domingo, 3 de maio de 2009

Já só falta um

O FC Porto deu um passo de gigante para conquistar o tetra-campeonato ao vencer o Marítimo por 3-0, deixando agora o Sporting a 6 pontos e o Benfica a 11 pontos. Os golos foram apontados por Raúl Meireles (3 min.), Rolando (64 min.) e por Tomás Costa (83 min.). Na próxima jornada, quando o FC Porto receber o Nacional no Estádio do Dragão, a equipa de Jesualdo Ferreira poderá conquistar matematicamente o campeonato caso vença a equipa insular.

O FC Porto chegava a este jogo com a motivação extra do empate do Sporting em Coimbra, que lhe podia permitir assegurar o título já na próxima jornada frente ao Nacional, caso levasse de vencida o Marítimo. Jesualdo Ferreira fez regressar ao onze Jorge Fucile, colocando Tomás Costa no meio-campo junto de Fernando e Raúl Meireles. Do lado do Marítimo, Carlos Carvalhal deixou ficar no banco Baba, entrando para o seu lugar o paraguaio Victor Aquino.

Os campeões nacionais tiveram uma entrada muito forte em jogo, e logo no primeiro minuto dispõe de um canto, onde Bruno Alves rematou à barra da baliza de Marcos. Estava dado o aviso, pois passados 2 minutos o FC Porto chegava mesmo ao golo por intermédio de Raúl Meireles que efectuou um remate de longa distância e ficou a impressão que Marcos foi traído por um ressalto da bola na relva e foi batido quando se preparava para defender o remate do médio portista. A equipa Jesualdo Ferreira não podia desejar uma melhor entrada no jogo, marcando um golo logo nos primeiros minutos num jogo que se antevia complicado.

Aos 21 minutos Raúl Meireles, o marcador do golo portista, apresentou alguns sinais de queixa para o banco e foi entretanto substituído por Freddy Gaurín.

O Marítimo demorou um pouco a reagir, e o FC Porto aproveitou para abrandar o ritmo de jogo, controlando as acções no meio-campo. Com o FC Porto a controlar o jogo e entregar a iniciativa de jogo ao adversário, a equipa de Carlos Carvalhal foi começando a reagir e a dar uma boa réplica à equipa azul-e-branca, mas não conseguia ser eficaz.

O intervalo chegou rapidamente com o Marítimo a ter as despesas do jogo, com mais posse de bola e com o FC Porto a conseguir controlar o adversário, abrandando o ritmo jogo sempre que podia.

Na segunda parte, Carlos Carvalhal fez entrar Baba para o lugar Aquino e o Marítimo ganhou alguma dinâmica no ataque. O FC Porto voltou do balneário com a mesma estratégia, entregar a iniciativa de jogo ao adversário, controlando sempre as operações no meio-campo.

Ao verificar que a sua equipa tinha melhorado o seu jogo com a substituição operada ao intervalo, Carlos Carvalhal quis dar mais velocidade ao seu jogo fazendo entrar Manu para o lugar de um apagado Djalma. Mas 6 minutos volvidos, estávamos no minuto 64, o FC Porto chegava ao segundo golo que foi apontado por Rolando. A equipa portista beneficiou de um livre do lado direito, com Cristian Rodriguez a rematar directo mas Rolando efectuou um desvio que foi fatal para Marcos que nada podia fazer. O FC Porto conseguia chegar ao segundo golo, dando assim ainda mais tranquilidade aos seus jogadores.

O Marítimo sentiu muito o segundo golo do FC Porto, e a sua produção decaíu muito facto que os jogadores do FC Porto iam agradecendo. Apesar de o Marítimo ter sido a equipa que teve sempre mais posse de bola, foi o FC Porto que até ao final do encontro conseguiu criar mais perigo junto da baliza contrária.

Aos 83 minutos o FC Porto chega mesmo ao terceiro golo, depois de uma jogada iniciada por Mariano Gonzalez pela esquerda, a bola chega depois a Cristián Rodriguez que a endossa de primeira a Tomás Costa, e o jogador argentino frente ao guarda-redes Marcos não tem dificuldades em bater o guardião do Marítimo.

Ficava a impressão que este resultado é um pouco pesado para a equipa do Marítimo, que apesar dos três golos sofridos, foi a equipa com mais posse de bola e que mais teve a iniciativa de jogo, embora esta iniciativa tenha sido um pouco oferecida pela equipa de Jesualdo Ferreira.

Com esta vitória o FC Porto fica muito perto de conquistar o tetra-campeonato, já que com 6 pontos de vantagem para o Sporting quando faltam 9 para disputar, os azuis e brancos podem carimbar o título na próxima jornada frente ao Nacional no Estádio do Dragão.

FICHA DE JOGO

Liga Portuguesa 2008/09 (27ª jornada)
Estádio dos Barreiros, na Madeira (3 de Maio de 2009)

Árbitro: João Ferreira
Árbitros Assistentes: Luís Ramos e Pais António
4º Árbitro: Bruno Esteves

Marítimo: Marcos; Paulo Jorge, João Guilherme, Van der Linden e Luís Olim, João Luiz, Olberdam e Bruno; Djalma, Aquino e Marcinho
Substituições: Aquino por Baba (46m), Djalma por Manú (59m) e Luís Olim por Takahito Soma (74m)
Não utilizados: Marcelo; Fernando, Briguel e Victor Junior
Treinador: Carlos Carvalhal

F.C. Porto: Helton; Fucile, Rolando, Bruno Alves e Cissokho; Fernando, Tomás Costa e Raul Meireles; Mariano, Lisandro e Rodríguez
Substituições: Raul Meireles por Guarín (21m), Rodríguez por Farías (84m) e Lisandro por Rabiola (87m)
Não utilizados: Nuno; Stepanov, Benítez e Andrés Madrid
Treinador: Jesualdo Ferreira

Ao intervalo: 0-1
Disciplina: cartão amarelo para Aquino (36m) e João Luiz (75m)Marcadores: Raul Meireles (3m), Rolando (64m) e Tomás Costa (83m)







Não é Portista quem quer, só é Porrtista quem pode

4 comentários:

dragao vila pouca disse...

Não vi o jogo, vi apenas o Domingo Desportivo e como devem calcular, apesar do resumo alargado, não dá para fazer uma análise correcta, se bem pelo que o resumo mostrou, me pareceu ter havido um grandíssimo Mariano e um bom Porto...mesmo sem Hulk, Lucho e com Meireles a sair muito cedo do jogo, o que fez com que o meio-campo fosse composto, com excepção de Fernando, por jogadores com poucos jogos e poucas rotinas.

Já se sente um intenso cheiro a manjerico, prenúncio de S.João antecipado, o que tem sido quase uma constante, nestes 27 anos de presidência de Pinto da Costa.

Domingo, lá estaremos preparados para a festa, mesmo sabendo que o adversário é muito difícil e não vem disposto a servir de bombo da festa azul e branca. O F.C.Porto é quase a única coisa que resta, para que este Norte esquecido e maltratado, tenha algumas alegrias e possa esquecer, por momentos, o drama do desemprego, das falências e da crise, que para estes lados, ainda é pior.

Um abraço

Pedro Silva disse...

Vila Pouca apenas se me aprouve dizer-te isto: TETRACAMPEÕES Carago!!!

Mariano parece mesmo que deixou de ser o Patinho Feio do Plantel Portista e Meireles têm sido um verdadeiro Patrão no meio campo Portista. Queiroz que o aproveite bem.

Domingo também estarei no Dragão no meu lugar habitual para ver este Porto Campeão contra um Nacional que sempre que vem ao Porto não facilita, mas este Porto de final de época já provou que está muito forte e que só para quando ganhar o Título de Campeão e a Taça de Portugal.

Saudações Portistas!!!

Não é Portista quem quer, só é Portista quem pode

Dragão penafiel disse...

Domingo também espero poder estar no Dragão para ver o F C PORTO ......
Mas dentro ou de fora o que mais interessa é o F C PORTO ser TETRACAMPEÕES!!!!!!
Abraço

Pedro Silva disse...

Dragaopentacampeao, concordo com o que disseste quando afirmas que o golo madrugador de Raul Meireles serviu para "facilitar" a partida no Funchal.

Foi sobretudo um jogo muito bem jogado e com a equipa Portista a dar muito boa conta de si mesmo depois da saída forçada de Meireles...

Se os rapazes jogarem assim no Domingo e Jesualdo não inventar, o Porto é Tetra Campeão com muito mérito para dor de cotovelo de muita "gentinha".

Saudações Portistas!!!

Não é Portista quem quer, só é Portista qeum pode