quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

O Cantinho das Modalidades

Andebol

- Alfredo Quintana foi eleito o melhor guarda-redes do Torneio Yellow Cup, realizado na Suíça entre 4 e 6 de janeiro.

A seleção de Portugal ficou no terceiro lugar da prova, perdendo com a Tunísia (28-31) e a Suíça (25-28), antes de vencer o Japão (27-25) na última jornada.

O FC Porto Sofarma teve sete jogadores ao serviço da seleção de Portugal no Torneio Yellow Cup: Alfredo Quintana, Diogo Branquinho, André Gomes, Fábio Magalhães, Miguel Martins, Daymaro Salina e Rui Silva.

- O FC Porto Sofarma venceu o Avanca por 39-18 no primeiro jogo realizado em 2019. A equipa de Magnus Andersson regressou ao Dragão Caixa para garantir o 13.º triunfo consecutivo no Andebol 1, em duelo referente à 17.ª jornada da prova.

- O FC Porto Sofarma deslocou-se a França para participar nos Encontros Internacionais do Território Chatellaraudais. A formação orientada por Magnus Andersson venceu os três jogos realizados frente a equipas que disputam o escalão principal do andebol francês.

Os Dragões começaram por bater o Dunkerque por 30-22. Superiorizaram-se ao Chambery (27-24). No último encontro, venceram o US Ivry por 27-23.

A equipa portista prepara a segunda metade da temporada 2018/19, com a disputa do Andebol 1, a Taça de Portugal e a fase de grupos da Taça EHF, que arranca a 9 de fevereiro, com uma receção ao Cuenca (Espanha). Constanta (Roménia) e Holstebro (Dinamarca) são as outras equipas do Grupo C da competição europeia.

Basquetebol

- O FC Porto garantiu em Guimarães o apuramento para a Final 8 da Taça de Portugal, após derrotar o Vitória SC por 88-81, em jogo dos oitavos de final da competição. João Soares esteve em evidência, com um duplo-duplo, numa partida que se manteve equilibrada até ao fim.

- Faleceu, aos 69 anos, Dale Dover, para muitos o melhor basquetebolista de sempre a jogar em Portugal e que vestiu a camisola do FC Porto entre 1971 e 1974. O antigo base norte-americano chegou à Invicta no dia 4 de novembro de 1971, com apenas 22 anos, e marcou uma era na modalidade. O espaço que não teve na NBA, ao serviço dos Boston Celtics, encontrou no FC Porto.

“Flash”, como era conhecido, chegou para fazer do FC Porto campeão nacional de basquetebol em 1971/72, contribuindo decisivamente para a conquista de um título que escapava há 19 anos. A espetacularidade do jogo de Dale Dover lotava qualquer pavilhão em que os Dragões jogassem e a marca que deixou na história do FC Porto perdurará para sempre.

No final de 2017, Dale Dover regressou à Invicta e visitou o Museu FC Porto, onde teve a oportunidade de contemplar a sua própria estátua. Este sábado, antes do FC Porto-Lusitânia (18h45), no Dragão Caixa, será cumprido um minuto de silêncio em homenagem a Dale Dover, mais um grande portista que nos deixou, mas que nunca deixará de ser um dos nossos.

- O FC Porto recebeu e bateu o Lusitânia (90-85), no Dragão Caixa, em jogo referente à 15.ª jornada da 1.ª fase da Liga Portuguesa de Basquetebol, somando assim o nono triunfo consecutivo na prova. Se juntarmos a vitória em Guimarães (88-81), nos oitavos de final da Taça de Portugal, a série triunfal dos azuis e brancos já chegou à dezena de jogos.

- Moncho López foi distinguido pela Associação Nacional de Treinadores de Basquetebol (ANTB) como o melhor treinador do mês de dezembro de 2018. O técnico espanhol venceu o prémio após um mês em que venceu todos os jogos (5) que disputou.

Tudo começou no triunfo em casa do Esgueira (93-82), seguido de mais uma vitória, agora no Dragão Caixa, diante do Vitória de Guimarães (94-86). A conquista de mais dois pontos, também no pavilhão azul e branco, frente ao Galitos (97-88) antecedeu dois jogos fora de casa: vitórias diante o CAB Madeira (95-70) e Imortal (84-70).

Neste período, destaque para o salto que o FC Porto deu na tabela. À entrada para a nona jornada, que ditava o duelo em Esgueira, os Dragões ocupavam o oitavo lugar da Liga. Depois do jogo em Imortal, a equipa portista já estava no quarto posto e acabaria por chegar a terceiro classificado, mas apenas no mês de janeiro.

Hóquei em Patins

- O FC Porto Fidelidade empatou 1-1 com o Lodi no Palacastellotti, em Itália em partida da 4.ª jornada do Grupo C da Liga Europeia de Hóquei em Patins e permanece invicto esta temporada na competição. A equipa orientada por Guillem Cabestany mantém o primeiro lugar com mais três pontos do que o adversário de hoje e mais quatro do que os catalães do Reus, sendo que os franceses do Saint Omer, que ainda não pontuaram, continuam no último posto.

- O FC Porto Fidelidade venceu o Hóquei Clube de Turquel por 7-1, na chamada “aldeia do hóquei”, em encontro referente à 13.ª jornada do Campeonato Nacional. Os Dragões ocupam o segundo lugar da tabela classificativa, à condição, a um ponto do líder, a Oliveirense.

Bilhar

- A equipa de bilhar às três tabelas do FC Porto venceu o Leixões no Salão do Estádio do Mar, por 2,5-1,5, em partida referente à 4.ª jornada do Campeonato Nacional – Zona Norte.

- A equipa de bilhar às três tabelas do FC Porto venceu o Famalicense, por 3-1, na 5.ª jornada do Campeonato Nacional – Zona Norte.

O FC Porto é o líder isolado da Zona Norte, agora com 14 pontos, com um ponto de vantagem sobre o Leça, segundo classificado.

Desporto Adaptado

- O FC Porto foi premiado pelo trabalho desenvolvido em prol do ténis de mesa adaptado, através da secção de desporto adaptado do clube. A distinção foi entregue no Pavilhão Desportivo Municipal da Póvoa de Varzim, à margem da realização da fase final da Taça de Portugal de ténis de mesa.

- A equipa de natação adaptada do FC Porto venceu o V Troféu das Fogaceiras, que se realizou em Santa Maria da Feira. O clube azul e branco participou na prova com 22 atletas, apresentando pela primeira vez uma atleta transplantada (classe S16).

Os Dragões garantiram um total de 416 pontos, mais 58 que o segundo classificado (SC Aveiro) e mais 104 pontos que o terceiro (ADADA). A equipa portista teve um desempenho brilhante, com vitórias nas duas jornadas (202 pontos na primeira jornada, 214 pontos na segunda) e progressão positiva dos seus atletas (104%).

A atleta Diana Torres (S21) estabeleceu novos recordes nacionais nos 100 metros mariposa (1:45.21) e nos 100 metros estilos (1:45.16). 
 
O prestigiado Troféu das Fogaceiras, uma das principais referências para os campeonatos nacionais, contou com a participação de 14 clubes e antecede a realização do Campeonato Nacional de Inverno, prova em que irão participar grande parte dos atletas do FC Porto, que garantiram a presença através da obtenção de inúmeros TAC (tempos de aferição aos campeonatos).

Sem comentários: