domingo, 4 de janeiro de 2009

Estrelas do Passado: Artur Jorge

Artur Jorge Braga Melo Teixeira (Porto, 13 de Fevereiro de 1946), iniciou a sua carreira de Futebolista nos Júniores do FC Porto. Como jogador profissional, jogou na Académica de Coimbra e Benfica, terminando a sua carreira no Belenenses, em 1977/78, devido a uma lesão grave.

Durante a sua estadia em Coimbra, Artur Jorge foi Estudante na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, tendo-se licenciado em Filologia Germânica na Universidade de Lisboa em 1975 após a sua transferência para o Benfica.

No global, como jogador, Artur Jorge ganhou 4 Campeonatos de Portugal, 2 Taças de Portugal e 2 Botas de Ouro. Apesar de ter sido um dos principais goleadores do Benfica durante o seu tempo na equipa de Lisboa, os outros grandes concorrentes da linha da frente como Eusébio, Jordão e Nené, explicam porque motivo marcou apenas por 16 vezes (2 quando jogava na Académica, 13 ao serviço do Benfica e 1 no Belenenses).

A estreia de Artur Jorge pela Selecção Portuguesa foi em 27 de Março de 1967, com um empate 1-1 com a Itália, num particular em Roma, e o seu último jogo foi em 30 de Março de 1977, na vitória 1-0 sobre a Suíça (também um jogo particular no Funchal). Foi um dos membros da Equipa que chegou à final da Copa do Brasil Independência, em 1972, sendo este o ponto mais alto da sua carreira internacional.

Porém o Destino pregou uma partida a Artur Jorge e este teve de ser submetido a uma cirurgia ao joelho por cinco vezes e esta foi uma das causas de seu declínio no final da carreira. Um dia, ao serviço da Selecção no Estádio Nacional, partiu uma perna e nunca mais jogou.

Depois de ter terminado a sua carreira de Jogador, Artur Jorge foi para Leipzig na Alemanha, para estudar Métodos de Treino e Metodologia do Futebol.

Na temporada 1984/85 assinou pelo FC Porto, conquistando 3 títulos de Campeão Nacional (1984/85, 1985/86, 1989/90) e 2 Taças de Portugal (1988, 1991). Contudo o seu maior sucesso foi o de ganhar a Taça dos Campeões Europeus (actual Liga dos Campeões) com o FC Porto, com uma grande vitória sobre o favorito Bayern de Munique (2-1 foi o resultado final). a partir daí Artur Jorge passou a ser conhecido como "Rei Artur".

Após esta grande vitória internacional, Artur Jorge mudou-se para o Paris Racing, tendo regressado ao FC Porto em 1988/89. Após esta sua curta passagem pelo clube Azul e Branco mudou-se para o Paris Saint-Germain, em 1991/92, ganhando o Campeonato Nacional de França em 1993/94. Após este sucesso em terras Gaulesas, Rei Artur mudou-se para o Benfica em 1994/95, terminando a época em 3º lugar no Campeonato, sendo substituído no início da época seguinte.

Desde então, Artur Jorge passou por vários clubes: Académica de Coimbra, Vitesse Arnhem, CD Tenerife, CSKA Moscovo, e Portugal, Suíça e Camarões. Ao serviço do clube saudita Al-Nasr por apenas dois jogos na Taça, sendo despedido após uma derrota por 4-1 ás mãos do humilde clube Al-Faisaly lado.

Actualmente é o Treinador do E.U. Créteil-Lusitanos, clube que milita na 2ª Liga Francesa.

Não é Portista quem quer, só é Portista quem pode

Sem comentários: