segunda-feira, 7 de agosto de 2017

O Cantinho das Modalidades

Basquetebol

- Miguel Queiroz e Pedro Pinto, reforço do FC Porto para a próxima época​, foram chamados à seleção nacional de basquetebol, que em agosto vai disputar a Fase de Qualificação para o Campeonato do Mundo 2019 a ter lugar em oito cidades da China.

Os dois jogadores vão estar a representar Portugal até 20 de agosto, sendo que antes, no dia 14, a equipa orientada por Moncho López inicia os trabalhos de pré-temporada.

- O FC Porto ficou a conhecer os dois possíveis adversários na segunda ronda de qualificação da Taça da Europa da FIBA: Bnei Herzliya (Israel) ou BM SLAM STAL Ostrow (Polónia), uma destas equipas discutirá com os azuis e brancos um lugar no Grupo C da competição. A primeira mão está agendada para dia 4 de outubro e a segunda para dia 11, no Dragão Caixa, independentemente do adversário.

Caso o FC Porto ultrapasse a segunda ronda de qualificação da prova europeia que disputou nas duas últimas temporadas, já sabe que ficará integrado no Grupo C. A segunda equipa deste agrupamento será Tbilisi (Geórgia), Joventut (Espanha), Kataja (Finlândia) ou Bonn (Alemanha), enquanto a terceira será Keravnos (Chipre), Avtodor Sarotov (Rússia) ou Mornar (Montenegro). Kapfenberg (Áustria) ou Benfica fecharão o lote de equipas do Grupo C.

Hóquei em Patins

- O sorteio do calendário do Campeonato Nacional de hóquei em patins ditou que os campeões nacionais​ vão iniciar a defesa do título no Dragão Caixa diante do recém-promovido Grândola. A jornada inaugural está agendada para 21 de outubro, uma semana depois da Supertaça António Livramento, em que o FC Porto Fidelidade vai medir forças com o Sporting de Tomar, equipa que derrotou (5-1) na final da edição passada da Taça de Portugal.

Tal como vem sendo tradição nas últimas épocas, o sorteio foi condicionado de forma a que os primeiros classificados se defrontem na fase decisiva do campeonato. Nesse sentido, os azuis e brancos vão defrontar, de forma consecutiva, Benfica, Oliveirense e Sporting - segundo, terceiro e quarto classificados da época passada, respetivamente - , entre a 10.ª e a 12.ª e depois entre a 25.ª e a 27.ª jornadas.

O primeiro clássico oficial da temporada para a equipa de Guillem Cabestany será frente ao Benfica, na Luz, na última ronda do ano civil, marcada para 30 de dezembro, seguindo-se a deslocação ao pavilhão da Oliveirense, a 6 de janeiro, para terminar com a receção ao Sporting, a 13 desse mesmo mês.

O calendário da Zona Norte da 2.ª Divisão, também sorteado neste dia, colocou o FC Porto B, campeão da 3.ª divisão na época passada, a jogar fora na jornada de estreia, em que defrontará o Marco.

Bilhar

- O bilharista do FC Porto Daniel Sánchez venceu os Jogos Mundiais de bilhar às três tabelas, cuja edição de 2017 se realizou na cidade de de Wroclav, na Polónia. O jogador espanhol ultrapassou no jogo decisivo o italiano Marco Zanetti, por 40-33, fechando assim com chave de ouro uma época memorável na sua já recheada carreira: foi considerado o melhor jogador de 2017, ano que termina como numero um da hierarquia mundial. Ao serviço do FC Porto venceu o campeonato, a Supertaça, a Taça de Portugal e a Taça dos Campeões Europeus.

Na categoria esperanças, outro portista deu nas vistas ao vencer o Campeonato Nacional de Esperanças. Na Academia de Bilhar do Estádio do Dragão, Luís Almeida, do Dragon Force, derrotou na final o colega de equipa de 13 anos, Luís Pinto, por 3-1.

Ciclismo

- António Carvalho foi o melhor ciclista da W52-FC Porto-Mestre da Cor da edição de 2017 da Volta a Albergaria, terminando os 155,7 quilómetros da etapa na sétima posição. O corredor azul e branco gastou mais 25 segundos do que o vencedor da tirada, o espanhol Jesus del Pino (Efapel), que cumpriu a distância em 3h52m53s.

Mais distante, mas ainda dentro do top-10, terminou outro portista: Joaquim Silva gastou mais 1m39s do que del Pino. Daniel Freitas terminou em 11.º (1m48s), Angel Rebollido em 16.º (3m03s), Juan Ignacio Pérez em 18.º (3m36s), João Rodrigues no 23.º posto (3m36s) e José Ferreira em 43.º (3m44s).

No que respeita à classificação coletiva, o conjunto portista foi o vencedor da prova, terminando com a 57 segundos de avanço fac

- Rui Vinhas, Gustavo Veloso, Raúl Alarcón, Amaro Antunes, António Carvalho, Ricardo Mestre, Joaquim Silva e Samuel Caldeira são os oito ciclistas da W52-FC Porto-Mestre da Cor que vão participar na 79.ª edição da Volta a Portugal. A prova mais importante do calendário velocipédico nacional arrancou na passada sexta-feira em Lisboa e terminará no dia 15 de agosto em Viseu, depois de percorridos cerca de 1626,7 quilómetros.

O portista Rui Vinhas foi quem venceu a Volta da Portugal do ano passado, sucedendo ao colega de equipa Gustavo Veloso, vencedor das edições de 2014 e 2015. Os Dragões também lideraram a classificação geral por equipas.

Desporto Adaptado

- A seleção portuguesa de Futebol de 7 (Paralisia Cerebral) vai contar com 11 atletas do FC Porto no Campeonato do Mundo de 2017, que irá decorrer entre os dias 5 e 26 de setembro em San Luís, na Argentina.

Nesta que é a prova internacional mais importante do presente ciclo paralímpico, na qual participam as melhores 16 seleções mundiais, o selecionador português escolheu os portistas Jesus Barbosa, Lucas Pinheiro, Luís Ferreira, Pedro dos Santos, Ivo Correia, Ruben Oliveira, Rui Gonçalves, Telmo Baptista, Tiago Ramos, Vasco Santos e Vítor Vilarinho.

Quanto à equipa técnica, é constituída em parte por elementos técnicos do FCPorto: Vasco Ferreira é o selecionador, Daniel Nunes é o treinador, Lucas Daniel o treinador de guarda-redes e Ana Lages a fisioterapeuta.

Após o sorteio, Portugal sabe que terá como adversários o país anfitrião, a Argentina, o Irão (vice-campeão paralímpico no Rio de Janeiro) e a Rússia. - Carla Oliveira e Pedro da Clara, atletas de boccia do FC Porto da classe BC4, ajudaram Portugal a conquistar a medalha de bronze no BISFed 2017 Sevilha World Open, em Espanha, juntamente com o colega de seleção Manuel Cruz.

Na fase de grupos, a equipa portuguesa começou por perder frente à Inglaterra (3-4), mas depois registou três vitórias consecutivas por 9-0, frente a Eslováquia, Alemanha e Grécia. Nas meias-finais, Portugal perdeu diante da Tailândia, mas superiorizou-se à Inglaterra (7-1) no jogo de atribuição do terceiro e quarto lugares.

Sem comentários: