sábado, 3 de junho de 2017

O Cantinho das Modalidades

Andebol

- O FC Porto deixou de ser dono do próprio destino para se sagrar campeão nacional de andebol, depois de, no P​avilhão da Luz N.º 2, ter perdido com o Benfica (27-28) num jogo em que nunca foi capaz de passar para a frente do marcador apesar de ter disposto de algumas oportunidades para o conseguir.

- O protesto do FC Porto referente ao mais recente clássico com o Benfica, na Luz, da nona e penúltima jornada da fase final do Andebol 1, já seguiu para a Federação de Andebol de Portugal. No jogo que terminou com vitória dos lisboetas por 28-27, o FC Porto viu ser-lhe anulado um golo limpo, apontado por Alexis Borges, que colocaria os Dragões em vantagem, precisamente por 27-28, a poucos segundos do fim.

- O FC Porto vai recorrer para o Conselho de Justiça da Federação de Andebol de Portugal da decisão de indeferir o protesto apresentado relativamente ao jogo com o Benfica, da nona e penúltima jornada da fase final do Andebol 1, disputado a 20 de maio. Os Dragões perderam o encontro por 28-27 e, como consequência, a liderança da prova.

- O FC Porto cumpriu a missão de vencer o Águas Santas (33-19), mas não foi suficiente para garantir o título, uma vez que o Sporting também ganhou e sagrou-se virtual campeão nacional, na última jornada da Fase Final do Andebol 1. O campeonato, porém, não será homologado até que o Conselho de Justiça da Federação de Andebol de Portugal se pronuncie sobre o recurso apresentado pelos azuis e brancos da decisão de indeferir o protesto apresentado relativamente ao jogo com o Benfica.

Basquetebol

- O FC Porto voltou a vencer o Vitória de Guimarães, desta vez por 83-78, e está à distância de uma vitória de garantir a presença na final dos Playoffs da Liga Portuguesa. No segundo os campeões nacionais experimentaram muito mais dificuldades do que no primeiro: chegaram a ter uma vantagem de 22 pontos, mas voltaram a permitir que o adversário recuperasse e discutisse o resultado até ao final.

- O FC Porto está na final dos Playoffs da Liga Portuguesa de Basquetebol depois de bater o Vitória (95-70), em Guimarães, no terceiro jogo das meias-finais. Os Dragões somaram assim o triunfo que faltava para fechar a eliminatória (3-0) e carimbar o passaporte para a final da competição.

- FC Porto e Benfica são os dois finalistas dos Playoffs da edição 2016/17 da Liga Portuguesa de Basquetebol. Os Dragões, campeões em título, deixaram pelo caminho a Ovarense (3-0) e o Vitória de Guimarães (3-0), nos quartos de final e nas meias-finais, respetivamente, enquanto os lisboetas eliminaram o CAB Madeira (3-1) e a Oliveirense (3-0).

- O FC Porto não entrou com a mão direita na final dos Playoffs da Liga Portuguesa de Basquetebol, depois de perder frente ao Benfica (70-73), no Dragão Caixa, no primeiro jogo da eliminatória, disputada à melhor de cinco. As duas equipas voltam a encontrar-se já este domingo, a partir das 19h00 (Porto Canal), novamente no Dragão Caixa.

Hóquei em Patins

- O FC Porto Fidelidade venceu o Sporting, por 4-3, no jogo da 22.ª jornada do Campeonato Nacional de hóquei em patins. No clássico do Dragão Caixa, os golos que valeram a oitava vitória consecutiva para os Dragões no campeonato foram apontados por Hélder Nunes (2), Vítor Hugo e Rafa. Nas contas do campeonato os comandados de Guillem Cabestany mantém assim os dois pontos de diferença para a liderança da Oliveirense, que nesta jornada venceu a Sanjoanense por 4-2.

- O jogo grande da jornada 23 do Campeonato de hóquei em patins terminou com seis golos para cada lado: FC Porto Fidelidade e Oliveirense empataram e atrasaram-se na luta pelo título. O primeiro lugar da classificação​ é agora ocupado pelo Benfica, com 62 pontos, mais um do que a equipa de Oliveira de Azeméis, segunda, e mais três do que os azuis e brancos, terceiros. Na próxima ronda, a antepenúltima, marcada para sábado, os quatro primeiros jogam entre si: os portistas recebem os lisboetas (18h00, Porto Canal) e a União desloca-se ao pavilhão do Sporting.

Bilhar

- A equipa de Snooker do FC Porto, constituída por Nuno Miguel Santos, Henrique Correia, Pedro France e Tiago Teixeira sagrou-se campeã nacional de Snooker, após vencer no jogo decisivo a formação da Académica de Coimbra, por 3-1, revalidando assim o título que já lhe pertencia.

- A secção de bilhar do FC Porto voltou a estar em destaque ao conseguir mais dois títulos: um no snooker e outro no bilhar às três tabelas. Depois de ter conquistado o campeonato nacional, a equipa de snooker do FC Porto venceu a Taça de Portugal, conseguindo assim o triunfo nas três provas que disputou esta temporada: Taça de Portugal, Campeonato e Supertaça.

- O FC Porto vai voltar a organizar a Taça da Europa de Clubes de bilhar às três tabelas, que terá como palco a Academia de Bilhar do Estádio do Dragão, entre os dias 8 e 11 de junho. As oito equipas em prova serão divididas por dois grupos, sendo que avançam para as meias-finais os dois primeiros classificados de cada grupo.

- O atleta do FC Porto Nuno Santos conquistou a Taça de Portugal individual de Snooker, que se realizou no Fórum Viseu, ao vencer na final Diogo Badalo por 3-0.

Na prova a eliminar Nuno Santos derrotou Simão Santos por 3-1 e nas meias -finais o colega de equipa Henrique Correia por 3-2.

Ciclismo

- Raúl Alarcón foi o vencedor da 27.ª edição do Grande Prémio Jornal de Notícias, depois de ter conservado a camisola amarela ao terminar em segundo lugar a quarta e última etapa da prova, que este domingo teve partida e chegada em Valongo, num total de 130 quilómetros. Esta foi a segunda conquista de Raúl Alarcón em maio, depois de ter vencido a Volta às Astúrias no início do mês.

- O portista Samuel Caldeira é o vencedor da edição de 2017 da Taça de Portugal de Elite, após a Federação Portuguesa de Ciclismo ter decidido anular a segunda etapa do Grande Prémio do Dão, retirar da corrida os corredores que impediram o normal desenrolar da prova (após o Colégio de Comissários entender que estavam reunidas as condições de segurança para o fazer) e aplicar-lhes uma multa de 100 francos suíços.

- O portista Ricardo Mestre foi o melhor corredor da W52-FC Porto-Mestre da Cor no primeiro dia do Grande Prémio Beiras e Serra da Estrela, cuja primeira etapa ligou as localidades de Penamacor e Celorico da Beira. Naquela que foi a tirada mais extensa da edição de 2017 da corrida, o ciclista algarvio foi um dos quatro elementos de uma fuga que se adiantou 3m38s ao pelotão e da qual se destacou nos metros finais Alexander Evtushenko (Lokosphinx).

Natação

- A nadadora Paula Oliveira conquistou duas medalhas de prata na 31.ª edição do Troféu Internacional Vila de Gijón, terminando no segundo posto nos 50 e nos 100 metros bruços. Na prova que decorreu na piscina olímpica daquela cidade asturiana a nadadora portista, que competiu integrada na Associação de Natação do Norte de Portugal (juntamente com a companheira de equipa Mariana Barbosa), fez os tempos de 35,54 segundos nos 50 metros e de 1m14,02s nos 100.

- A nadadora do FC Porto Paula Oliveira conquistou uma medalha de ouro nos 50 metros bruços (com o tempo de 33,44 segundos) e outra de prata nos 100 metros do mesmo estilo (1.12.96 minutos) no X Meeting internacional de Coimbra.

Sem comentários: