terça-feira, 5 de maio de 2009

Bibota aposta que Jesualdo vai ficar

Fernando Gomes chamou "coordenadas" aos indícios que conduzem à continuidade de Jesualdo Ferreira à frente do FC Porto na próxima época. E, um pouco como quem aponta os pontos de interesse num percurso delineado por um vulgar GPS, sublinhou, um a um, os feitos do professor na campanha dos dragões ao longo da época. Aspecto importante: "A equipa tinha perdido jogadores fundamentais na época passada, ingressaram outros, levantaram-se algumas dúvidas, mas a verdade é que em pouco tempo se voltou a fazer uma equipa com um forte espírito vencedor."

Quase contra ventos e marés, quando as críticas se abateram sobre o seu trabalho, sobretudo na fase em que o FC Porto tinha cedido três derrotas consecutivas - Dínamo de Kiev, Leixões e Naval -, Jesualdo resistiu e insistiu, contra o tempo e a falta de paciência. "O futebol é assim mesmo, não dá tempo para construir uma equipa e conjugar muitas vezes os resultados desejados, porque, para formar uma boa equipa, é preciso tempo e, neste caso, de facto, um dos méritos desta equipa e do professor Jesualdo foi em pouco tempo ter conseguido moldar novos jogadores àquilo que se pretendia e formar um grupo vencedor", comentou.

Resumindo: Jesualdo não só conseguiu fazer esquecer os jogadores importantes que a equipa tinha perdido como foi capaz de renovar e manter a equipa ao mais alto nível. As provas são mais do que evidentes, muito embora, como fez questão de sublinhar Fernando Gomes, "na realidade o FC Porto ainda não venceu nada". Mas, no final, a conclusão é quase tão natural como uma conta de somar, segundo o Bibota de Ouro: "O FC Porto provou uma vez mais que, quando ganha, é porque foi melhor. Tem sido sempre assim nos últimos anos."

O mérito de Jesualdo é por isso inegável e reconhecido por todos, embora se mantenha o "tabu" para os lados do Dragão, como quem alimenta o melhor filme de suspense. "Todas as coordenadas sobre esse tema estão ou foram analisadas, no sentido de que a decisão seja boa no interesse do FC Porto e do Jesualdo Ferreira. Essa é a minha certeza, embora não exista uma decisão conhecida." Pois bem, pela lógica, quando o trabalho fala por si e os resultados condizem, parecem estar reunidas as coordenadas certas para uma decisão natural.

Não é Portista quem quer, só é Portista quem pode

Sem comentários: