quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Jesualdo Ferreira: «O Cissokho pode ser titular»

«Vamos jogar contra uma grande equipa». É desta forma, sem rodeios, que Jesualdo Ferreira encara o próximo adversário portista na Liga, o Braga, no encontro da 15ª jornada. O técnico azul e branco antevê um jogo difícil para os Dragões, mas espera que os seus jogadores demonstrem as características que considera fundamentais para o sucesso: «ambição, humildade e competência».

Jogo muito difícil
«O nosso sentimento é o de que o jogo seguinte é sempre o mais importante. Vamos jogar contra uma grande equipa, que tem vindo a ter um desempenho muito bom nas provas europeias e talvez menos bom do que o esperado no campeonato. No entanto, considero que o Braga é claramente uma equipa que pode integrar o lote das que podem lutar pelo título. O jogo de Braga representa o início de um ciclo que pode ser importante para nós. É dentro deste quadro de responsabilidade que vamos preparar este encontro e sabemos que vai ser um jogo muito difícil».

Conhecimento mútuo
«Já tivemos jogos muito difíceis e as experiências passadas podem servir como exemplos importantes para nós. Conhecemos bem o Braga e eles conhecem-nos bem. Quando há surpresas, desconhecimento, o trabalho do treinador é fundamental para preparar os encontros. Quando tudo se conhece, as tarefas da equipa técnica e dos jogadores são diferentes. Vamos ter que apresentar três posições claras para sermos bem sucedidos neste jogo: ambição, humildade e competência. Ninguém é campeão três anos consecutivos sem a competência que nós temos tido».

Factores para trabalhar
«Sabemos que o F.C. Porto cria ocasiões e finaliza pouco e que fora de casa marca mais golos em menos oportunidades. O F.C. Porto tem tido mais dificuldades a jogar em casa porque os adversários conhecem-nos melhor e porque adoptam um estilo que complica os nossos processos. Há um quadro que pesa, um problema de eficácia na finalização. Este conjunto de factores de natureza mental e táctica que têm de ser trabalhados, e a melhor forma de o fazer é com treino».

Árbitro experiente
«Considero o Paulo Costa um árbitro experiente, com muitos anos de arbitragem, que conhece bem o quadro em que se movimenta e entende tudo o que se está a passar. Não estamos interessados em pagar uma factura que não nos diz respeito».

Evolução de Cissokho
«O Cissokho pode ser titular, mas todos sabem que não há muitos jogadores que tenham chegado ao F.C. Porto e tenham conseguido ganhar o seu espaço na estrutura da equipa de imediato. O Cissokho tem revelado serenidade, atenção ao jogo e sabemos que do ponto de vista físico é um atleta forte. Sob o ponto de vista táctico, tem de melhorar».

Jogadores querem jogar
«Percebo o Pelé, ele tem tido dificuldade em jogar no F.C. Porto, sobretudo porque o lugar que ele ocupa está bem preenchido. Ele quer jogar, mas vai ter de trabalhar muito para isso. O Farías tem evoluído desde que chegou ao F.C. Porto. Na estrutura da equipa tem mais dificuldade em impor-se, mas está um jogador diferente daquele que era quando cá chegou.É normal que todos os jogadores queiram jogar mais. É uma situação normal».

Não é Portista quem quer, só é Portista quem pode

Sem comentários:

Enviar um comentário

Acabaste de entrar em Campo. Dá o pontapé de Saída neste jogo e mostra que sabes driblar os Comentadores do Mísica Azul e Branca.

Deixo o desafio para que marques mais golos do que qualquer um de nós!!! Expressa a tua paixão pelo Futebol e pelo FC Porto.

Atenção: Este é um espaço público. Por favor não utilizem linguagem imprópria, ofensiva ou grosseira.