quarta-feira, 21 de março de 2018

O Cantinho das Modalidades

Andebol

- O FC Porto venceu o Belenenses (32-18), no Pavilhão Acácio Rosa, em Lisboa, em partida a contar para os quartos de final da Taça de Portugal. Com este triunfo, os azuis e brancos garantiram um lugar na Final 4 da prova, que se disputa nos dias 26 e 27 de maio, no Peso da Régua.

Basquetebol

- O FC Porto perdeu frente ao Benfica (99-95), no Complexo Desportivo de Gualtar - Universidade do Minho, em Braga, em jogo dos quartos de final da Taça de Portugal, falhando assim o acesso às meias-finais da prova.

Hóquei em Patins

- O FC Porto Fidelidade conseguiu o apuramento para os quartos de final da Taça de Portugal, ao vencer o Sporting, no Pavilhão João Rocha, após desempate por grandes penalidades (5-5, 0-3 pen). Os Dragões, que já tinham vencido os leões no clássico da primeira volta do campeonato no Dragão Caixa, continuam assim a defesa da Taça de Portugal, e marcaram desde já encontro com o Benfica, nos quartos de final da prova.

Bilhar

- Em resposta à perda da invencibilidade frente ao Norton de Matos, a equipa de bilhar às três tabelas do FC Porto recebeu e venceu o Leixões (3-1), na Academia de Bilhar do Estádio do Dragão, em partida a contar para a 13.ª e penúltima jornada da primeira fase do Campeonato Nacional.

Os Dragões já têm lugar reservado na Final Six do campeonato e são líderes da zona Norte, com 34 pontos, mais cinco do que o Dragon Force, que tem menos um jogo disputado. Eis os parciais do triunfo portista sobre os matosinhenses: Fernando Cunha-Jorge Neto (40-38), Alípio Jorge Fernandes-Álvaro Cruz (33-40), Santos Oliveira-Manuel Pereira (40-32) e Rui Manuel Costa-Fernando Maia (40-28).

Na 14.ª e última jornada desta primeira fase, a equipa portista desloca-se ao Salão da Académica de Leça (26 de março, 21h30).

Ciclismo

- Samuel Caldeira foi o primeiro corredor da W-52-FC Porto a terminar a primeira etapa da edição de 2018 da Volta ao Alentejo, cuja primeira etapa, com a extensão de 173,5 quilómetros, ligou as localidades de Vendas Novas a Serpa. O corredor algarvio chegou no grupo da frente, envolvido num sprint que foi ganho pelo britânico Gabriel Cullaigh (Team Wiggins).

- Depois do sétimo posto na etapa inaugural, Samuel Caldeira voltou a ser na tarde desta quinta-feira o melhor corredor da W52-FC Porto na Volta ao Alentejo. Na segunda etapa, a mais longa da 36.ª edição, em que foram percorridos 205,2 quilómetros, o ciclista algarvio terminou na nona posição, a quatro segundos do vencedor, o russo Dmitry Strakhov.

- Ricardo Mestre foi o melhor corredor da W52-FC Porto na 3.ª etapa da Volta ao Alentejo, ao terminar a tirada que ligou Grândola a Arraiolos no 23.º posto. Nos 149,4 quilómetros que ligaram as duas vilas, o mais rápido voltou a ser o russo Dmitry Strakhov (Lokosphinx), que, tal como no dia anterior, se voltou a impor à concorrência ao sprint (3h37m04s). Mestre cruzou a meta com o mesmo tempo do vencedor, enquanto Gustavo Veloso, na posição imediatamente a seguir, chegou sete segundos depois.

- Ricardo Mestre vai partir para a sexta e última etapa da 36.ª edição da Volta ao Alentejo no segundo posto da classificação geral, depois de concluídos os dois setores que compunham o dia de competição. O corredor da W52-FC Porto parte para a última etapa a oito segundos da liderança de Luís Mendonça (Aviludo-Louletano-Uli), que é o novo camisola amarela da prova.

- A sexta e derradeira etapa da Volta ao Alentejo, corrida entre Castelo de Vide e Évora (151,3 quilómetros), confirmou a vitória colectiva da W52-FC Porto na Alentejana, com os Dragões a baterem a formações nacionais e internacionais que disputaram 36.ª edição da corrida.

No final de seis etapas, disputadas em cinco dias, os Dragões somaram o tempo de 55h19m19s, deixando a britânica Team Wiggins a cinco segundos e a belga WB Aqua Protect Veranclassic a 5m02s.

A juntar à vitória colectiva, os Dragões tiveram em Ricardo mestre o melhor na classificação geral individual, com o portista a segurar o segundo posto, a oito segundos do vencedor, Luís Mendonça (Aviludo/Louletano/Uli).

Desporto Adaptado

- Decorreu no Complexo de Piscinas de Campanhã o II Encontro de Natação Adaptada, evento organizado pelo FC Porto cuja mais-valia é reconhecida pela Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP). A prova, de cariz não oficial, tem como principal objectivo criar oportunidades para que jovens atletas possam, pela primeira vez, vivenciar um contexto competitivo de forma motivadora. Ainda assim, foram vários os atletas federados e de alta competição que marcaram presença em Campanhã.

Natação

- O FC Porto liderou confortavelmente o medalheiro dos Campeonatos Regionais de Juvenis, Juniores e Seniores de piscina longa da Associação de Natação do Norte de Portugal, que se realizaram na Piscina Olímpica Municipal da Póvoa de Varzim.

Os nadadores portistas subiram 110 vezes ao pódio, conquistando 42 medalhas de ouro, 39 de prata e 29 de bronze, contra 84 (25+31+28) do Famalicão e 48 (18+11+19) do Fluvial Portuense.

- A equipa masculina de natação do FC Porto terminou o Campeonato Nacional de Clubes na terceira posição, com 585 pontos, a 19 pontos do segundo, o Benfica, e a 128 do Sporting, primeiro classificado. 
 
No feminino, os Dragões fecharam a segunda jornada da prova na mesma posição em que terminaram a primeira, a quarta, com 627 pontos somados apenas menos um do que o Sporting, terceiro​.​

Sem comentários: