m41s, gastando mais 1m08s do que o vencedor da etapa, o espanhol Alejandro Marque (Sporting-Tavira). A 1m16s do mais rápido destaque ainda para o nono posto de Gustavo Veloso, que foi o segundo de dois portistas que integraram o top-10 da etapa.

- A segunda etapa do Grande Prémio do Dão foi cancelada devido a problemas na transição do policiamento da Guarda Nacional Republicana para a Polícia de Segurança Pública, na chegada à cidade de Viseu. Segundo pode ler-se num comunicado da Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais, os problemas entre as duas forças de segurança motivaram um engano no percurso, o que fez com que os ciclistas parassem antes de cruzar a meta pela última vez.

Posto isto, a organização da prova, juntamente com o Colégio de Comissários, decidiu anular a segunda e última etapa da prova. A Federação Portuguesa de Ciclismo vai agora esperar pelo relatório do Colégio de Comissários para decidir sobre a homologação dos resultados da última prova pontuável para a edição de 2017 da Taça de Portugal de elite e Sub-23.

Desporto Adaptado

- O portista Pedro Cardoso sagrou-se tetracampeão nacional de ténis de mesa adaptado, após renovar o título nos Campeonatos Nacionais ANDDI (destinados a atletas com deficiência intelectual), que decorreram no Complexo Desportivo de Lamego. O FC Porto participou com seis atletas. Pedro Cardoso foi o mais destacado, conseguindo juntar ao triunfo individual o segundo posto na variante de pares. Na categoria de atletas com Síndrome de Down, Fábio Ramalho conseguiu a medalha de bronze.

Sem comentários: