quarta-feira, 25 de abril de 2018

Voando Sobre um Ninho de Calimeros

O recente desaparecimento do realizador Milos Forman cujo script de um dos seus melhores filmes aqui adaptamos em versão livre lembra-nos alguns episódios de outro manicómio.
Tudo começa com a chegada de Chiclas ao hospital psiquiátrico. O homem não é senão um doente incurável, novamente apanhado pelas autoridades, e que, como forma de evitar a prisão e abraçar uma vida de luxo e de conforto, alega insanidade mental.
 
Do riso às lágrimas Voando Sobre Um Ninho de Cucos concretiza um estudo assaz pertinente sobre as ténues fronteiras entre a saúde e a doença mental. É recebido pelo Dr. Burnout que lhe analisa o relatório e o histórico. O documento revela uma personalidade conflituosa, preguiçosa e que fala sem autorização. Contudo Chiclas aparenta ser um homem muito inteligente disposto a colaborar a 100% com os médicos. Sofre ou não de distúrbio mental? Rapidamente se aperceberá de que, naquela clínica, a resposta pouco importa.
Encontra uma ala de homens claramente perturbados, cada um com as suas particularidades: o feio, o índio-chefe falso surdo-mudo, o frontal que adora fazer apostas, o gago apaixonado, o sorridente, o anão, ou o culto Burnout viciado em cigarros de vapor.
Arrisco dizer que mesmo que não sejam doidos os pacientes são de tal forma tratados que ou se convertem à loucura, por sua livre vontade, ou se condenam a si próprios a um sem fim de castigos que os deixarão irreconhecíveis. Refiro-me ao tratamento por choques elétricos. Os internados vivem com medo constante, obedientes a todos os estímulos que nem cãezinhos de Pavlov, sujeitos à autoridade de um sistema que os exclui e destrói.
Reúnem-se para dialogar ou para evitar o isolamento. Mas as conversas não surgem espontânea ou naturalmente. Temendo represálias os doentes abdicam das suas privacidade e vontade próprias e respondem ficando ainda mais ansiosos. Chiclas apercebe-se desta monstruosa realidade e fica revoltado empenhando-se para trazer a razão de volta ao hospital. Mas ninguém quer saber de irreverências ou de provocações.
O sistema não trata os loucos como humanos independentemente das suas perturbações. Chiclas tenta que Burnout lhes dê permissão para assistirem ao futebol pela televisão. A enfermeira concede verem o jogo os pacientes jamais a desafiariam. Chiclas imagina-se a participar no jogo gritando e vibrando com as emoções da partida atropelando todos.
 
Mais tarde viremos a descobrir que muitos dos doentes desta clínica são voluntários. Ou pelo menos começaram como voluntários. Um pouco como Chiclas. É fácil entrar. O difícil é sair. Há sempre uma forma de subverter a realidade e considerar alguém louco. Os médicos podem não ver um louco em Chiclas, podem ver alguém extremamente perigoso, e isso basta-lhes para justificar um distúrbio e a sua perpétua clausura naquele centro.
Quem não é doido, passa por doido, mas acaba inevitavelmente sem autonomia, digno de descrédito. Veja-se o que acaba por acontecer a outro internado, Burnout, quando tem a oportunidade de escapar mas deixa-se ficar naquele refúgio do mundo. Um grande filme, clássico intemporal, soberbamente realizado por Milos Forman.
 
Nota de rodapé - A Sporting-SAD convocou os seus acionistas para uma assembleia geral a 11 de Maio, que tem como finalidade adiar o reembolso no próximo 25 de Maio de 30M€ de obrigações e avançar com uma nova emissão de 60M€ até ao final do !
 
Foto montagens de JOSE LIMA

Sem comentários: