quinta-feira, 12 de julho de 2018

O Cantinho das Modalidades

Basquetebol

- O FC Porto vai defrontar os russos do Nizhny Novgorod na primeira eliminatória de qualificação para a Liga dos Campeões de basquetebol, ditou o sorteio realizado na sede da FIBA, em Mies, na Suíça. A primeira mão, agendada para 20 de setembro, joga-se no Dragão Caixa, estando a segunda mão marcada para dia 22, na Rússia.

Caso o FC Porto ultrapasse o Nizhny Novgorod, já sabe que defrontará Dínamo de Tbilisi (Geórgia) ou Aris de Salónica (Grécia) na segunda eliminatória de qualificação para a Champions de basquetebol, sendo que os dois encontros desta ronda estão agendados para os dias 25 e 28 de setembro. Depois desta segunda eliminatória, seis equipas seguirão em frente na prova.

A terceira eliminatória de qualificação é a última antes da fase de grupos e, se lá chegar, o FC Porto já conhece o adversário: será o JIP Pardubice, da República Checa. Se os Dragões ultrapassarem as três eliminatórias de qualificação, ficarão inseridos no Grupo A, juntamente com MHP Riesen Ludwigsburg (Alemanha), Sidigas Avellino (Itália), Banvit (Turquia), Anwil (Polónia), Le Mans (França), Ventspils (Letónia) e outra equipa proveniente das rondas de qualificação.

Em 2017/18, o Nizhny Novgorod foi sétimo classificado na VTB United League, campeonato disputado por equipas da Rússia, Letónia, Cazaquistão e Estónia, e chegou ainda aos quartos de final da FIBA Europe Cup.

Bilhar

- O sueco Torbjörn Blomdahl perdeu frente ao sul-coreano Sung-Won Choi (40-35), nos oitavos de final da Taça do Mundo de bilhar às três tabelas, sendo assim eliminado da prova que decorre até este domingo no Dragão Caixa.

Depois de Daniel Sánchez, Dick Jaspers, Myung Woo Cho e Rui Manuel Costa, também Torbjörn Blomdahl foi afastado da competição.

Desporto Adaptado

- Carla Oliveira e o Pedro da Clara estão entre os convocados da selecção nacional de boccia para o BISFed World Championships 2018, o Campeonato do Mundo que decorrerá entre 9 e 19 de agosto, na cidade inglesa de Liverpool.

No ano passado, os dois atletas do FC Porto participaram no BISFED World Open, em Sevilha, Espanha, e ajudaram Portugal a conquistar a medalha de bronze, juntamente com Manuel Cruz.

Natação

- A equipa de Natação do FC Porto venceu colectivamente os Campeonatos Regionais de Juvenis, Absolutos e Clubes da Associação de Natação do Norte de Portugal, que decorreram na Piscina Olímpica de Campanhã.

O colectivo portista, formado por 34 nadadores, alcançou 98 recordes pessoais e somou um total de 3002 pontos, superando, entre outros, o Famalicão (2639) e o Fluvial Portuense (2386), segundo e terceiro classificados, respetivamente. 
 
Nestes Campeonatos Regionais, marcaram presença 22 clubes e 358 nadadores. Dentro de três semanas, no Jamor, a realização dos Campeonato Nacionais encerra a temporada.

Sem comentários: