sábado, 17 de fevereiro de 2018

O Cantinho das Modalidades

Andebol

- O FC Porto colocou um ponto final na série de 17 vitórias consecutivas no Andebol 1, ao ser derrotado pelo Sporting por 25-31, no jogo em atraso da 18.ª jornada da primeira fase do campeonato. No Dragão Caixa, nada lhe saiu bem, sobretudo no capítulo do ataque, e tudo saiu bem aos leões, que assim quebram um jejum de quase 18 anos sem vencer no pavilhão portista. Com este resultado, a equipa orientada por Lars Walther - que na primeira volta tinha vencido em Alvalade (26-24​) - desce ao segundo lugar da classificação, com 56 pontos, menos um do que o primeiro, o Sporting, que tem menos uma partida disputada.

- O FC Porto venceu a formação do Águas Santas, por 32-25, em jogo da 22.ª jornada do Andebol 1. Neste regresso aos triunfos, após o desaire a meio da semana frente ao Sporting, a equipa de Lars Walther não deu hipóteses a um conjunto maiato que só “desarmou” no segundo tempo e que tudo fez para dificultar ao máximo a conquista dos três pontos.

Basquetebol

- O FC Porto falhou o acesso à final da Taça Hugo dos Santos depois de perder diante da Oliveirense, após prolongamento (84-78), em partida das meias-finais da prova, disputada no Pavilhão Municipal de Sines.

- Miguel Queiroz, jogador do FC Porto, é um dos 12 convocados da seleção nacional de basquetebol para o jogo da fase de pré-qualificação para o EuroBasket2021, agendado para o dia 25 de fevereiro, em Sines, frente à congénere de Chipre.

Recorde-se que Portugal parte para este terceiro jogo depois da derrota diante de Chipre (67-69) e da vitória sobre o Luxemburgo (91-85).

Hóquei em Patins

- Pelo segundo ano consecutivo, o FC Porto Fidelidade foi o carrasco da Oliveirense da Taça de Portugal de hóquei em patins. No Dragão Caixa, garantiu a qualificação para os oitavos de final com uma vitória por 4-3, construída com os golos de Rafa, Ton Baliu, Hélder Nunes e Reinaldo García. Na época passada, naquele mesmo pavilhão, ganhou por 7-3​ e seguiu para as meias-finais da competição, rumo à reconquista do troféu do qual já era detentor.

- O Sporting é o adversário do FC Porto Fidelidade nos oitavos de final da Taça de Portugal, ditou o sorteio realizado na sede da Federação de Patinagem de Portugal, em Lisboa.

O encontro frente aos leões, que na primeira volta do campeonato foram derrotados no Dragão Caixa (2-1​), está agendado para dia 17 de março (sábado), em horário a definir, no Pavilhão João Rocha, em Lisboa. Em caso de vitória, os azuis e brancos jogarão nos quartos de final, na condição de visitado, com o vencedor da eliminatória entre o Famalicense e o Benfica.

Bilhar

- O FC Porto empatou 2-2 com o Dragon Force, na oitava jornada da zona Norte do Campeonato Nacional de bilhar às três tabelas, que assinala o arranque da segunda volta. O resultado não impede, porém, que os campeões nacionais e europeus se mantenham na liderança, somando agora 21 pontos, mais um do que a formação irmã, que partilha com o Leça a segunda posição da tabela.

Ciclismo

- A Volta ao Algarve de 2018 está muito perto de sair para a estrada. Na sua 44.ª edição, aquela que é uma das mais prestigiadas provas em solo português mantém a principal característica que a tem tornado numa referência do calendário do ciclismo internacional. Entre 14 e 18 de fevereiro, a região algarvia vai parar para ver passar alguns dos melhores ciclistas nacionais e internacionais, num pelotão que sairá de Albufeira com um total de 175 ciclistas divididos entre 25 equipas.

- Na ronda inaugural da 44.ª edição da Volta ao Algarve e Samuel Caldeira foi o melhor portista na primeira etapa da prova, que ligou Albufeira a Lagos, num total de 192,6 quilómetros. O ciclista da W52-FC Porto foi 20.º classificado com o mesmo tempo do vencedor, o holandês Dylan Groenewegen (Team Lotto NL – Jumbo), que terminou a tirada em 4h47m58s.

- A etapa rainha da volta ao Algarve terminou com o triunfo do ciclista polaco Michal Kwiatkowski, num segundo dia de competição que, além da subida ao Alto da Fóia, ficou marcado por uma fuga de seis elementos que assumiram por grande parte do tempo as despesas da etapa, entre os quais se encontrava o corredor da W52-FC Porto Ricardo Mestre.

- Concluído o contrarrelógio individual que fechou a primeira metade da 44.ª edição da Volta ao Algarve, José Neves foi o melhor entre os corredores da W52-FC Porto que saíram para o percurso de 20,3 quilómetros com início e fim em Lagoa.

A uma média de 46 quilómetros por hora, o reforço para 2018 da equipa portista, que tem no contrarrelógio uma das suas especialidades, foi o 64.º a cortar a meta, com o tempo de 26m29s, gastando mais 2m19s do que a melhor marca.

Natação

- A equipa de natação do FC Porto venceu a sétima edição do Torneio do Rei, destinado ao escalão de Masters, que se realizou na Piscina do Vitória de Guimarães. Os azuis e brancos somaram 300 pontos, tendo ficado a grande distância do segundo, o Foca-Felgueiras (143), e do terceiro, o Sporting de Braga (99).

Sem comentários: