sábado, 17 de abril de 2010

Carta Aberta a Leonor Pinhão

Dona Leonor, cara Senhora Mão inimiga meteu-me na caixa do correio o artigo de opinião de V.Exa do dia 8 de Abril de 2010.

No primeiro capítulo, chamemos-lhe assim, V.Exa. num interessante exercício de auto-masoquismo, faz uma reflexão sobre qual teria sido o menos mau (Benfica ou Sporting) dos últimos anos. Cá por nós, os Portistas, como não nos afecta nada atrever-me-ia a referir que, efectivamente, o clube verde-e-branco conseguiu melhor desempenho com os 4 segundos lugares das últimas temporadas. Naturalmente, aqueles que pegam no andor, sobrelevam “a história, o prestígio, o além-fronteiras”, o blá, blá, blá, conhecido de todos, não só em Portugal mas além-mar (ultimamente até anda a ser muito falado o interesse angolano), o auto-intitulado Desígnio Nacional, sobrepõe-se a tudo isto. Se me permite, aconselho-a vivamente a ler Opinion Makers o livro de David W. Moore. Tem 196 pág. (mais 70 que o prospecto do Empréstimo Obrigacionista do Benfica, mas é muito mais interessante).

No segundo capítulo prossegue V. Exa. com uma prática habitual do jornal onde tudo que incomode ou perturbe a acção benfiquista tem que ser rapidamente abatido. Então quando se trata dum clube do Norte, neste caso o Braga, a oposição a um grande da Capital, ganha foros de cidadania. Que raio de mania havia de dar a esta miudagem para se intrometer assim! Então, tenta fazer passar a ideia que o simpático clube do Minho está a competir, não com os encarnados mas, pasme-se, com o Futebol Clube do Porto que mora 50 quilómetros mais abaixo.

Está completamente enganada. A nós, habituados a vencer (em vinte anos temos 13 primeiros lugares, e 6 segundos) não nos perturba minimamente, como não nos incomodou o Boavista ou o Sporting. Não se pode ganhar sempre. E V. Exa. adianta: “O FC Porto para ir buscar o dinheiro da Liga dos Campeões precisa que o Sporting de Braga perca pontos mas se o Braga perder pontos o Benfica caminhará para o título de campeão”. Está outra vez enganada. O FC Porto não “precisa de ir buscar o dinheiro…”. Sabe porquê? Primeiro: estamos bem de finanças e nem precisamos de ir “rapar” os activos das societárias. Segundo: ao contrário de outros nossos conhecidos, temos um instrumento “fiscalizador” a que damos muita importância chamado Orçamento. É uma folhinha A4 onde no capítulo Proveitos e, na parte que se refere às competições europeias, “apenas” está lá contemplado, como é lógico, o valor referente à participação da época 2009/2010 até aos oitavos de final. Calcula quanto é? Eu digo: 18.696M€. Sabe outra coisa? Já está realizado e ainda sobrou dinheiro. Para a época 2010/2011 temos tempo. Basta-nos vender um jogador para realizar mais dinheiro do que 1 ano na Champions. O seu clube, mesmo despachando a equipa principal toda, só “factura” 125 milhões de euros, ou seja, 1/3 do Passivo. E não me fale no valor do Activo porque ele não é realizável, é como se não existisse. Ninguém vai comprar um estádio, um pavilhão, ou um centro de treinos.

Terceiro capítulo: Jesualdo. O nosso “porta-voz” deste ano protestou contra a arbitragem de Artur Soares Dias no Braga x Guimarães. Não vejo o espanto, não é novidade, toda a gente protestou. Este senhor é mais um dos produtos da Escola de Cãezinhos Amestrados do senhor Vítor Pereira. Nenhum vale um chavo. Tem uma característica comum: Não sei se é moda mas todos mancam um bocadinho para o lado do Benfica. Então na “táctica dos mergulhos” dos conceituados mergulhadores Aimar, Saviola, Cardozo, ou Di Maria, é uma maravilha: eles caem todos que nem patinhos, é só marcar faltas. Em Anfield Road, de 7 “piscinadas”, o árbitro só “comeu” uma. A que deu o golinho do costume. Não viu o Porto x Rio Ave? Um dos que também quer ser profissional “esqueceu-se” de marcar duas grandes penalidades a favor do meu clube. Coincidências. Profissionais? Livra! Depois quem os punha na rua?

Quarto capítulo: CONTAS: “Ninguém liga aos Passivos” . Eu sei, minha cara senhora. Eu próprio tenho a mania das contas (talvez por deformação profissional) e coloco alguns comentários sobre o tema em blogues. Resultado: Zero, ninguém liga nada. Talvez só quando um Empréstimo Obrigacionista, na data do vencimento não tiver cobertura, acordem. Conhece este mimo? “As Obrigações constituem uma responsabilidade directa, incondicional e geral da BENFICA SAD que empenhará toda a sua boa fé no respectivo cumprimento. Estas Obrigações não terão qualquer direito de preferência relativamente a outros empréstimos presentes ou futuro não garantidos, contraídos pela BENFICA SAD, correndo “pari passu” com aqueles, sem preferência alguma de uns sobre os outros, em razão de prioridade da data de emissão, da moeda de pagamento ou outra”. (pág. 114 do Prospecto Informativo do EO). Quanto aos alegados 33 mil euros do vencimento do meu presidente em 2004, pessoalmente, não considero muito nem pouco. É um juízo subjectivo do associado que levantou a questão. Primeiro porque no clube existe uma Comissão de Vencimentos cujo presidente é o Dr. Alípio Dias. Depois porque a remuneração tem uma parte fixa (vamos chamar-lhe ordenado) e uma parte variável (onde existem escalões consoante os objectivos atingidos). Se considerarmos o valor dos Proveitos por termos vencido a Taça UEFA, a Champions League e a Taça Intercontinental a que podemos acrescentar, por exemplo, as vendas de jogadores para o Chelsea, e ainda ter um Passivo (SAD + Clube) que é metade do auto-denominado Grupo Empresarial do Benfica, o vencimento é baixo. Se fizermos comparações, acho muito mais dispendioso os 150.000 que ganhava Suazo, os 90.000 de Nuno Gomes para estar sentado no banco, ou dar 10 euros por um livro duma prostituta.

Melhores cumprimentos

4 comentários:

Manifcp disse...

Excelente Lima.
Será que a Leonor sabe, quanto ganha o Eusébio ?
Já me disseram, mas eu nem acredito...

eumargotdasilva disse...

Excelente artigo!
Bem escrito e na "mouche" !
(É isto que os lixa sempre; lá na cartilha deles diz que os portistas e os habitantes do norte, em gerla, são todos uns grunhos! Afinfa-lhes!)

Penta disse...

só falta acrescentar este pequeno (mas grande) pormenor:

o valor a que o accionista da SAD portista se refere [33 a 52 mil euros] foi "achado" da seguinte forma:

«Alexandre Magalhães baseou-se no valor de 2.297.780 euros de remunerações da administração apresentado pela SAD à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM); dividiu esse valor por quatro administradores e depois por 14 meses, falando em valores de 33 mil euros por mês, embora essa equação apresente valores situados acima dos 41 mil euros.» [FONTE: [http://]economico.sapo.pt/noticias/pinto-da-costa-recebeu-entre-33-e-52-mil-euros-mensais_86154.html]

OU SEJA: tudo hipóteses por comprovar em Tribunal...

saudações PENTACAMPEÃS!

Paulo Araújo disse...

"dar 10 euros por um livro duma prostituta"
Esta sra. não precisa de comprar esse livro afinal ate foi ela que escreveu parte dele (como foi comprovado em tribunal) a mesma parte que deu para a outra sra. casada com um empregado do presidente do clube dos mesmos iniciar um processo contra o sr. Pinto da Costa.
Parabéns pelo artigo.
Abraço a todos.