quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Apito ao Raio X: Sporting x FC Porto (04/02/2009)

Arbitragem polémica de Carlos Xistra em mais um Clássico do Futebol Português, com casos que tiveram influência no resultado final. O golo anulado de Helder Postiga e as duas grandes Penalidades marcadas contra o FC Porto são a prova viva de uma Arbitragem que se queria melhor e mais eficaz.

Momento mais complicado

35' Pedro Emanuel comete falta sobre Polga passível da marcação da grande penalidade?

António Rola: Pedro Emanuel tocou na perna esquerda de Polga vindo a derrubá-lo no terreno de jogo. Se algumas dúvidas me restassem, o jogador do FC Porto manifestou, em termos faciais, a dor sofrida pelo contacto com o adversário. Para além disto, o árbitro estava muito perto do lance, pelo que aceito a sua decisão.

Outros casos

18' É bem anulado o golo de Postiga por alegada mão?


António Rola: Sim, Postiga tenta jogar a bola com os pés, mas, não o conseguindo, introduz a bola na baliza adversária com a mão. Entendeu o árbitro que o fez de forma intencional e, sendo assim, exibiu-lhe o cartão amarelo.

37' Aceita-se o amarelo a Benítez após falta sobre Pedro Silva?

António Rola: Sim, Benítez entrou de forma perigosa sobre o adversário. Estando o árbitro bem colocado, entendeu, para além da falta técnica, exibir o cartão amarelo ao jogador do FC Porto. Concordo com a sua decisão.

47' Esteve bem o árbitro ao marcar penálti por falta de Sapunaru sobre Postiga?
António Rola: Sapunaru joga a bola e de seguida provoca o contacto com o adversário, vindo mesmo a derrubá-lo. Aqui não haveria falta para grande penalidade, mas Postiga, quando tenta levantar-se, terá sido impedido de o fazer. Não tendo a certeza, e dada a boa colocação do árbitro, resta-me dar-lhe o benefício da dúvida.

66' No terceiro golo dos leões, Derlei parte em posição regular?

António Rola: Este é dos lances de maior dificuldade de julgar, o fora-de-jogo, porque os jogadores se movimentam em sentido contrário. No entanto, no lance em concreto, é de realçar a boa atenção do árbitro-assistente, pois Derlei, no momento em que a bola lhe é passada, está em posição correcta. São estes lances que definem os bons e os menos bons árbitros-assistentes.

Não é Portista quem quer, só é Portista quem pode

Sem comentários: