sábado, 24 de novembro de 2018

Muda-se o chip, mudam-se as conversas

«É difícil. [...] Essa gestão e esse lado emocional são o mais difícil para um treinador. [...] Muita gente esteve fora, com treinos diferentes, conversas diferentes. Chegar aqui a ter um jogo a doer contra o Belenenses...».

O alerta foi dado por Sérgio Conceição e será talvez este o grande desafio do FC Porto, duas semanas depois do último jogo oficial e com os compromissos das seleções pelo meio. É a doer, só um sobrevive e ambos justificam o forte desejo de estar no Jamor esta época.

Para o FC Porto, fazer todo o trajeto nesta prova significaria deixar em definitivo para trás um ano em que ficou às portas do histórico palco, caindo nas meias-finais. Para o Belenenses SAD significaria jogar uma final no estádio a que agora chama de casa. Ainda muito falta até essa final, depois deste haverá mais três obstáculos, mas este é um duelo que pode bem reforçar ambições.

Desde logo, porque falamos de um jogo em que ambas as equipas defrontam pela primeira vez um adversário do primeiro escalão nesta edição da prova. Para trás ficou a goleada folgada dos dragões contra o Vila Real e a vitória suada da equipa de Silas frente ao Amora. O nível de exigência é, agora, bem superior para uns e outros.
 
Há opções, mas há ponderação

Os dois treinadores contam com boa parte das principais armas para este duelo, mas é pouco provável que vejamos na ficha de jogo os onzes iniciais que veríamos num encontro da Liga. A equipa portista, por exemplo, tem uma grande sobrecarga de jogos, juntando as partidas realizadas por alguns internacionais nas suas seleções, pelo que é inevitável que Conceição faça a ocasional gestão.

Ainda assim, sendo este um encontro contra um adversário que tem conseguido bons resultados no campeonato (está a meio da tabela, no 10º lugar, e ainda não perdeu fora na Liga), esta gestão será sempre ponderada para que não haja uma descida de rendimento global que poderia ser fatal. Junte-se a isso a tal questão emocional da mudança de chip, oponha-se como argumento a evidente qualidade superior do plantel portista em relação ao dos azuis de Silas e temos os condimentos para um duelo que não pode ser dado como resolvido antes do arranque.

O FC Porto já trouxe um alerta máximo do Jamor, onde venceu com dificuldade por 2x3 e conseguiu o golo da vitória bem em cima do apito final, e mesmo o conforto de casa e o evidente favoritismo não evitarão algumas reservas...
CKUCAR OARA AMPLIAR
Artigo publicado no site zerozero

Sem comentários: